Uma pessoa possui um espaço retangular de lados 11,5 m e 14 m no quintal de sua casa e pretende fazer um pomar doméstico de maçãs. Ao pesquisar sobre o plantio dessa fruta, descobriu que as mudas de maçã devem ser plantadas em covas com uma única muda e com espaçamento mínimo de 3 metros entre elas e entre elas e as laterais do terreno. Ela sabe que conseguirá plantar um número maior de mudas em seu pomar se dispuser as covas em filas alinhadas paralelamente ao lado de maior extensão.
O número máximo de mudas que essa pessoa poderá plantar no espaço disponível é:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(FUVEST 2014 1° FASE) Considere as seguintes comparações entre uma comunidade pioneira e uma comunidade clímax, ambas sujeitas às mesmas condições ambientais, em um processo de sucessão ecológica primária:
I. A produtividade primária bruta é maior numa comunidade clímax do que numa comunidade pioneira.
II. A produtividade primária líquida é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.
III. A complexidade de nichos é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax. Está correto apenas o que se afirma em
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Um homem, portador de aglutinina anti-A e anti-B e Rh negativo, casou-se com uma mulher que não porta aglutinogênio nas hemácias e é Rh positivo. Sabe-se que a mãe dessa mulher não é portadora do fator Rh. Qual a probabilidade desse casal ter uma menina sem aglutinogênio nas hemácias e ser portadora do fator Rh?
- Física | B. Força Magnética
(EFOMM) Um fio de resistência 5 ohms e 2,4 m de comprimento forma um quadrado de 60 cm de lado. Esse quadrado é inserido por completo, com velocidade constante, durante 0,90 segundos em um campo magnético constante de 10 T (de forma que a área do quadrado seja perpendicular às linhas do campo magnético). A intensidade de corrente que se forma no fio é i1. Outro fio reto de 2,0 m de comprimento possui uma intensidade de corrente i2, quando imerso em um campo magnético constante de módulo 10 T. A força magnética que atua no fio possui módulo 8,0 N.
A direção da força é perpendicular à do fio e à direção do campo magnético. A razão entre os módulos de i1 e i2 é:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UESB) É provável que você nunca tenha ouvido falar de proclorococos. Esses micro-organismos de nome complicado estão presentes no seu cotidiano de modo simples, insuspeito e crucial. “Eles produzem o oxigênio de uma em cada cinco lufadas de ar que você respira”. [...] O consumo “desnecessário” de frutos do mar, causa rupturas em ecossistemas inteiros e na química do oceano (que depende da estabilidade de cadeias alimentares que vão do plâncton às baleias). [...] Quanto ao peixe, é preciso pensar seletivamente: quem obtém essas proteínas? O mercado de luxo de atum, de lagosta, de salmão, de camarão. Vão para as cidades, não para alimentar gente faminta.” [...] Peixes de rio, criados em cativeiro, têm sido comidos na China por mais de mil anos. Peixes herbívoros. Bagres. [...] há muito risco de introdução de espécies invasoras. A tendência hoje não é criar herbívoros, mas carnívoros, o que não faz o menor sentido.” [...] Earle afirma que não estamos pagando o preço real desse consumo: “É preciso calcular quantas plantas fazem um peixe que alimenta o salmão. Quando você fala com um criador de salmão, ele diz: ‘Ah, é cinco ou seis para um’.” Para ela, a conta não fecha. [...] estamos começando a entender que não sabemos repor essas coisas: “Você não pode construir um atum depois que ele se acabou. Noventa por cento dos atuns-azuis estão extintos. Se eles se extinguirem, como você os trará de volta? [...] Golfinhos captam a presença do submarino e tentam se “comunicar” com ele, afinando seus sonares na frequência dos instrumentos da engenhoca. (ANGELO, 2011, p. 4).
A preocupação da pesquisadora em relação aos atuns-azuis se justifica porque a espécie representa:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Algunas cordilleras del planeta
En nuestro planeta existen muchas cordilleras: unas más extensas que otras, unas más altas y otras más bajas. Sin embargo, existen tres cordilleras que se constituyen como las más emblemáticas de nuestro globo terrestre. Estas son la cordillera del Himalaya en Asia, la cordillera de los Andes en Sudamérica y la cordillera de los Alpes en Europa. Los Himalayas representan la cordillera más alta del planeta, ella tiene 14 cimas que superan los 8.000 msnm, mientras que la cordillera de los Andes, segunda en altura, alcanza su punto más alto en el monte Aconcagua con 6.962 msnm. Los Alpes se constituyen como una cordillera relativamente baja, siendo su punto más alto el Mont Blanc o Elbrus que tiene 5.642 msnm.
Disponible en: <http://educacionambiental.conaf.cl/?seccion_id=89dfa7f27e564358204fc03108997e2a&unidad=7>. Acceso el: 26 feb.2014. (Fragmento)
La palabra “ cimas” puede ser sustituida, sin que se perjudique el sentido del texto, por