O diagrama refere-se à composição química celular de um tecido vivo, evidenciando a participação proporcional da água e dos principais compostos orgânicos.
Com base na ilustração, pode-se considerar:
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
(PUC-CAMPINAS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
Há no Romantismo nacional uma expressão evidente do culto da nacionalidade, o qual, tomado num sentido mais amplo, se manifesta também em lutas pela afirmação da liberdade política e determina a exaltação de valores e tradições. Esse sentimento é tomado também nos seus aspectos sociais, sob o apanágio dos direitos do homem livre, razão de ser do movimento abolicionista e matéria para o romance, para o teatro e para a poesia da época.
Adaptado de: CANDIDO, Antonio e CASTELLO, José Aderaldo. Presença da Literatura Brasileira I. Das origens ao Romantismo.
São Paulo: DIFE, 1974, p. 207-208
Considere a imagem abaixo.
Com base na observação da pintura e no conhecimento histórico, é correto afirmar que o autor da tela
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
Em raças de gado existem três genótipos possíveis para a β-caseína A. O genótipo A1A1 determina que o animal produza apenas a β-caseína A1. Vacas com o genótipo A2A2 produzem somente a β-caseína A2, e vacas com o genótipo A1A2 produzem os dois tipos de β-caseína. Alguns levantamentos mostram que a frequência do alelo A2 na população de animais da raça holandês varia de 24% a 62%.
Disponível em: www.revistaleiteintegral.com.br. Acesso em: 12 jul. 2021 (adaptado).
Considere que em um rebanho da raça holandês esses alelos estejam distribuídos em conformidade com o equilíbrio de Hardy-Weinberg. Admitindo que a frequência do alelo A2 nesse rebanho seja igual a 30%, a frequência de animais heterozigóticos será igual a
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: O problema central a ser resolvido pelo Novo Regime era a organização de outro pacto de poder que pudesse substituir o arranjo imperial com grau suficiente de estabilidade. O próprio presidente Campos Sales resumiu claramente seu objetivo: “É de lá, dos estados, que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas nas ruas da capital da União. A política dos estados é a política nacional. CARVALHO. J. M. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987 (adaptado).
Enunciado:
Entre as principais características e práticas do sistema politico praticado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), podemos destacar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Analise o gráfico a seguir. Ele faz referência à escravidão no Brasil O título adequado para esse gráfico é:
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UEPB) A água é a substância mais abundante nos seres vivos, constituindo cerca de 75% a 85% da massa corporal de um organismo. A molécula de água (H2O) é constituída por um átomo de oxigênio unido por meio de ligações covalentes a dois átomos de hidrogênio, formando um ângulo de 104,5°. o que a toma polarizada. Esta polarização confere à água propriedades físico-químicas essenciais à vida. Sobre a água e sua importância para a manutenção da vida na Terra, são apresentadas as seguintes proposições:
I. Nas plantas, o deslocamento da seiva mineral, desde as raízes, onde ela é absorvida do solo, até as folhas, onde ocorre a transpiração, está relacionada às propriedades de adesão e coesão da água.
II. A maioria dos seres vivos só pode viver em uma estreita faixa de temperatura, fora da qual ocorrem problemas metabólicos e até a morte. Podemos citar o alto calor específico o elevado calor latente de vaporização e o elevado calor latente de fusão da água como alguns dos fatores importantes para a estabilidade da temperatura dos seres vivos.
III. A água participa das reações químicas no organismo vivo, sendo que em algumas delas entra como reagente na síntese por desidratação e, em outras, como produto reações de hidrólise.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):