(IFCE) Sobre os cnidários, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Física
Em uma atividade experimental de Física, um dispositivo conhecido como sistema massa-mola foi montado sobre uma superfície sem atrito, conforme ilustra a figura a seguir. Os blocos, M e m possuem massas respectivamente iguais a 9kg e 1kg Ao ser deslocado de sua posição de equilíbrio (O) o sistema comporta- se como um oscilador harmônico simples sem que haja deslizamento do bloco M em relação ao m Durante essa atividade, um estudante verificou que o sistema realiza 10 oscilações em 20 segundos, com amplitude de 30 cm:
Para efeito de cálculos, considere =3 e g=10 m/s2.Para que não ocorra deslizamento entre os blocos por conta do movimento harmônico simples (MHS) o coeficiente de atrito estático entre as superfícies desses blocos é igual a:
- História | 6.04 Doutrinas Sociais
(FUVEST 2005 1ª FASE) “... velhos poloneses de bigodes nietzschianos e jovens com caras de filme soviético, alemães de cabeça raspada, argelinos, italianos... ingleses mais pitorescos do que todos os outros, franceses parecidos com Maurice Thorez ou com Maurice Chevalier... Estavam aproximando-se das casernas e começaram a cantar: e, pela primeira vez no mundo, os homens de todas as nações misturadas em formação de combate cantavam a Internacional”.
O texto, extraído do romance A Esperança (1937), de André Malraux,
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Juliana colocou uma folha de papel escura sobre uma folha branca e recortou um triângulo acutângulo com o mesmo formato para as duas folhas. Em seguida, separou as folhas, virou o triângulo escuro e formou o quadrilátero ABCD. A sequência abaixo mostra o que Juliana fez.
O quadrilátero ABCD obtido por Juliana é um:
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Em ambientes fechados, tais como submarinos e espaçonaves, há necessidade de eliminar o gás carbônico produzido pela respiração. Para evitar esse acúmulo de gás carbônico, podem ser utilizados diferentes métodos.
Abaixo são apresentados dois desses métodos, com suas respectivas reações.
Método 1 : uso de hidróxido de lítio
CO2 + 2LiOH -> Li2CO3 + H2O
Método 2 : reação com óxido de cálcio
CO2 + CaO -> CaCO3
Sobre as reações e os reagentes envolvidos nesses métodos, pode-se afirmar que
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Ouçam atentamente e leiam a letra da música "Chovendo na Roseira" de Tom Jobim. Há uma bela versão cantada por Elis Regina no link: <http://youtu.be/cuMJuufP5Tk>. Acesso em 01 nov. 2014.
Divida a turma em cinco grupos, cada grupo deve fazer um cartaz com desenhos ilustrando cada estrofe:
1 - Olha, está chovendo na roseira
Que só dá rosa mas não cheira
A frescura das gotas úmidas
Que é de Luísa, que é de Paulinho, que é de João
Que é de ninguém
2 - Pétalas de rosa carregadas pelo vento
Um amor tão puro carregou meu pensamento
Olha, um tico-tico mora ao lado
E passeando no molhado
Adivinhou a primavera
3 - Olha, que chuva boa, prazenteira
Que vem molhar minha roseira
Chuva boa, criadeira
Que molha a terra, que enche o rio
Que limpa o céu - que traz o azul
4 - Pétalas de rosa carregadas pelo vento
Um amor tão puro carregou meu pensamento
Olha, um tico-tico mora ao lado
E passeando no molhado
Adivinhou a primavera
5 - Olha, o jasmineiro está florido
E o riachinho de água esperta
Se lança embaixo do rio de águas calmas
Ahh, você é de ninguém
O grupo 2 e o grupo 4 ilustrarão o mesmo texto, mas não tem problema, pois cada um terá uma maneira própria de apresentá-la.
Organize a apresentação de cada grupo e montem uma exposição dos cartazes seguindo a ordem da música.