(UPF) Nos poríferos, há células diferentes para funções específicas. Assim, à sequência abaixo correspondem as respectivas funções:
I – Porócito | II – Coanócito | III – Escleroblasto | IV – Pinacócito |
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
CIUDAD DE MÉXICO — José Rodríguez camina junto a su nieto frente al altar gigante con ofrendas del Día de los Muertos en el Zócalo de la capital mexicana, una tradición prehispánica que ocurre el 1 y 2 de noviembre de cada año. “Vengo con mi nieto porque quiero que vea que en México la muerte no sólo es lo que ve en los noticieros”, comenta.
México consagra los dos primeros días de noviembre a homenajear a sus muertos. Las familias disponen coloridas mesas con las bebidas, platillos, frutas o cigarrillos favoritos de sus difuntos. Algunas incluso lo hacen directamente en los cementerios, a cuyas puertas se agolpan músicos para llevar serenatas a los muertos. Toneladas de cempazuchitl, una flor amarilla, son usadas para tapizar los panteones.
Es uma fiesta para celebraras quienes se han ido. Aunque cada vez es más palpable la influencia de Halloween, México se resiste a las tendencias que llegan del vecino Estados Unidos y conserva una de las fiestas más coloristas de su calendário, el Día de los Muertos.
Un estudio de la Procuraduría de Defensa del Consumidor (Profeco) elaborado en octubre de 2009 reveló que el 81 por ciento de los casi 300 encuestados en 29 de los 32 estados mexicanos celebran el Día de los Muertos, frente al cuatro por ciento que se decantó por Halloween.
SANTACRUZ, L. A. Disponível em: http://noticias.univision.com. Acesso em: 16 jan. 2011 (adaptado).
O Día de los Muertos é uma tradicional manifestação cultural do México. De acordo com a notícia, essa festa perdura devido
- Química | 2.8 Radioatividade
(FUVEST 2016 1° FASE) O fleróvio (Fl) é um elemento químico artificial, de número atômico 114. Na tabela periódica, está situado imediatamente abaixo do elemento de número atômico 82, que é o chumbo (Pb), como é mostrado na figura a seguir:
Até o momento, só foi possível sintetizar poucos átomos de fleróvio na forma dos isótopos 288 e 289, pela fusão dos elementos plutônio e cálcio em um acelerador de partículas. Para o fleróvio 289, o processo de síntese pode ser representado pela equação nuclear a seguir:
Considere as seguintes afirmações:
I. A aparência macroscópica do fleróvio é desconhecida, mas, provavelmente, será a de um sólido metálico.
II. Na formação do fleróvio 288, por processo análogo ao da síntese do fleróvio 289, são liberados 3 prótons.
III. No grupo da tabela periódica ao qual pertence o fleróvio, há elementos que formam óxidos covalentes.
É correto o que se afirma apenas em
- Geografia - Fundamental | 6.6 Fatores do Clima
A corrente de Humboldt é fundamental para a formação do deserto de Atacama no Chile, e para a atividade pesqueira no Peru com destaque mundial.
Analise a figura
Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2003/140/imagens/Ondehplncton2.jpg/image Acesso em: 30/04/2011
Com base nas informações EXPLIQUE a influência da corrente de Humboldt para a formação do deserto de Atacama e para a elevada piscosidade no Peru.
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
Texto base: Durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muito mais poderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras apoiada pelo sistema feudal. Desta forma, ela se distanciava de seus ensinamentos e caía em contradição, o que seria o motivo direto da contestação de Martinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante propriamente dita. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/reforma-protestante/>. Acesso em: 22 nov. 2015.
Enunciado:
Os motivos que evidenciam a contradição da Igreja Católica em relação aos seus ensinamentos evidenciada no texto são
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Depois do street abrir a participação do skate nos Jogos Olímpicos, é a vez do park marcar presença na Olimpíada de Tóquio. Entenda como funciona a modalidade na competição.
O skate park teve início no final dos anos 1960, nos Estados Unidos, quando os skatistas começaram a utilizar as piscinas vazias das residências para praticar o esporte. A modalidade exige agilidade e conta com algumas manobras do street como as realizadas em halfpipe, rampas e corrimãos.
Na competição Olímpica, os atletas têm direito a quatro voltas de 45 segundos cada para mostrar suas melhores manobras e sequências dentro da pista. Apenas a maior nota é utilizada para a classificação geral. Os oito melhores disputam a final da modalidade.
A seleção brasileira olímpica de park desembarcou em Tóquio, na última quarta-feira (28) para representar o país na competição. Dora Varella, que ocupa a 9ª posição no ranking mundial, Isadora Pacheco e Yndiara Asp representarão o país na modalidade feminina que estreia na próxima terça-feira (3), às 21h (de Brasília).
Disponível em: https://cultura.uol.com.br. Acesso em: 12 set. 2021.
A leitura do texto permite ao leitor entrar em contato com