(IFSUL) O filo porífera tem representantes no ambiente marinho e na água doce, podendo viver isoladamente ou em colônias. Apresenta estrutura corpórea simples, não possui órgãos diferenciados e sim tipos diferenciados de células, tais como os pinacócitos e os coanócitos. Essas células têm como função, respectivamente,
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
[...] quanto mais a vida se torna mediada pelo mercado global de estilos, lugares e imagens, pelas viagens internacionais, pelas imagens da mídia e pelos sistemas de comunicação globalmente interligados, mais as identidades se tornam desvinculadas – desalojadas – de tempos, lugares, histórias e tradições específicos e parecem ‘flutuar livremente’. Somos confrontados por uma gama de diferentes identidades (cada qual nos fazendo apelos, ou melhor, fazendo apelos a diferentes partes de nós), dentre as quais parece possível fazer uma escolha.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
No texto, Hall evidencia que a pós-modernidade propiciou o(a)
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica(PUC-PR) Leia as informações a seguir.A grande diversidade nos regimes de oferta de energia em cada região confere ao sistema elétrico brasileiro uma característica muito peculiar: a demanda de energia pode ser atendida por uma grande variedade de gerações ao longo do território nacional. [...] O esquema a seguir mostra as etapas da transmissão da energia elétrica.A tensão elétrica produzida pela usina é elevada antes da transmissão e depois rebaixada antes de ser distribuída para a área residencial. A razão para que seja adotado tal procedimento é
- História - Fundamental | 09. Do Primeiro Reinado às Regências
Texto base: Era a primeira vez que uma casa real cruzava o Atlântico e tentava a sorte afastada do continente europeu. Longe dos tempos dos primeiros descobridores, que atravessaram o oceano para encontrar riqueza e glória em terras americanas, agora era a própria dinastia de Bragança que fugia (na visão de alguns), evitava sua dissolução (na visão de outros), ou empreendia uma política audaciosa, escapando da posição humilhante a que Napoleão vinha relegando as demais monarquias. SCHWARCZ, Lilia Moritz. D. João de passagem. In: FIGUEIREDO, Luciano (Org.).
História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. p. 211.
Enunciado:
Um acontecimento marcante para a História do Brasil Colonial, ao qual o texto citado faz referência, é:
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(EBMSP)
Na figura, tem-se a reprodução de parte de um painel em que cada região sombreada é interior a um quadrado e exterior a um quadrante de círculo inscrito no quadrado.
Sendo a medida do lado do quadrado maior igual a 4 u.c, as três regiões sombreadas totalizam uma área que mede k(4 - π) u.a, sendo o valor de k igual a:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Para a construção de isolamento acústico numa parede cuja área mede 9m², sabe-se que, se a fonte sonora estiver a 3 m do plano da parede, o custo é de R$ 500,00. Nesse tipo de isolamento, a espessura do material que reveste a parede é inversamente proporcional ao quadrado da distância até a fonte sonora, e o custo é diretamente proporcional ao volume do material do revestimento.
Uma expressão que fornece o custo para revestir uma parede de área A (em metro quadrado), situada a D metros da fonte sonora, é: