(UFG) Analise o cladograma a seguir.
Pelo cladograma, o
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
No seu laboratório de pesquisa, o aluno Pierre de Fermat utiliza um sistema de fibras ópticas para medir as propriedades ópticas de alguns materiais. A fibra funciona como um guia para a luz, permitindo que esta se propague por reflexões totais sucessivas. Em relação aos fenômenos de reflexão e refração, assinale a alternativa CORRETA:
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
Texto base: Desenhar objetos em perspectiva é desenhá-los como eles aparecem em uma foto. Em geral, nas pinturas, podemos identificar as que foram e as que não foram feitas com o uso desse recurso, chamado perspectiva. Observe as fotos de quadros famosos apresentados a seguir:
Marque a opção que apresenta o nome do pintor que deixou de utilizar o recurso da perspectiva na confecção do seu quadro.
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Um contrato de empréstimo prevê que quando uma parcela é paga de forma antecipada, conceder-se-á uma redução de juros de acordo com o período de antecipação. Nesse caso, paga-se o valor presente, que é o valor, naquele momento, de uma quantia que deveria ser paga em uma data futura. Um valor presente P submetido a juros compostos com taxa i, por um período de tempo n, produz um valor futuro V determinado pela fórmula
Em um contrato de empréstimo com sessenta parcelas fixas mensais, de R$ 820,00 a uma taxa de juros de 1,32% ao mês, junto com a trigésima parcela será paga antecipadamente uma outra parcela, desde que o desconto seja superior a 25% do valor da parcela.Utilize 0,2877 como aproximação para ln (4/3) e 0,0131 como aproximação para ln (1,0131).
A primeira das parcelas que poderá ser antecipada junto com a 30ª é a: - Química | 2.3 Termoquímica
Analise o seguinte diagrama:
No diagrama, as letras que apresentam a associação CORRETA entre a energia de ativação e a variação da entalpia (∆H) da reação catalisada são, respectivamente,
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Assum preto
Tudo em vorta é só beleza
Sol de abril e a mata em frô
Mas assum preto, cego dos óio
Num vendo a luz, ai, canta de dor
Tarvez por ignorança
Ou mardade das pió
Furaro os óio do assum preto
Pra ele assim, ai, cantá mió
Assum preto veve sorto
Mas num pode avuá
Mil veiz a sina de uma gaiola
Desde que o céu, ai, pudesse oiá
GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www.luizgonzaga.mus.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento).
As marcas da variedade regional registradas pelos compositores de Assum preto resultam da aplicação de um conjunto de princípios ou regras gerais que alteram a pronúncia, a morfologia, a sintaxe ou o léxico. No texto, é resultado de uma mesma regra a: