(PUC-CAMP) Por suas características, a taxonomia zoológica classifica o homem entre os primatas. Considere o esquema abaixo, que representa uma das hipóteses sobre a filogenia desse grupo durante os últimos 60 milhões de anos.
Analisando-se esse esquema, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
Considere o elemento químico cobre e analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
63,529Cu
( ) O elemento químico cobre pertence à família dos metais alcalinos terrosos.
( ) A massa atômica do isótopo mais estável do Cu é 63,5 u.
( ) A distribuição eletrônica para o elemento químico Cu é: 1s²2s²2p63s²3p64s²4d9
( ) O elemento químico Cu encontra-se no 3º período da Tabela Periódica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(UPE) “Os mais antigos filósofos gregos já afirmavam que tudo provém da água. A ciência tem, por sua vez, demonstrado que a vida se originou na água e que ela se constitui como a matéria predominante em todos os corpos vivos. Por mais que tentemos, não somos capazes de imaginar um tipo de vida em sociedade que dispense o uso da água: água para beber e cozinhar, para a higiene do lar e das cidades; para uso industrial, irrigação das plantações, geração de energia, navegação, transporte de detritos (...) As águas constituíram sempre o elemento, que possibilitou a descoberta de novos mundos: o caminho para as Índias e para a América, a passagem de Magalhães, a penetração pelos continentes. Foram os rios que permitiram o desbravamento do interior brasileiro pelos bandeirantes e a ampliação do território nacional”.
BRANCO, Samuel Murgel. Água, origem, uso e preservação. São Paulo: Moderna, 1993. (Adaptado)
Com base no texto transcrito e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
1. A água, que provém dos complexos mecanismos de formação de chuvas, alimenta, em parte, o lençol freático, contudo a infiltração dessas águas é mais intensa exatamente nos corpos litológicos ígneos intrusivos.
2. A água em estado líquido desempenhou um papel decisivo no resfriamento do planeta, dissolvendo grande parte do gás carbônico atmosférico, transformando-o em carbonatos, que se precipitaram nos oceanos e nos mares.
3. Uma bacia hidrográfica tem um regime fluvial do tipo sazonal intermitente, quando atravessa áreas onde o índice de evapotranspiração potencial durante o ano é inferior ao índice pluviométrico anual.
4. O ar encontra-se saturado de umidade no momento em que esta começa a se condensar, originando a neblina. Quando a temperatura é baixa, a neblina se forma em quantidades muito menores de vapor de água que quando a temperatura se encontra mais elevada.
5. A quantidade de água existente na natureza terrestre é constante, ou seja, ela não se perde. Contudo, a sua distribuição no tempo e no espaço pode ser alterada em função da periodicidade das chuvas e de outros fenômenos que alteram o ciclo hidrológico normal.
Assinale
- Física
Para responder à questão, analise a figura abaixo, que mostra a obra Autorretrato, do artista holandês M.C. Escher (1898-1972).
Pode-se considerar que a esfera vista na figura se comporta como um espelho __________. A imagem conjugada pelo espelho é __________ e se encontra entre o foco e o __________ do espelho.
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
- Língua Portuguesa
Cidade grande
Que beleza, Montes Claros.
Como cresceu Montes Claros.
Quanta indústria em Montes Claros.
Montes Claros cresceu tanto,
ficou urbe tão notória,
prima-rica do Rio de Janeiro,
que já tem cinco favelas
por enquanto, e mais promete.
(Carlos Drummond de Andrade)
No trecho "Montes Claros cresceu tanto, / (...),/ QUE já tem cinco favelas", a palavra QUE contribui para estabelecer uma relação de consequência. Dos seguintes versos, todos de Carlos Drummond de Andrade, apresentam esse mesmo tipo de relação: