(FMP) Observe a árvore filogenética de alguns primatas americanos ilustrada abaixo.
De acordo com o relacionamento filogenético, o grupo formado pelos gêneros Alouatta e Cortelles e o grupo formado pelos gêneros Protophitecus e Brachyteles são classificados, respectivamente, como
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UNIPÊ)
Uma nova pesquisa publicada no Journal of Alternative and Complementary Medicine mostra que uma hora de yoga eleva os níveis do neurotransmissor GABA no cérebro, o que supostamente ajuda a combater a ansiedade e outros transtornos neuropsíquicos. A pesquisa foi realizada na Boston University School of Medicine e no Hospital MacLean e foi comprovada com imagens de ressonância magnética, ao examinar dois grupos de pessoas antes e depois de uma prática de yoga, enquanto o grupo de controle lia um livro. O GABA é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central de mamíferos e desempenha um papel importante na regulação da excitabilidade neuronal, ao longo de todo o sistema nervoso. Nos seres humanos, é diretamente responsável pela regulação do tônus muscular.
Considerando-se os efeitos do neurotransmissor GABA relacionado às propriedades desse ácido, é correto afirmar:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas elípticas e não circulares. A segunda lei mostrou que os planetas não se movem a uma velocidade constante.
PERRY, Marvin. Civilização Ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 289. (Adaptado)
É correto afirmar que as leis de Kepler:
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
(UTFPR) Determine os valores de x e y na proporção sabendo que x + y = 144.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Observe as imagens.
As imagens retratam duas relações sociais nas quais os escravos africanos estavam submetidos nos espaços de convívio no Brasil, a partir do século XVI. Essas relações sociais são, respectivamente:
- Arte - Fundamental | 05. Um Mundo de Sons
1 – Apresentar às crianças uma versão de uma música apenas instrumental e a outra música com letra, ou seja, cantada.
2 – Discutir o que será que é feito primeiro: a música ou a letra? Será que é fácil colocar a letra em uma música ou a música em uma letra? Será que esta relação interfere na qualidade da música? Uma música bem elaborada deve ter que qualidades? E a letra bem elaborada, o que deve ter?
3 – Separar a sala em grupos e apresentar aos alunos a ideia de que deverão trazer para a próxima aula uma música brasileira de que gostem muito – tanto na versão gravada quanto impressa.
4 – Deixar que cada grupo ouça sua música e acompanhe a letra.
5 – Apresentar agora a proposta de que criem uma nova letra para a música que escolheram cuja versão será apresentada para a turma.