A maior parte dos mamíferos — especialmente os grandes — não pode viver sem água doce. Para os mamíferos marinhos, água doce é ainda mais difícil de ser obtida. Focas e leões-marinhos captam água dos peixes que consomem e alguns comem neve para obtê-la. Os peixes-boi procuram regularmente água doce nos rios. As baleias e outros cetáceos obtêm água de seu alimento e de goladas de água do mar. Para tanto, os cetáceos desenvolveram um sistema capaz de lidar com o excesso de sal associado à ingestão de água marinha.
WONG, K. Os mamíferos que conquistaram os oceanos.
In: Scientific American Brasil. Edição Especial, nº 5: Dinossauros e Outros Monstros (adaptado).
A grande quantidade de sal na água do mar
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Estudo das Cores
Cor no espaço
O foco desta atividade será os membros superiores. Faremos uma projeção de uma experiência pictórica para a corporal, por meio da aplicação de cores no espaço. Na atividade, serão trabalhados a consciência da imagem do corpo, das cores no espaço e do trabalho em conjunto, na criação de uma espécie de coreografia visual.
Materiais
- Meias compridas e roupas coloridas
- Sistema de som.
Procedimentos
1.º Os alunos serão divididos em grupos.
2.º Os alunos serão convidados a trazerem camisas e meias da mesma cor, bem como uma trilha sonora. Ao invés de usarem as meias nos pés, eles as colocarão nas mãos e braços, compondo uma uniformidade tonal em seus membros superiores. Será dada autonomia para que os alunos escolham as cores.
3.º Em grupo, eles deverão criar uma movimentação com seus braços e troncos, associados e coordenados uns com os outros de maneira a provocar a criação de pequenas composições de cores, de linhas e desenhos no espaço.
4.º Após a apresentação, sugere-se discutir a pertinência da combinação de cores e escolha de movimentos.
- Física
Em uma atividade de eletrostática, são dispostas quatro cargas pontuais (de mesmo módulo) nos vértices de um quadrado. As cargas estão dispostas em ordem cíclica seguindo o perímetro a partir de qualquer vértice.A situação em que o valor do campo elétrico no centro do quadrado não será nulo é:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UNICENTRO) O vanádio é utilizado na composição de aços para dar resistência e ductibilidade na fabricação de molas e ferramentas de corte rápido. Em relação a esse elemento químico, é correto afirmar:
- Língua Espanhola | 2. Gramática
Ciudad de Dios
[1] Ciudad de Dios resulta un fresco social, un film de iniciación
y también un film apocalíptico. La durísima realidad de las favelas y los
barrios más carenciados de Brasil ha sido llevada al cine en varias
[4] ocasiones, tal vez la más célebre haya sido Orfeo Negro, en clave
romántica. Algo de ese romanticismo subsiste bajo la cruda violencia
de Ciudad de Dios, que relata la trayectoria de varios chicos habitantes
[7] del barrio llamado así ¿paradójica, irónicamente? y situado en las
afueras de Río de Janeiro. En este caso no se trata de estrechas calles
colgadas de los morros sino de una urbanización construida en los años
[10] ‘60 con el propósito de albergar familias sin vivienda, y que en poco
tiempo devino ciudad marginal regida por sus propias leyes e
impenetrable a quienes no fueren sus residentes. Los chicos de Ciudad
[13] de Dios juegan al fútbol como todos los chicos brasileños, pero el
tiempo les enseñará que es muy difícil transitar cualquier camino que
no pase por el delito: la película nos muestra a través de dos décadas por
[16] qué muchos eligen el tráfico de droga, el robo y el asesinato mientras
unos pocos intentan alejarse de ese mundo cerrado.
Narrado en primera persona desde el punto de vista de
[19] Buscapé, uno de los jóvenes habitantes del barrio, el film tiene la
estructura de un relato enmarcado: las imágenes iniciales, en un montaje
agilísimo de impresionantes tomas de muerte y cacería en la Ciudad de
[22] Dios anuncian el nivel de barbarie de lo que vendrá. Sigue con la
prehistoria del barrio en los ‘60 y la creciente criminalidad de los niños
comandados por un precoz muchachito, quien en los ‘70 se ha
[25] transformado en el jefe de una banda. Comparten el barrio con otra
pandilla, en sorda convivencia competitiva. Paulatinamente, el crimen
se hace más implacable, el tráfico más pesado, los mafiosos son cada
[28] vez más jóvenes. Cuando uno de los jefes se enamora e intenta eludir
su destino trágico, colapsa una paz forzosa y frágil, y sobreviene una
ola de muertes sangrientas, infames, vengativas.
[31] El tratamiento de la imagen, de la violencia está en este caso
al servicio de la puesta en escena de la dura realidad de la marginación
en Latinoamérica. Lo que más impacta del film de Fernando Meirelles
[34] es el testimonio de toda una nueva generación familiarizada con el
crimen, de chicos que matan a la edad de empezar a leer, de bandas de
vocês que instalam um ola de terror e quedan como amos
[37] Despiadados de ESE Microcosmos. El protagonista vive su destino
permanentemente cruzado com o seu tamanho. Si éstos decidieron
disparar las armas, Buscapé eligió disparar una cámara de fotos, y si
[40] demuestra ser un inepto total para el crimen, su condición de oriundo de
la favela lo coloca en una posición inmejorable para registrar como
fotógrafo las luchas en esos barrios herméticos. Meirelles presenta una
[43] Sutil observación de los diferentes grupos, tratando a sus personajes
como tipologías representantes de un ámbito social.
Internet: <www.cineismo.com> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras lingüísticas del texto, juzgue lo ítem
En el texto las palabras "banda" (l.25) y "pandilla" (l.26) son sinónimas.
- Química | 2.3 Termoquímica
Ao examinar a embalagem de determinado alimento, uma pessoa observou que o valor energético estava expresso sob duas formas: 377 kcal (quilocalorias) e 1.583 kJ (quilojoules). Assim sendo, e correto concluir que 1 J (um joule) vale, aproximadamente. Lembre-se que o prefixo k é um fator multiplicador que corresponde a 1.000 vezes a unidade que o segue.