Uma lata de tinta, com a forma de um paralelepípedo retangular reto, tem as dimensões, em centímetros, mostradas na figura.
Será produzida uma nova lata, com os mesmos formato e volume, de tal modo que as dimensões de sua base sejam 25% maiores que as da lata atual. Para obter a altura da nova lata, a altura da lata atual deve ser reduzida em:
Questões relacionadas
- Física | 2.5 Estática
(IME)
A figura acima apresenta uma estrutura em equilíbrio, formada por uma barra horizontal CE e duas barras verticais rotuladas AC e BD. Todas as barras possuem material uniforme e homogêneo e as barras AC e BD têm peso desprezível, enquanto a barra CE tem densidade linear de massa µ. Na extremidade da barra CE, há uma carga concentrada vertical, de cima para baixo, de 1,8 kN. Para que a força de tração na barra BD seja 8,1 kN, a densidade linear de massa µ da barra CE, em kg/m, e a força em módulo na barra AC, em kN, devem ser iguais a:
Dado: aceleração da gravidade: g= 10 m/s².
- Biologia | 03. Bioquímica
Na presença de certos solventes, as proteínas sofrem alterações tanto em sua estrutura espacial quanto em suas propriedades biológicas. No entanto, com a remoção do solvente, voltam a assumir sua conformação e propriedades originais.
Essas características mostram que a conformação espacial das proteínas depende do seguinte tipo de estrutura de suas moléculas:
- Química | 1.1 Introdução à Química
Durante uma aula prática de Química, um grupo de estudantes recebeu uma amostra contendo uma mistura de água, tetracloreto de carbono e cloreto de sódio. O desafio proposto era separar esses três componentes da mistura e, após a separação de cada um deles, os estudantes deveriam desenhar um fluxograma que retratasse os procedimentos realizados, usando fórmulas químicas para representar as substâncias presentes na mistura original.
O fluxograma que representa corretamente o método de separação empregado pelo grupo de estudantes é
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIPÊ) Um operário precisa determinar experimentalmente o valor da constante elástica de uma mola para construir um dinamômetro. Para tal, uma caixa com massa de 10,0 kg é abandonada, a partir do repouso, em queda livre sobre um suporte horizontal que se encontra a 3,0 m abaixo e fixado na extremidade superior de uma mola posicionada verticalmente. Desprezando-se o peso do suporte, sabendo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10 m/s² e que, no instante em que a caixa cai sobre o suporte, a mola se comprime 0,3 m, o valor da constante elástica da mola determinado pelo operário, em 10³N/m, é de, aproximadamente,
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
A vida não poderia se decompor desta forma; ela é una e, em consequência, só pode ter por sede a substância viva em sua totalidade. Ela está no todo, não nas partes. Não são as partículas não vivas da célula que se alimentam, se reproduzem, em suma, que vivem; é a própria célula, e somente ela. O que dizemos da vida poderia ser dito de todas as sínteses possíveis. [...] Para compreender a maneira como a sociedade representa a si mesma e ao mundo que a cerca, é a natureza da sociedade, e não a dos particulares, que se deve considerar.
DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Para Durkheim, o estudo da sociedade deve ter como ponto de partida os(as)