(UECE) Indignada, uma consumidora voltou ao supermercado para devolver uma penca de bananas, pois elas estavam todas soltando do cacho. O gerente do supermercado perguntou à cliente se ela havia deixado as bananas no saco fechado por muito tempo. Dessa forma, ele quis demonstrar que o acondicionamento prolongado do alimento havia estimulado a produção de
Questões relacionadas
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
A figura abaixo acompanha uma reportagem que defende o princípio fisiológico de que é possível ganhar massa muscular de maneira saudável, natural e adequada, sem o uso de esteroides anabolizantes que são não somente desnecessários, mas representam risco para a saúde e para o bom desenvolvimento.
Para que o estado de anabolismo, no caso da hipertrofia muscular, seja favorecido, é necessária a presença de substratos energéticos, exercícios físicos adequados e descanso. O exercício serve apenas como um estímulo aos músculos, pois é durante o descanso que reações anabólicas vão reparar o tecido e desenvolver massa muscular. A construção muscular, então, depende da maneira como o atleta come, treina e descansa.
Os esteroides anabolizantes são drogas derivadas do hormônio testosterona conhecidos principalmente por promover hipertrofia muscular. No entanto, essas substâncias determinam alguns efeitos como análogo de hormônio masculino e podem causar também efeito adverso ao inibir a produção da testosterona endógena.
Fonte: extraído de “Movimento e Saúde” Instituto de Biociências de Botucatu – UNESP disponível em: http://www.museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=3&sub=26
Sobre esse assunto foram feitas as seguintes afirmações:
I. O uso de esteroides anabolizantes sem a ingestão adequada de aminoácidos essenciais não produz hipertrofia muscular.
II. Em adolescentes masculinos, esse uso pode prejudicar o desenvolvimento dos órgãos sexuais e reduzir a libido em adultos.
III. Pode provocar retenção de líquido, favorecendo estado de hipertensão arterial e com isso as chances de derrame.
IV. Em crianças e adolescentes, pode fechar as epífises ósseas provocando deficit de crescimento.
V. Em mulheres, pode provocar masculinização, irregularidades menstruais e aumento do clitóris.
São afirmações CORRETAS:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Observe o gráfico.
Enunciado:
a) Em que ano aconteceu o maior percentual de crianças e jovens envolvidos com o trabalho no Brasil?
b) Em que ano aconteceu a maior queda do número de crianças e jovens trabalhando?
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(FUVEST) O botulismo provocou a morte de 1,1 mil cabeças de gado, no último mês de agosto, numa fazenda em Mato Grosso do Sul. A suspeita clínica inicial foi confirmada pelo exame das amostras de grãos úmidos de milho fornecidos aos animais, demonstrando a presença da toxina botulínica, que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Considerando que a toxina botulínica bloqueia a transmissão neuromuscular, a morte dos animais deve ter sido decorrente de
- Matemática | 15.3 Circunferência
(UNICAMP) Considere o círculo de equação cartesiana x² + y² = ax + by, onde a e b são números reais não nulos. O número de pontos em que esse círculo intercepta os eixos coordenados é igual a:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UFPR) Existem diferentes modos de transmissão das doenças infecciosas humanas. A figura abaixo apresenta três deles.
Dengue e tuberculose têm seus principais modos de transmissão representados, respectivamente, em: