(UFTM) Um grupo de alunos separou todas as sementes de uma melancia, contabilizando 300 sementes.
Considerando que todas as sementes continham embriões e tecidos nutritivos, pode-se afirmar corretamente que o número de núcleos masculinos que participaram da formação de todas essas sementes foi:
Questões relacionadas
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UNEMA) Os esmaltes não são tão inofensivos quanto aparentam e podem causar alergias. No entanto, diversas marcas já têm linhas hipoalergênicas, que sinalizam a ausência de formaldeído (metanal) e tolueno (metil benzeno), compostos presentes no produto e que, segundo os médicos, têm altíssimo potencial alérgico, provocando irritação nas pálpebras, área mais comum de reação a esmaltes.
Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO. ¯ ”3 FREE”? Entenda o que significa o termo.
Disponível em: http://www.imirante.globo.com/oestadoma/noticias> . Acesso em: 24 nov. 2013.
As substâncias químicas destacadas no texto podem ser representadas, respectivamente, por
- História | 5.9 Colonização da América
(FUVEST 2005 1ª FASE) A exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século XVII, trouxe importantes consequências tanto para a colônia quanto para a metrópole. Entre elas,
- Física | A. Escalar
(CPS) Para exemplificar uma aplicação do conceito de velocidade média, um professor de Ciências explica aos seus alunos como é medida a velocidade de um veículo quando passa por um radar. Os radares usam a tecnologia dos sensores magnéticos. Geralmente são três sensores instalados no asfalto alguns metros antes do radar. Esse equipamento mede quanto tempo o veículo demora para ir de um sensor ao outro, calculando a partir daí, a velocidade média do veículo.
Considere um veículo trafegando numa pista cuja velocidade máxima permitida seja de 40 km/h (aproximadamente 11m/s e a distância média entre os sensores consecutivos seja de 2 metros. O mínimo intervalo de tempo que o veículo leva para percorrer a distância entre um sensor e outro consecutivo, a fim de não ultrapassar o limite de velocidade é, aproximadamente, de
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Leia o texto a seguir.
“Há uma grandeza nessa visão da vida. A partir de um início tão simples, infinitas formas, as mais belas e maravilhosas evoluíram e continuam evoluindo...”
Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 3 out. 2009.
O pensamento descrito no texto reflete o conhecimento de que:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Maria, 9 anos, pastora ; João, 10 anos, aprendiz de sapateiro." Assim eram registradas as crianças escravas nos inventários e testamentos do Brasil do século XIX, sempre com uma profissão associada ao nome.
E não eram apenas as escravas que precisavam trabalhar antigamente. Na Idade Média e mesmo nos séculos XVIII e XIX, logo que começavam a andar e a falar, os pequenos já aprendiam algum ofício, mesmo que doméstico. "As crianças eram encaminhadas para o mundo do trabalho realmente muito cedo”. A substituição do trabalho pela escola começou a acontecer no final do século XIX e no começo do XX. No Brasil, a grande maioria das crianças ficava longe da escola. "As escolas públicas só vão ganhar a característica de ser um local para um amplo número de crianças no século XX, e isso por conta da luta de imigrantes. No início, as escolas eram proibidas para crianças negras ou filhos de escravos", explica Mary Del Priori, historiadora e autora de "A História da Criança no Brasil" (Ed. Contexto).
Enunciado:
Compare a situação das crianças do século XIX (século dezenove) com a vida das crianças de sua cidade. Identifique duas mudanças que ocorreram até os dias de hoje.