(UDESC) Originalmente, ao longo da evolução das plantas, o principal papel dos frutos é dar proteção às sementes. Posteriormente, ocorreram adaptações que conferiram aos frutos a função de auxiliarem na dispersão das sementes. Para desempenhar estes papéis os frutos desenvolveram uma série de modificações e adaptações em suas estruturas (pericarpo; mesocarpo e endocarpo). Estas modificações servem como meio de classificação para os frutos.
Assinale a alternativa que indica a associação correta entre a Coluna I e a II, na tabela.
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Desenvolvido na década de 1990, o Orlistate é um remédio elaborado para ajudar com a perda de peso, inclusive de pacientes com obesidade. A ação do Orlistate se dá diretamente no sistema digestivo, pois ele impede que aproximadamente 30% da gordura de cada refeição seja absorvida pelo seu organismo, visto que há bloqueio das enzimas que desdobram a gordura em fragmentos menores.
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Texto base: A imagem abaixo foi retirada de uma reportagem que apresenta o título: “Meia infância”. Disponível em: http://reporterbrasil.org.br/trabalhoinfantil/reportagens/ Acesso em 15 out. 201.4
Enunciado:
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Querido diário
Hoje topei com alguns conhecidos meus
Me dão bom-dia, cheios de carinho
Dizem para eu ter muita luz, ficar com Deus
Eles têm pena de eu viver sozinho
[...]
Hoje o inimigo veio me espreitar
Armou tocaia lá na curva do rio
Trouxe um porrete a mó de me quebrar
Mas eu não quebro porque sou macio, viu
HOLANDA, C. B. Chico. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2013 (fragmento).
Uma característica do gênero diário que aparece na letra da canção de Chico Buarque é o(a)
- Arte - Fundamental | 02.1. Teatro de sombras
Materiais:
- Um retroprojetor
- Papel colorset preto
Desenvolvimento:
Realizar uma breve introdução sobre o teatro de sombras:
A lenda de sua origem
Existe uma lenda chinesa da origem do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte da sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado.
O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz.
Houve uma apresentação para o imperador e a sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que “fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade”. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
Pode-se perguntar aos alunos se conhecem ou já foram ao teatro ou ao teatro de sombras e pedir que relatem suas experiências. Logo em seguida expor a experiência de realizar um teatro de sombras com as mãos.
Dividir a turma em grupos.
Neste momento distribuir os cartõeszinhos com os movimentos que definirão as formas das sombras para cada grupo treinar.
Depois de determinado tempo (10 minutos) ligar então o retroprojetor na sala escura e deixar que as crianças explorem a técnica de maneira livre.
Num segundo momento os grupos se reunirão para inventar uma pequena história a ser contada usando como personagens as figuras geradas como sombras pelas mãos.
Observações:
- Sugiro ao professor realizar o registro fotográfico de toda a aula para possível exposição.
- Sugiro também que você, caro professor, já tenha treinado compor as figuras com as mãos para orientar seus alunos!
- Conforme a maturidade da turma pode-se estender a pesquisa para pequenas formas recortadas no papel colorset preto e inserir nas apresentações uma trilha sonora ou usar até mesmo somente música para compor as apresentações.