(UFTM) Giuseppe Arcimboldo, artista italiano do século XVI, pintava quadros nos quais a junção de vários objetos resultava na figura humana.
O detalhe em questão de um de seus quadros apresenta, por exemplo, alguns órgãos vegetais que formam o rosto de uma pessoa, o Imperador Rodolfo II. Com relação a estes órgãos vegetais representados, pode-se afirmar que
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- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Louvado seja Allah, senhor do universo,
O clemente e, o misericordioso,
Soberano do Dia do Juízo,
Só a ti adoramos e só a ti imploramos ajuda! [...]
Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos tementes de Allah;
Que crêem no desconhecido, observam a oração e gastam aquilo com que os agraciamos;
Que crêem no que te foi revelado (ó Muhammad), no que foi revelado antes de ti e estão cientes da outra vida.
Estes possuem a orientação do seu senhor e estes são os bem-aventurados [...]
A verdadeira virtude é a de quem crê em Allah, no dia do juízo final, nos anjos, no Livro e nos profetas; de quem distribui seus bens em caridade, apesar de gostar deles, entre parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos (escravos). Aqueles que observam a oração, pagam a esmola, cumprem os compromissos contraídos, são pacientes na miséria e na adversidade, ou durante os combates, esses são os que dizem a verdade, e esses são os tementes (a Allah).
.HAYEK, Samir El. O significado dos versículos do alcorão sagrado. São Paulo, MarsaM, 2004. P. 2-3, 9.(Fragmento)
a) Identifique quais são os trechos que expressam o monoteísmo do islã.
b) Identifique quais são os pilares fundamentais do islamismo presentes no texto acima.
- Língua Portuguesa
As informações presentes no texto procuram orientar o leitor sobre um fato. Pelas características do texto, ele pode ser classificado no gênero
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do TextoA ascensão das novas tecnologias de comunicação causou alvoroço, quando não gerou discursos apocalípticos acerca da finitude dos objetos nos quais se ancorava a cultura letrada. As atenções voltaram-se, sobretudo, para o mais difundido de todos esses objetos: o livro impresso. A crer nesses diagnósticos sombrios, os livros e a noção romântica de autoria estavam fadados ao desaparecimento. O triunfo do hipertexto e a difusão dos e-books inscreveriam um marco na linha do tempo, semelhante aos daqueles suscitados pelo advento da escrita e da “revolução do impresso”. Decerto porque as mudanças no padrão tecnológico de comunicação alteram práticas e representações culturais. Contudo, os investigadores insistem que uma perspectiva evolutiva e progressiva acaba por obscurecer o fato de que as normas, as funções e os usos da cultura letrada não são compartilhados de maneira igual, como também não anulam as formas precedentes.
Apesar dos avanços, a história da leitura não pode restringir seu interesse ao livro, tendo de considerar outras formas de impresso de ampla circulação e suportes de textos não impressos. Isso é particularmente relevante no Brasil, onde a imprensa aportou tardiamente e o letramento custou a se espalhar pela sociedade.
SCHAPOCHNIK, N. Cultura letrada: objetos e práticas – uma introdução. In: ABREU, M.; SCHAPOCHNIK, N. (Org.). Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas: Mercado das Letras, 2005 (adaptado).
Nesse texto, ao abordar o desenvolvimento da cultura letrada no país, o autor defende a ideia de que: - Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNESP) Considere a fórmula estrutural do ácido ascórbico (vitamina C).
Um comprimido efervescente contendo 1 g de vitamina C foi dissolvido em água, de modo a obter-se 200 mL de solução.
A concentração de ácido ascórbico na solução obtida é, aproximadamente:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(IFSP) Existem dois tipos de divisão celular que servem para a produção de células-filha, a fim de desenvolver o organismo e/ou repor células dos tecidos ou para a sua reprodução. Na espécie humana, há, em indivíduos normais, 46 cromossomos, sendo que, para indivíduos do sexo masculino: 46 X,Y e, para indivíduos do sexo feminino: 46XX. Assinale a alternativa que explica corretamente a divisão celular em um indivíduo do sexo masculino que produz gametas e a divisão celular em um indivíduo do sexo feminino que produz células somáticas, em que constem, respectivamente, em cada um dos indivíduos: 1) nome da divisão celular; 2) quantas células-filha são resultantes; 3) o número de cromossomos; e 4) componente(s) do par sexual.