(CEFET MG) Observe as estruturas vegetais indicadas a seguir.
A estrutura que NÃO se relaciona diretamente nem com a reprodução sexuada, nem com a assexuada é a de número
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Leia o poema abaixo, de Fernando Pessoa.
Pobre velha música!
Pobre velha música!
Não sei porque agrado,
Enche-se de lágrimas
Meu olhar parado.
Recordo outro ouvir-te.
Não sei se te ouvi
Nessa minha infância
Que me lembra em ti.
Com que ânsia tão raiva
Quero aquele outrora!
E eu era feliz? Não sei:
Fui-o outrora agora.
Considere as seguintes afirmações sobre o poema.
I. O sujeito-lírico elege a "pobre velha música" para expressar o desejo de recuperar a infância.
II. O verso final indica que a felicidade passada pode ser uma memória vivida no presente.
III. A musicalidade do poema, de métrica tradicional, traduz uma luta contra a poesia moderna, através da nostalgia presente em outros heterônimos.
Quais estão corretas?
- História | 1.1 Pré-Colonial
(UNICAMP) Os estudos históricos por muito tempo explicaram as relações entre Portugal e Brasil por meio da noção de pacto colonial ou exclusivo comercial. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Paul Valéry – Poeta francês, em 1919, ao findar a I Guerra Mundial
(Disponível em http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=522&doc=13516&mid=2. Página acessada em novembro de 2009).
O poeta expressa a desolação dos europeus ao constatar, no fim do Primeiro Conflito Mundial, a destruição
da Europa e as profundas marcas na economia, na política e na sociedade. Sobre os efeitos desse conflito é INCORRETO afirmar que:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Observe as fotografias abaixo, leia o texto e responda a questão.
Enunciado:
Toda criança e todo jovem portador de necessidades especiais têm o direito à escola em qualquer lugar.
Essas crianças têm dificuldade de fala, de audição, de visão, de locomoção, de entendimento da realidade. Houve um tempo em que essas crianças só podiam estudar em escolas especiais. Hoje elas têm o direito de estudar e conviver com turmas de qualquer escola. Desse modo, a escola tornou-se um lugar para todos os alunos, uma escola chamada inclusiva.
Cite DUAS ações que você faria, se fosse Secretário da Educação do seu Estado, para melhorar as escolas, e atender aos alunos especiais.
- Matemática | 09. Probabilidade
Em uma fábrica de circuitos elétricos, há diversas linhas de produção e montagem. De acordo com o controle de qualidade da fábrica, as peças produzidas devem seguir um padrão. Em um processo produtivo, nem todas as peças produzidas são totalmente aproveitáveis, ou seja, há um percentual de peças defeituosas que são descartadas. Em uma linha de produção dessa fábrica, trabalham três máquinas, M1, M2 e M3, dia e noite. A máquina M1 produz 25% das peças, a máquina M2 produz 30% e a máquina M3 produz 45%. O percentual de peças defeituosas da máquina M1 é de 2%, da máquina M2 é de 3% e da máquina M3 é igual a 4%.
A probabilidade de uma peça defeituosa ter sido produzida pela máquina M2 é mais próxima de