(UCS) O corpo de uma planta apresenta basicamente três partes: a raiz, as folhas e o caule. Em relação à morfofisiologia vegetal, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Texto 8
Quinze minutos de privacidade
Quando afirmou, no fim da década de 1960, que, no futuro, todos teriam direito a quinze minutos de fama, Andy Warhol indicou o desejo pela fama como uma tendência da sociedade de massa. Hoje, a internet se faz presente em boa parte das atividades cotidianas: o problema é que a vida virtual muitas vezes elimina a tênue fronteira entre o público e o particular.
O desejo pela exposição e pelo reconhecimento virtual tem levado a perigosos exageros também na vida real. Por trás de perfis em redes sociais e de pseudônimos em chats e blogs , muitas pessoas expõem suas intimidades, com frases ou fotografias comprometedoras profissional e socialmente. Prova disso são os casos de demissão e processos causados pela publicação de conteúdos considerados inapropriados, mesmo que isso tenha sido feito em ambientes tipicamente “pessoais”.
É fundamental buscar caminhos para o estabelecimento de limites entre o público e o privado na grande rede. O primeiro passo deve ser dado pelos governos, com a criação e o aprimoramento de legislações específicas e mecanismos de identificação e punição capazes de inibir crimes relacionados a invasões de privacidade e manifestações preconceituosas. Afinal, o que é socialmente ilegal e imoral na vida real também o é na internet.
(PINNA, Rafel. Quinze minutos de privacidade. Adaptado de: <http://oglobo.globo.com/
vestibular/veja-aqui-exemplo-de-uma-boa-redacao-com-base-no-tema-da-prova-do-enem
-2011-feita-pelo-professor-rafael-pinna-do-colegio-de-az-2897703#ixzz1fVlhWUyz>.
Acesso em: 10 dez. 2011.)
A vida virtual de um indivíduo pode influenciar sua vida real. Um dos argumentos que defendem essa ideia é:
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Imagens de partes internas do corpo humano
- Giz de cêra
- Canetinha
- Lápis e borracha
- Tesoura e Cola
- Papel A4
Desenvolvimento:
Apresentar às crianças imagens de partes internas do corpo humano.
O professor poderá organizar tais imagens para serem apresentadas impressas e montadas em papel cartão preto.
Sugerimos as seguintes imagens:
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 3 Imagem 4
Caso o professor considere realizar sua própria pesquisa de imagens considerar na escolha um resultado estético agradável que desperte o encantamento das crianças em relação a este mundo maravilhoso que é o corpo humano!
Primeiramente o professor deve fixar as imagens na parede da sala de aula, devidamente montadas em papel cartão preto ou branco e deixar que as crianças observem e construam suas suposições. Em seguida o professor pode orientar a elaboração de conceitos a partir de perguntas, tais como:
- O que vocês acharam destas imagens?
- Vocês já viram algo parecido? Com que elas se parecem?
- Revelar que são imagens do corpo humano e de que parte do corpo fazem parte.
- Perguntar às crianças quais as curiosidades presentes em cada imagem.
- Pedir para que demonstrem onde a linha e o ponto estão definidos nas imagens.
- Discutir sobre as cores. Se são cores que pertencem ao corpo conforme o imaginamos, se são cores surpreendentes para representarem algo que está dentro de nós ou se serão cores artificiais vinculadas por exemplo às cores da revelação fotográfica e que importância elas tem dentro das imagens, qual o papel das cores nestas imagens.
Em seguida distribuir duas folhas de papel branco A4, canetinha hidrocor e giz de cêra e pedir que façam dois desenhos observando as imagens. Estes desenhos poderão ser feitos nas cores que eles escolherem, sem necessariamente seguir o modelo de cores do original.
Em seguida cada um escolherá seu melhor desenho e explicará para turma porque o considera como o melhor entre os dois.
Já o segundo desenho poderá ser utilizado em grupo para recorte e montagem de uma linda colagem que certamente trará um belo resultado quanto à textura a partir da linha, do ponto e da cor.
Referências:
1. Imagem 1: O rim humano visto no microscópio
2. Imagem 2: As células sanguíneas vistas do microscópio
3. Imagem 3: Fibras Musculares
4. Neurônios maduros
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Aunque me cuesta mucho trabajo y me hace sudar la gota gorda, y, como todo escritor, siento a veces la amenaza de la parálisis, de la sequía de la imaginación, nada me ha hecho gozar en la vida tanto como pasarme los meses y los años construyendo una historia, desde su incierto despuntar, esa imagen que la memoria almacenó de alguna experiencia vivida, que se volvió un desasosiego, un entusiasmo, un fantaseo que germinó luego en un proyecto y en la decisión de intentar convertir esa niebla agitada de fantasmas en una historia. “Escribir es una manera de vivir”, dijo Flaubert.
Discurso de Mario Vargas Llosa al recibir el Premio Nobel de Literatura 2010. Disponível em: www.nobelprize.org. Acesso em: 7 maio 2014 (fragmento).
O trecho apresentado trata do fazer literário, a partir da perspectiva de Vargas Llosa. Com base no fragmento “me hace sudar la gota gorda”, infere-se que o artifício da escritura, para o escritor,
- Biologia | 8.6 Verminoses
Em 2009, o município maranhense de Bacabal foi fortemente atingido por enchentes, submetendo a população local a viver em precárias condições durante algum tempo. Em razão das enchentes, os agentes de saúde manifestaram, na ocasião, temor pelo aumento dos casos de doenças como, por exemplo, a malária, a leptospirose, a leishmaniose e a esquistossomose.
Cidades inundadas enfrentam aumento de doenças. Folha Online. 22 abr. 2009. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br.
Acesso: em 28 abr. 2010(adaptado).
Que medidas o responsável pela promoção da saúde da população afetada pela enchente deveria sugerir para evitar o aumento das doenças mencionadas no texto, respectivamente?
- Geografia | 5.1 População
Analise a tabela.
Entrada de imigrantes no Brasil, 1872-1929
A partir da análise da tabela e de conhecimentos sobre a dinâmica imigratória, pode-se afirmar que o aumento da entrada de imigrantes no período de 1890 a 1899 no Brasil deveu-se