Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento nessa região.
Qual é a árvore adequada para o reflorestamento dessa região?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Disponível em: http://dukechargista.com.br. Acesso em: 03 set. 2010.
Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 03 set. 2010.
Todo texto apresenta uma intenção, da qual derivam as escolhas linguísticas que o compõem. O texto da campanha publicitária e o da charge apresentam, respectivamente, composição textual pautada por uma estratégia:
- Física | 2.2 Dinâmica
(EPCAR) Na situação da figura a seguir, os blocos A e B têm massas mA=3,0kg e mB=1,0kg .O atrito entre o bloco e o plano horizontal de apoio é desprezível, e o coeficiente de atrito estático entre B e A vale ye=0,4 .O bloco A está preso numa mola ideal, inicialmente não deformada, de constante elástica K=160N/m que, por sua vez, está presa ao suporte.
O conjunto formado pelos dois blocos pode ser movimentado produzindo uma deformação na mola e, quando solto, a mola produzirá certa aceleração nesse conjunto. Desconsiderando a resistência do ar, para que B não escorregue sobre A a deformação máxima que a mola pode experimentar, em cm vale
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Se os tubarões fossem homens
Se os tubarões fossem homens, eles seriam mais gentis com os peixes pequenos?
Certamente, se os tubarões fossem homens, fariam construir resistentes gaiolas no mar para os peixes pequenos, com todo o tipo de alimento, tanto animal como vegetal. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca e adotariam todas as providências sanitárias.
Naturalmente haveria também escolas nas gaiolas. Nas aulas, os peixinhos aprenderiam como nadar para a goela dos tubarões. Eles aprenderiam, por exemplo, a usar a geografia para localizar os grandes tubarões deitados preguiçosamente por aí. A aula principal seria, naturalmente, a formação moral dos peixinhos. A eles seria ensinado que o ato mais grandioso e mais sublime é o sacrifício alegre de um peixinho e que todos deveriam acreditar nos tubarões, sobretudo quando estes dissessem que cuidavam de sua felicidade futura. Os peixinhos saberiam que este futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência. Cada peixinho que na guerra matasse alguns peixinhos inimigos seria condecorado com uma pequena Ordem das Algas e receberia o título de herói.
BRECHT, B. Histórias do Sr. Keuner. São Paulo: Ed. 34, 2006 (adaptado).
Como produção humana, a literatura veicula valores que nem sempre estão representados diretamente no texto, mas são transfigurados pela linguagem literária e podem até entrar em contradição com as convenções sociais e revelar o quanto a sociedade perverteu os valores humanos que ela própria criou. É o que ocorre na narrativa do dramaturgo alemão Bertolt Brecht mostrada. Por meio da hipótese apresentada, o autor:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Assentamento
Zanza daqui
Zanza pra acolá
Fim de feira,
periferia afora
A cidade não mora mais em mim
Francisco, Serafim
Vamos embora
Ver o capim
Ver o baobá
Vamos ver a campina quando flora
A piracema, rios contravim
Binho, Bel, Bia, Quim
Vamos embora
Quando eu morrer
Cansado de guerra
Morro de bem
Com a minha terra:
Cana, caqui
Inhame, abóbora
Onde só vento se semeava outrora
Amplidão, nação, sertão sem fim
Ó Manuel, Miguilim
Vamos embora
BUARQUE, C. As cidades. Rio de Janeiro: RCA, 1998 (fragmento).
Nesse texto, predomina a função poética da linguagem. Entretanto, a função emotiva pode ser identificada no verso:
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIT) As propriedades magnéticas de um material são decorrentes da forma como os diversos dipolos magnéticos oriundos das correntes elétricas em suas estruturas atômicas se combinam entre si, tanto em nível interno ao próprio átomo como entre um átomo e seus demais vizinhos.
Com base nos conhecimentos sobre o Eletromagnetismo, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A força magnética, diferentemente da elétrica e da gravitacional, é uma interação estritamente de contato.
( ) O campo magnético produzido por uma corrente elétrica atravessando um fio tem seu sentido determinado pelo sentido da corrente.
( ) O polo sul magnético da Terra se localiza próximo do polo sul geográfico, enquanto o polo norte magnético está próximo ao polo norte geográfico.
( ) Quando duas partículas eletricamente carregadas se encontram estáticas no referencial adotado, há, entre elas, uma interação de natureza puramente elétrica, desprezando-se a interação gravitacional.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a