Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:
Questões relacionadas
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(MACKENZIE) Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, para as afirmações abaixo.
( ) Os metais apresentam alta condutividade elétrica, mas baixa condutividade térmica.
( ) O bronze é uma liga formada por cobre e estanho.
( ) Compostos iônicos conduzem corrente elétrica em meio aquoso e quando fundidos.
( ) A ligação covalente ocorre entre metais e não metais. O KBr é um exemplo.
( ) O dióxido de carbono é uma molécula apolar, mas que possui ligações covalentes polares.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é
- Física | B. Vetorial
Uma partícula em movimento descreve sua trajetória sobre semicircunferências traçadas a partir de um ponto P0, localizado em uma reta horizontal r, com deslocamento sempre no sentido horário. A figura mostra a trajetória da partícula, até o ponto P3, em r. Na figura, O, O1 e O2 são os centros das três primeiras semicircunferências traçadas e R, , seus respectivos raios.
A trajetória resultante do movimento da partícula será obtida repetindo-se esse comportamento indefinidamente, sendo o centro e o raio da n-ésima semicircunferência dados por On e Rn = , respectivamente, até o ponto Pn, também em r. Nessas condições, o comprimento da trajetória descrita pela partícula, em função do raio R, quando n tender ao infinito, será igual a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Observe as imagens e responda à questão.
Figura 1: Disponível em <http://www.africanidade.com/content_images/5/trabalho%20infantil.jpg> Acesso em 01/07/2010
Figura 2: Disponível em <http://fotos.sapo.pt/ubgdQ37hrfQgJMD9yUA6/> Acesso em 01/07/2010
Que motivo leva um adulto a contratar uma criança para realizar um trabalho?
- Química
A respeito de biomoléculas, considere as afirmações abaixo.
I. O açúcar extraído da cana de açúcar é a sacarose, que é um dissacarídeo composto de glicose e frutose.
II.Os ácidos graxos insaturados contêm, na sua estrutura, pelo menos uma ligação dupla carbono-carbono.
III. As ligações peptídicas são rompidas no processo de desnaturação de proteínas.
Quais estão corretas?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
EXCESSO DE REGRAS
João Ubaldo Ribeiro ironiza normas legais em sua última coluna
19 de julho de 2014, 12h30
O escritor João Ubaldo Ribeiro, que morreu na última sexta-feira (18/7) aos 73 anos, ironizou em seu último texto a quantidade de novas regras que vêm sendo fixadas na sociedade. “Imagino que a escolha da posição do rolo do papel higiênico pode ser regulamentada, depois que um estudo científico comprovar que, se a saída do papel for pelo lado de cima, haverá um desperdício geral de 3.28 por cento”, afirma o imortal da Academia Brasileira de Letras na coluna que havia preparado para a edição do próximo domingo (20/7) do jornal O Globo.
Leia a íntegra do texto:
O correto uso do papel higiênico
O título acima é meio enganoso, porque não posso considerar-me uma autoridade no uso de papel higiênico, nem o leitor encontrará aqui alguma dica imperdível sobre o assunto. Mas é que estive pensando nos tempos que vivemos e me ocorreu que, dentro em breve, por iniciativa do Executivo ou de algum legislador, podemos esperar que sejam baixadas normas para, em banheiros públicos ou domésticos, ter certeza de que estamos levando em conta não só o que é melhor para nós como para a coletividade e o ambiente. Por exemplo, imagino que a escolha da posição do rolo do papel higiênico pode ser regulamentada, depois que um estudo científico comprovar que, se a saída do papel for pelo lado de cima, haverá um desperdício geral de 3.28 por cento, com a consequência de que mais lixo será gerado e mais árvores serão derrubadas para fazer mais papel. E a maneira certa de passar o papel higiênico também precisa ter suas regras, notadamente no caso das damas, segundo aprendi outro dia, num programa de tevê.
Tudo simples, como em todas as medidas que agora vivem tomando, para nos proteger dos muitos perigos que nos rondam, inclusive nossos próprios hábitos e preferências pessoais. Nos banheiros públicos, como os de aeroportos e rodoviárias, instalarão câmeras de monitoramento, com aplicação de multas imediatas aos infratores. Nos banheiros domésticos, enquanto não passa no Congresso um projeto obrigando todo mundo a instalar uma câmera por banheiro, as recém-criadas Brigadas Sanitárias (milhares de novos empregos em todo o Brasil) farão uma fiscalização por escolha aleatória. Nos casos de reincidência em delitos como esfregada ilegal, colocação imprópria do rolo e usos não autorizados, tais como assoar o nariz ou enrolar um pedacinho para limpar o ouvido, os culpados serão encaminhados para um curso de educação sanitária. Nova reincidência, aí, paciência, só cadeia mesmo.
[...]
Consultor Jurídico, 19 jul. 2014. Disponível em: http://www.conjur.com.br. Acesso em: 05 nov. 2015.
O texto, publicado pela Revista Consultor Jurídico, apresenta um outro texto, na íntegra: após mencionar o referido texto, o autor possibilita ao leitor fazer a leitura integral. A ironia citada pela Revista e apresentada por João Ubaldo Ribeiro diz respeito