(UPE) Um naturalista amador, interessado por plantas, poderia iniciar seus estudos com as Angiospermas, por causa da ampla distribuição de espécies no mundo. Algumas características permitem dividi-las em duas classes. Assim, o naturalista poderia explorar um fruto, cortando-o ao meio e procurando o número de cotilédones, dois ou um, dicotiledônea ou monocotiledônea, respectivamente. Além dessas características, outras diferenças podem ser observadas na tabela a seguir:
Estão CORRETAS as características estampadas na tabela em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: Considere a fábula a seguir para responder.
Enunciado:
Escolha a frase que resume a moral do texto, estratégia comum ao final dos textos que compõem o gênero fábula.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
O olhar do índio sob o céu brasileiro
Assim como nós, os índios também adotaram unidades de tempo e espaço. Há cerca de quatro mil anos, os índios já percebiam que os fenômenos naturais se repetiam: o dia é seguido da noite; o mar sobe e desce constantemente; a época do ano em que faz frio (inverno) é seguida daquela em que as flores nascem (primavera), depois vem a quente e úmida (verão) e o período em que as flores caem (outono), e depois tudo recomeça!
Pode-se dizer que o Sol foi o astro que mais despertou a atenção dos índios. A maioria das tribos brasileiras mede o tempo a partir do movimento aparente desse astro no céu, com o Relógio Solar. Esse tipo de relógio é feito de uma haste cravada verticalmente no chão, e permite saber as horas pela posição da sombra projetada num terreno horizontal. O instrumento também permite identificar as estações do ano e os pontos cardeais - Norte, Sul, Leste, Oeste – pela posição do nascer e do pôr – do – Sol, que varia ao longo do ano.
Disponível em: cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 18 jan. 2012.
Segundo o texto, quais foram os principais fenômenos naturais que os índios observaram para construir o Relógio Solar?
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Um curso preparatório oferece aulas de 8 disciplinas distintas. Um aluno, ao se matricular, escolhe de 3 a 8 disciplinas para cursar. O preço P, em reais, da mensalidade é calculado pela fórmula , onde n é o número de disciplinas escolhidas pelo aluno.
Alex deseja matricular seu filho Júlio e, consultando seu orçamento familiar mensal, avaliou que poderia pagar uma mensalidade de, no máximo, R$ 720,00.
O número máximo de disciplinas que Júlio poderá escolher ao se matricular nesse curso, sem estourar o orçamento familiar, é igual a:
- Física | B. Vetorial
(UNICAMP) Anemômetros são instrumentos usados para medir a velocidade do vento. A sua construção mais conhecida é a proposta por Robinson em 1846, que consiste em um rotor com quatro conchas hemisféricas presas por hastes, conforme figura abaixo. Em um anemômetro de Robinson ideal, a velocidade do vento é dada pela velocidade linear das conchas. Um anemômetro em que a distância entre as conchas e o centro de rotação é r = 25 cm em um dia cuja velocidade do vento é v = 18 km/h, teria uma frequência de rotação de
Se necessário, considere pi igual a 3.
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UEFS)
As bolinhas de tênis são feitas basicamente de borracha. Na primeira etapa de fabricação, a borracha é prensada em moldes de ferro e ganha forma de uma concha. Antes de as duas metades da bolinha serem coladas, coloca-se, no interior de uma delas, nitrito de amônia, que é obtido de acordo com a equação química I. Na etapa seguinte, as duas conchas são unidas por cola especial e, em seguida, prensadas a 200oC.Com o aquecimento, durante o processo de colagem, o nitrito de amônia se decompõe, de acordo com a equação química II, em nitrogênio, que exerce pressão no interior da bolinha.
Admitindo-se que o volume da bolinha de tênis, a 25oC, é 140,0mL, que o volume de água produzido no seu interior é desprezível, é correto, a partir das informações do texto e das equações químicas I e II, afirmar: