(ENEM 2014 1º APLICAÇÃO)
Disponível em: http://wefeedback.org. Acesso em: 30 jul. 2012.
A internet tem servido a diferentes interesses, ampliando, muitas vezes, o contato entre pessoas e instituições. Um exemplo disso é o site WeFeedback, no qual a internauta Kate Watts
Questões relacionadas
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(UEG) A sequência numérica cn é definida como cn = an . bn, com n ∈ R em que an e bn são progressões aritmética e geométrica, respectivamente. Sabendo-se que a5 = b5 = 10 e as razões an e bn são iguais a 3 o termo c8 é igual a:
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
Leia o texto que segue:
“A esquistossomose mansônica é uma endemia mundial, ocorrendo em 52 países e territórios, principalmente na América do Sul, Caribe, África e Leste do Mediterrâneo, onde atinge as regiões do Delta do Nilo, além de países como Egito e Sudão. No Brasil, a transmissão ocorre em 19 estados, numa faixa contínua ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia, na região Nordeste, alcançando o interior do Espírito Santo e Minas Gerais, no Sudeste.”
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. 6ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
O texto ressalta a grande ocorrência da esquistossomose no Mundo e no Brasil, permitindo pensar suas formas de prevenção. Sabe-se que as ações de educação em saúde e a mobilização comunitária são muito importantes no controle desse mal, e que o saneamento ambiental é da maior eficácia para as modificações de caráter permanente das condições de transmissão da esquistossomose. Com o objetivo de quebrar o ciclo de vida do parasita, para prevenir essa doença, deve-se
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
19. Texto base: Analiza el gráfico hecho a partir de una entrevista a un grupo de viajeros. Disponible en: <http://www.escapadarural.com/observatorio/nichos-mercado/> Acceso el: 06 dic. 2015.
Enunciado:
El gráfico muestra lo que más valoran los turistas al elegir sus destinos de viaje.
Y tú, de los elementos indicados, ¿qué más valora cuando estás de viaje? Justifica tu respuesta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Pronomes
Analise a tirinha a seguir.
Disponível em: http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/tirinhas-mafalda/foto-tirinhas-mafalda-13.jpg. Acesso em 14 set. 2011.
O vocábulo alguma se refere à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa. Por isso, ele classifica-se como pronome
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: .
Enunciado:
Leia a reportagem a seguir para responder a questão
Aprenda a dizer não!
Pode até ser chato contrariar os outros. Mas é muito pior deixar as suas vontades e as suas opiniões sempre em segundo plano.
Por Rita Trevisan
Diz aí!
Fizemos uma enquete no nosso site e perguntamos para as leitoras: Você receia dizer "não" para as pessoas, com medo de magoá-las? Das 15.575 garotas que responderam 75% disseram que sim e 25% falaram que não.
Sua amiga pede sua blusa novinha emprestada. Sua mãe quer que você pare de andar com a sua BFF. Quem já passou por pelo menos uma dessas situações sabe como é complicado simplesmente dizer não. Na verdade, falta coragem para frustrar o outro. Na nossa cabeça, é como se estivéssemos correndo o risco de perder de vez o vínculo com aquela pessoa, só porque estamos tomando a atitude de ir contra o que ela pensa e deseja.
Agora, vamos pensar juntas: será que esse medão que sentimos de ser rejeitadas faz mesmo sentido? Tente se lembrar de quantas vezes sua mãe, sua BFF e o garoto de quem você está a fim lhe responderam com um não bem dado, nas mais diversas situações. Isso fez você gostar menos deles? É bem provável que não! "Aprendemos ao longo da vida que dizer 'não' é algo errado, que essa é uma atitude egoísta e que, assim, vamos acabar machucando o outro. Mas é fundamental fazer esse exercício, isso vai nos tornar mais autoconfiantes", garante a psicóloga Deborah Toniolo, da Clínica SanVie.
Na prática, é como qualquer outro treino. Quando percebemos que as consequências do nosso 'não' nem são tão avassaladoras assim, nos sentimos mais seguras para ir colocando limites para tudo e para todos. E o mais legal é que, só dessa forma, aprendemos a respeitar as nossas possibilidades e as nossas vontades. E acredite: não tem nadinha de errado nisso!
Mil e uma utilidades
O não, em muitas ocasiões, é uma maneira eficiente de nos livrar de grandes enrascadas. Quando um amigo nos convida a fazer algo que vai contra os nossos valores, que não bate com aquilo que a família nos ensinou, por exemplo, vale a pena contrariar quem quer que seja. E, mesmo em situações mais corriqueiras, o não pode ser muito bem-vindo. Tipo: sua amiga a convida para sair e você está morrendo de preguiça. Diga que não, sem culpa! Seu pai quer que você fique paparicando aquela sua tia chata, no maior fingimento. Idem! "O fundamental é usar um tom de voz natural quando for explicar ao outro por que não pode fazer o que ele quer, mas sem se alterar. E, além disso, tentar justificar sua decisão, usando argumentos objetivos sempre que possível", ensina Toniolo.
Outra boa dica da especialista é tentar encontrar uma terceira alternativa, que fique no meio do caminho entre o desejo do outro e o seu. "Assim, ainda que você não a atenda, a pessoa se sentirá acolhida e valorizada", explica. Para isso, não precisa muito. Imagine que a sua amiga pede a você para ajudá-la a pintar o quarto dela, no fim de semana.
O problema é que você já tinha um cineminha programado pro sábado. Que tal, então, se oferecer para dar uma força nos retoques, mas só no domingo? Pode ter certeza de que, mesmo assim, ela vai ficar superagradecida. E tem outra: se ela encanar por causa de uma coisa tão pequena, é porque essa amizade já estava meio mal das pernas mesmo.
Revista Atrevida. Ediçao 196. Seção Comportamento.
- a)O assunto e a linguagem usada em um texto jornalístico podem variar de acordo com o público, os leitores, a que esse texto se destina. A linguagem usada nas duas reportagens determina a faixa etária dos leitores. Observando esse fato, qual é o público alvo das duas reportagens: adultos, jovens ou crianças?
- b)A reportagem pretende atingir a mesma faixa etária, mas ela se destina a determinado seguimento dentro dessa faixa etária. É possível determinar esse seguimento observando o assunto de cada reportagem. Determine qual seguimento dentro dessa faixa etária a reportagem se destina.
c)Além do assunto, há outras pistas, palavras e termos, dentro da reportagem para determinar o seguimento do público alvo. Escreva algumas dessas pistas, consideradas por você, para responder o item anterior.