Embora as briófitas já vivessem na terra não podiam se desenvolver e alcançar grandes dimensões. Os seus vasos são rudimentares ou ausentes, e elas perdem água muito facilmente, por isso as briófitas necessitam viver em locais úmidos, o que mostra que esses organismos ainda são muito dependentes da água. Além disso, na terra os nutrientes devem ser absorvidos do solo e não estão mais disponíveis em todas as dimensões como acontece no oceano.
(EMBORA AS..., 2014)
Existem outras características não citadas no texto que reiteram a dependência da água presente no ambiente por esse grupo vegetal, como por exemplo:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Sociedad responsable, medios responsables
[1] Con vertiginosidad se aprecia cómo el mundo es
invadido por los medios de comunicación de masas, que cobran
una relevancia especial gracias a los avances tecnológicos. La
[4] familia y la escuela pierden fuerza socializadora al mismo
tiempo que la ganan los medios de comunicación. Esta realidad
implica un desafío para los padres, la familia y la
[7] administración pública ya que la responsabilidad socializadora
es, por igual, de todos los agentes sociales, también de quienes
controlan el poder de los medios de comunicación y de las
[10] grandes cadenas de televisión. Nadie duda de la
responsabilidad legal de los medios de comunicación, pero
poco se habla de su responsabilidad moral y socializadora, de
[13] la importancia que sus mensajes y actuaciones poseen para
quebrar la pasividad, para incitar a la participación ciudadana.
Se hace urgente e imprescindible unir esfuerzos para que los
[16] grandes problemas del mundo en el siglo XXI, que
generalmente tienen que ver con la solidaridad y el respeto,
tanto hacia las personas como hacia el medio ambiente, estén
[19] presentes con criterios de interés global en los medios de
comunicación.
Internet: <www.uhu.es/cine> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior, juzgue lo ítem siguiente.
Los medios de comunicación vienen tomando más importancia que la familia y la escuela como promotores de la adaptación e integración en la vida social.
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- O professor vai pedir para os alunos, antecipadamente para levarem para a escola, no dia
marcado, celulares, tablets, máquinas fotográficas, etc ( pedir autorização dos pais) .
- Com todos os materiais em mãos , proponha a turma um passeio pela escola e solicite aos
alunos que registrem vários objetos que acharem interessante, nos espaços visitados.
- Ao retornar para a sala de aula conversem com os alunos sobre as imagens coletadas.
- Projete no data show as fotos tiradas e aproveite o momento para conversar com a turma
explicitando, por qual motivo eles tiraram determinadas fotos, o que lhe chamaram mais
atenção.
- O professor vai disponibilizar aos alunos o texto sugerido abaixo para permear as discussões
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : < http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Professor, levante questionamentos:
- - Você conhecia a história da origem da fotografia?
- - Vocês conhecem câmara escura que o texto retratou?
- - O que mais lhe chamou atenção no texto?
-Existe alguma palavra que você não conhece o significado? (Professor, se existir alguma
palavra desconhecida pela turma, procure no dicionário seu significado.).
- Logo após, o término da conversa, divida a turma em equipes escolha algumas das fotos
tiradas pelos alunos nos diversos espaços da escola e proponha a construção de alguns jogos
(da memória e quebra-cabeça).
- Para isso, imprima em tamanho 5 com x 7 cm cada fotografia duas vezes, (para o jogo da
memória) e 20 cm x 25 cm (os quebra-cabeça) recorte e cole na cartolina para ficar mais
firme.
- Estabeleça as regras do jogo com os alunos e deixe-os brincar fazendo um rodízio para que
todos participem das brincadeiras.
- Divulgue as produções dos alunos no Blog da turma, caso tenham ou crie um Blog.
. Aula do Portal do professor - vamos fazer um blog da turma? Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.)
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Geografia | 5.3 Urbanização
Observe as imagens.
Copacabana, início do século XX
Copacabana, início do século XXI
As imagens apresentam, em momentos históricos distintos, uma das paisagens mais conhecidas do Brasil: a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A partir da análise das paisagens, pode-se notar o intenso processo de adensamento e verticalização das edificações ocorrido na região ao longo do último século.
Considerando a dinâmica da formação do espaço urbano no Brasil contemporâneo, é correto afirmar que o processo de verticalização observado no bairro de Copacabana se deve, especialmente:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Chuva
Ar quente vai subir
Ar frio vai descer
Vapor que vem do mar
Geleiras vão derreter
O vento vai soprar
Tudo pode acontecer
As nuvens vão se condensar
E, depois, vão dissolver
Porque quando o sol aquece a Terra
Muita água se libera
E a gravidade da atmosfera
Faz pressão que nem panela
[...]
Chuva molha, molha, cai
Chuva chove, chove, sai
Chuva molha, molha, vem
Chuva, chuva
[...]
Oh, Lua, Lua, luar
Me leva contigo pra passear
Jaloo. Internet: www.letras.mus.br (com adaptações).
A partir da música Chuva, de Jaloo, e considerando os múltiplos aspectos por ela suscitados, julgue o seguinte item.
O derretimento das geleiras referido na música é acentuado pela intensificação do efeito estufa.
- Física | 3.2 Dilatação
(UEPB) Quando ocorre um impedimento à livre dilatação ou contração de um corpo, surgem forças internas de tensão que podem levá-lo a se romper ou a se deformar. Por isso, há muitas situações do cotidiano em que a dilatação ou contração técnica é “facilitada” para evitar problemas desse tipo. Por exemplo: nas ferrovias, as barras de trilho devem ser assentadas com um espaço entre elas, para permitir a livre dilatação quando a temperatura variar. Se isso não fosse jeito, os trilhos poderiam se entortar, devido à tensão a que ficariam submetidos.
(Adaptado de JUNIOR. F. R. Os Fundamentos da Física. 8. ed. vol. 2. São Paulo: Moderna. 2003, p. 32)
Com base nas informações acima, analise a seguinte situação-problema:
Em geral, os trilhos de uma ferrovia têm um comprimento de 15 m e são instalados sobre os dormentes quando a temperatura é de 25°C. Considere que os trilhos têm um coeficiente linear de 10.10-6 °C-1. Em um dia ensolarado de verão, a temperatura dos trilhos pode atingir 55°C. Qual deve ser a distância de dilatação mínima entre os trilhos de modo a evitar que as extremidades de dois trilhos consecutivos se juntem e se deformem, podendo ocasionar um acidente?