(UEFS)
O esquema representa de forma resumida o ciclo de vida típico dos vegetais. Considerando as características desse ciclo representado, é possível afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
Como dinâmica de aula durante a exposição do assunto genética mendeliana, a professora construiu o seguinte modelo para demonstrar a 2ª Lei de Mendel:
Se o R é o gene dominante que expressa uma característica semente do tipo lisa; o r o gene recessivo que expressa uma característica semente do tipo rugosa; V o gene dominante que expressa a característica cor verde da semente e v o gene recessivo que expressa a característica cor amarela, então é correto afirmar que:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Observe o mapa fitogeográfico do Brasil, buscando identificar as principais formações vegetais de nosso país.
Relacione a numeração presente no mapa com as informações a seguir, observando a correspondência correta entre as duas colunas.
( ) Floresta Amazônica
( ) Mata Atlântica
( ) Mata de araucárias
( ) Campos cerrados
( ) Caatinga
( ) Campos limpos ou pampas
( ) Pantanal
( ) Dunas ou manguezais
(A) Tipo de floresta tropical localizada na região costeira, em planícies e montanhas. Apresenta grande biodiversidade, representada dentre outros pelo pau-brasil, paineira, onça-pintada, mono-carvoeiro, mutum e araponga.
(B) Cobre cerca de 40% do território brasileiro. Seu solo é pobre em nutrientes graças à rápida degradação e reaproveitamento da matéria orgânica que nele se deposita.
(C) Essa região apresenta chuvas regularmente distribuídas ao longo do ano e duas estações bem definidas: o inverno frio e o verão com temperaturas moderadas. Apresenta três estratos vegetais: o arbóreo (pinheirais), o arbustivo (samambaias arborescentes) e o herbáceo (gramíneas). É o habitat da gralha-azul.
(D) Ocupa cerca de 11% do território brasileiro. Nessa região as chuvas são irregulares, as secas são prolongadas e as temperaturas elevadas. Sua vegetação apresenta adaptações ao acúmulo de água bem como mecanismos de proteção contra a sua perda. É o habitat do gavião-carcará, tatupeba e ararinha-azul, dentre outros.
(E) Desenvolvem-se em estuários desde o Amapá até Santa Catarina. As plantas desse ecossistema apresentam rizóforos e pneumatóforos. Esses ecossistemas contribuem para a produtividade das regiões costeiras, além de permitir a reprodução e a criação de espécies, como peixes, camarões e ostras.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre o ecossistema e suas características.
- Língua Portuguesa | B. Pontuação
(IFPE) Uma revisão de dados recentes sobre a morte de línguas
Linguistas preveem que metade das mais de 6 mil línguas faladas no mundo desaparecerá em um século — uma taxa de extinção que supera as estimativas mais pessimistas quanto à extinção de espécies biológicas. (...)
Segundo a Unesco, 96% da população mundial falam só 4% das línguas existentes. E apenas 4% da humanidade partilha o restante dos idiomas, metade dos quais se encontra em perigo de extinção. Entre 20 e 30 idiomas desaparecem por ano — uma média de uma língua a cada duas semanas. (...)
A perda de línguas raras é lamentável por várias razões. Em primeiro lugar, pelo interesse científico que despertam: algumas questões básicas da linguística estão longe de estar inteiramente resolvidas. E essas línguas ajudam a saber quais elementos da gramática e do vocabulário são realmente universais, isto é, resultantes das características do próprio cérebro humano.
A ciência também tenta reconstruir o percurso de antigas migrações, fazendo um levantamento de palavras emprestadas, que ocorrem em línguas sem qualquer parentesco. Afinal, se línguas não aparentadas partilham palavras, então seus povos estiveram em contato em algum momento.
Um comunicado do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) diz que "o desaparecimento de uma língua e de seu contexto cultural equivale a queimar um livro único sobre a natureza". Afinal, cada povo tem um modo único de ver a vida. Por exemplo, a palavra russa mir significa igualmente "aldeia", "mundo" e "paz". É que, como os aldeões russos da Idade Média tinham de fugir para a floresta em tempos de guerra, a aldeia era para eles o próprio mundo, ao menos enquanto houvesse paz.
Disponível em: http://revistalingua.com.br/textos/116/a-morte-anunciada-355517-1.asp.
Acesso em 28 set. 2015.
Após a leitura do texto, julgue as afirmativas sobre a pontuação empregada no referido texto como verdadeiras ou falsas.
I. A expressão “Segundo a Unesco”, no início do segundo parágrafo, está isolada por uma vírgula por se tratar de um vocativo.
II. O ponto final após o primeiro período do segundo parágrafo “segundo a Unesco, 96% da população mundial falam só 4% das línguas existentes.” poderia ser substituído por uma vírgula sem que isso gerasse um erro de pontuação.
III. Os dois pontos que aparecem depois de “interesse científico que despertam” foram utilizados para introduzir explicação ou esclarecimento.
IV. As vírgulas que isolam “isto é”, no último período do terceiro parágrafo, foram utilizadas pelo fato de essa ser uma expressão retificadora.
V. A vírgula em “É que, como os aldeões russos da Idade Média”, quinto parágrafo, foi utilizada equivocadamente, uma vez que não se deveria separar o verbo do sujeito.
São verdadeiras as afirmativas:
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
RIDGWAR, L. Disponível em: http://fborfw.com. Acesso em: 23 fev 2012
Na tira da série For betteror for worse, a comunicação entre as personagens fica comprometida determinado momento porque:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Foi publicado uma reportagem no site do UOL no dia 19 de setembro de 2013 sobre uma pesquisa onde fezes de ursos pandas podem dar origem a um biocombustível “[...] Segundo pesquisadores, 40 micróbios presentes no sistema digestivo dos pandas teriam mostrado alta eficiência no processo de quebra de moléculas de material orgânico presente nas fezes usado na obtenção de etanol […]”
Dado: Considere que a entalpia de combustão completa do etanol (C2H6O(ℓ)) a pressão constante seja -1368 kJ/mol. C: 12 g/mol; H: 1g/mol; O: 16 g/mol.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticia/redacao/2013/09/19/fezes-de-ursos-pandas-podem-dar-origem-anovo-biocombustivel-dizpesquisa.htm#fotoNav=4. Acesso dia 04/10/2013.
Baseado nas informações fornecidas e nos conceitos químicos é correto afirmar, exceto: