(FGV) A difilobotríase é uma parasitose adquirida pela ingestão de carne de peixe crua, mal cozida, congelada ou defumada em temperaturas inadequadas, contaminada pela forma larval do agente etiológico. O ciclo do parasita envolve a liberação de proglotes pelas fezes humanas repletas de ovos, que eclodem na água e passam a se hospedar sequencialmente em pequenos crustáceos, em pequenos peixes e, finalmente, em peixes maiores que, ao serem ingeridos nas condições citadas, contaminam os seres humanos.
As informações descritas sobre o ciclo da difilobotríase permite notar semelhanças com o ciclo da
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Rolos coloridos de lã
- Tesoura
- Estacas de madeira (no caso de ar livre) ou objetos que possam servir de pontos para orientar a disposição das linhas.
Desenvolvimento:
Esta atividade consiste em realizar desenhos com o corpo a partir de linhas de lã coloridas.
Para isto escolha um espaço que possibilite aos alunos transitar por ele. Ao ar livre seria ideal.
Cada aluno deve ter um novelo de lã.
A professora poderá preparar o ambiente previamente ou isto também poderá ser feito com os alunos dispondo pontos fixos capazes de fixar os fios de lã.
Cada criança fará o percurso que quiser dando voltas ou repetindo o percurso de forma livre.
O resultado pretendido é este:
Quanto mais aleatória a distribuição dos pontos, melhor o resultado. Quanto maior o número de cores mais bonita a intervenção! Para que sirvam como pontos podemos também utilizar objetos. Acredito que esta atividade possa dialogar com espaços inusitados da escola chamando a atenção de todo o corpo escolar para o trabalho das crianças. Talvez até mesmo criando obstáculo temporário em algum lugar de passagem, etc. levando todos à reflexão sobre as relações do corpo com o espaço e, porque não, com o tempo!
Os fios podem e devem se deslocar no obstáculo para enriquecer a composição
O desenvolvimento desta atividade é enriquecedor também enquanto experiência corporal.
Deve ser registrada por meio de fotografias ou filmagem.
Por último, no dia seguinte à atividade, ou sentados próximos ao resultado dela encerrado o trabalho, pode-se apresentar aos alunos o artista americano Jackson Pollock que também caminhava sobre suas telas de grande dimensão carregando suas latas de tinta que continham pequenos furos a fim de compor suas obras:
Pollock trabalhando
Referências:
- Sobre Pollock: http://www.pqv.unifesp.br/pollock.htm
- Geografia | 6.1 Agricultura
A trilha de expansão traçada pela soja brasileira nas últimas duas décadas começa a ser seguida pelo trigo. Com o cultivo consagrado e concentrado na Região Sul, agora o cereal se ampara na pesquisa para conquistar áreas de cultivo no Centro-Oeste brasileiro. Nas últimas cinco safras, a triticultura cresceu 33% em área e 76% em volume de produção na região. O quadro desperta otimismo do setor para investir em inovação, mirando uma expansão ainda maior do plantio nos próximos anos.
Disponível em: http://sfagro.uol.com.br. Acesso em: 30 nov. 2017.
O fator que explica a expansão do cereal em destaque no texto pelo território nacional é a
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Contra la pena de muerte Aquellos
[1] Aquellos que juzgan y que condenan afirman que la
pena de muerte es necesaria. En primer lugar por qué tratar
de excluir de la comunidad social a un miembro que la
[4] perjudica y que todavía podría perjudicarla. Si se tratase
solamente de eso la prisión perpetua bastaría. ¿Para qué se
necesita la muerte? ¿Se puede cuestionar que alguien huya de
[7] la prisión? Entonces es necesario vigilar mejor. Ningún
verdugo o guardia es suficiente.
Se afirma que la sociedad debe vengarse,
[10] castigar. Ni lo uno ni lo otro. Vengarse es propio del
individuo, castigar lo es de Dios. La sociedad está entre los
dos: el castigo está por encima de ella, la venganza por
[13] debajo. No le corresponden cosas tan pequeñas ni tan
grandes. No debe “castigar para vengarse”, debe “corregir
para mejorar”.
[16] Queda la tercera y última razón: la teoría del
ejemplo. “Hay que dar ejemplo”, “hay que meter miedo
mostrando el espectáculo de la suerte que les espera a los
[19] criminales a los que pudieran sentir la tentación de
imitarlos". Pues bien, en primer lugar negamos que se dé
ejemplo, negamos que el espectáculo de las ejecuciones
[22] produzca el efecto que se espera de él. Lejos de ser
edificante para el pueblo, le hace perder el sentido moral y
destruye su sensibilidad, y por consiguiente toda su virtud.
Traducido del prefacio de Víctor Hugo del libro Le dernier jour d'un condamné, Paris, Eugène Renduel, 1832, pp XXII e XXIII.
Juzgue lo ítem siguiente a partir del texto de arriba.
De acuerdo con el autor del texto, el riesgo de que los presos puedan escaparse constituye el argumento serio a favor de la pena de muerte.
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(Unit) Um jovem estudante de Ecologia foi passar férias na fazenda de seus avós e lá chegando observou, no pasto, o gado se alimentando das gramíneas e vários anus, sobre o seu dorso, comendo seus carrapatos. O gado e os anus apresentam
- Geografia | 5.1 População
Considerando as mudanças da pirâmide etária da União Europeia entre 1994 e 2014, o perfil demográfico do continente europeu é caracterizado pelo aumento do(a)