(USF) Durante a fotossíntese, a reação entre o CO2 e a 1,5-bifosfato de ribulose é catalisada pela substância rubisco. De acordo com alguns autores, essa enzima é a mais abundante da Terra e representa cerca de 50% do total de proteínas do cloroplasto. Se um determinado herbicida atuar como inibidor da molécula rubisco, a qual é constituída de (I), a sua aplicação na planta terá como consequência direta o/a (II).
Marque a opção que preenche corretamente (I) e (II).
Questões relacionadas
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dará início aos estudos clínicos de fase II da vacina brasileira para esquistossomose, chamada de Vacina Sm14. [...] Uma das doenças parasitárias mais devastadoras socioeconomicamente, atrás apenas da malária, a esquistossomose infecta mais de 200 milhões de pessoas, essencialmente em países pobres. [...] a vacina foi produzida a partir de um antígeno – substância que estimula a produção de anticorpos, evitando que o parasita causador da doença se instale no organismo ou que lhe cause danos. Foi utilizada a proteína Sm14, sintetizada a partir do Schistosoma mansoni, verme causador da esquistossomose na América Latina e na África.
FIOCRUZ anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Fiocruz. 26 ago. 2016.
Entre outras vantagens, a produção de uma vacina contra a esquistossomose representa um(a)
- Literatura | 4.5 Simbolismo
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO)
Cárcere das almas
Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.
Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Chamando o repórter de “cidadão”, em 1904, o preto acapoeirado justificava a revolta: era para “não andarem dizendo que o povo é carneiro. De vez em quando é bom a negrada mostrar que sabe morrer como homem!”. Para ele, a vacinação em si não era importante — embora não admitisse de modo algum deixar os homens da higiene meter o tal ferro em suas virilhas. O mais importante era “mostrar ao governo que ele não põe o pé no pescoço do povo”.
CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi.
São Paulo: Cia. das Letras, 1987 (adaptado).
A referida Revolta, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro no início da República, caracterizou-se por ser uma
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
O calendário cristão manteve a mesma divisão em sete dias [...] e preservou sua relação com as divindades pagãs. Ou então, as festas que marcam o calendário, que nos habituamos a ver como marco do catolicismo, eram festas pagãs nas quais os sentidos foram adaptados: o carnaval era a festa do desregramento em que todas as hierarquias eram quebradas e todos os excessos permitidos; a Páscoa era uma festa ligada ao equinócio da primavera (no hemisfério norte) quando se comemorava o retorno do Sol – associada, no cristianismo, à ressurreição; [...] o Natal marcava o solstício de inverno e fazia lembrar que sem o Sol a vida não existiria. [...] Sol – vida; vida – Crista! Por essas vias, a Igreja enraizava seu poder e influência, incorporando ritos, costumes e simbologias e atribuindo-lhes novos sentidos.
BARBOSA, Elaine Senise. A encruzilhada das civilizações: católicos, ortodoxos e muçulmanos no Velho Mundo. São Paulo: Moderna, 1997. p. 17.(Fragmento)
De acordo com as informações presentes no texto, analise as características do cristianismo e da religiosidade Cristã no período da Idade Média.
- Língua Espanhola | 2.08 Conjunções
(UFPB) Los nadies
Sueñan las pulgas con comprarse un perro y sueñan los nadies con salir de pobres, que algún mágico día llueva de pronto la buena suerte, 1que llueva a cántaros la buena suerte; pero la buena suerte no llueve ayer, ni hoy, ni mañana, ni nunca, ni lloviznita cae del cielo la buena suerte, por mucho que los nadies la llamen y aunque les pique la mano izquierda, o se levanten con el pie derecho, o empiecen el año cambiando de escoba.
Los nadies: los hijos de nadie, los dueños de nada.
Los nadies: los ningunos, los ninguneados, corriendo la liebre, muriendo la vida, jodidos, rejodidos:
Que no son, aunque sean.
Que no hablan idiomas, sino dialectos.
Que no profesan religiones, sino supersticiones.
Que no hacen arte, sino artesanía.
Que no practican cultura, sino folklore.
Que no son seres humanos, sino recursos humanos.
Que no tienen cara, sino brazos.
Que no tienen nombre, sino números.
Que no figuran en la historia universal, sino en la crónica roja de la prensa local.
Los nadies, que cuestan menos que la bala que los mata.
GALEANO, Eduardo. Disponível em: http://blog.tierraylibertad.pe/2009/11/00184-los-nadies-eduardo-galeano.html.
Acesso em: 22 jun. 2011.
El uso repetido de la partícula sino en el texto señala: