(PUC-CAMP) O glúten é formado pelas proteínas gliadina e glutenina, que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia. A formação das proteínas depende da união dos aminoácidos por meio de ligações do tipo:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UEFS) O cérebro é um órgão elétrico e químico extremamente complexo. Nos últimos cem anos, cientistas vêm estudando meios para alterar suas funções e compensar, geralmente, por meios farmacológicos, disfunções, danos e patologias. Pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram que a aplicação de pequenas correntes elétricas no cérebro humano pode tornar indivíduos normais mais capazes. As pessoas passam a ler com mais fluência, resolvem melhor problemas matemáticos e adquirem melhor memória.
(ENERGIA..., 2012, p.16)
Esse tipo de pesquisa mencionada no texto pode trazer uma nova luz ao conhecimento a respeito da fisiologia cerebral e das possibilidades de aplicação dos seus resultados.
Pode-se considerar como uma das vantagens desse tipo de pesquisa:
- Biologia | 05. Embriologia
(UPF) Durante o desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos, formam-se estruturas especiais que derivam dos folhetos embrionários, mas que não fazem parte do corpo do embrião: são os anexos embrionários. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que apresenta o anexo embrionário e sua respectiva função, que permitiu aos animais terrestres citados desenvolverem seus embriões fora do ambiente aquático.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Na sua família, assim como em todas as famílias do mundo, as pessoas são diferentes no seu jeito de agir e de pensar. Pense nas pessoas que moram na sua casa e responda.
a) Quem gosta de cozinhar?
b) Quem sai para trabalhar todo dia?
c) Quem ajuda nos trabalhos domésticos?
d) Quem é mais brincalhão?
e) Quem é mais bravo e exigente?
- História
A produção feudal era agrícola, sendo a terra sua principal fonte de riqueza. O sistema comunitário de cultivo reduzia o interesse por inovações técnicas, por isso, qualquer nova forma de trabalhar a terra, exigia a aprovação de toda a aldeia. Além disso, todo aumento da produção correspondia a mais tributos a serem pagos ao senhor feudal, desestimulando a produção excedente pelos servos.
Entre os muitos impostos que estes pagavam, um deles era a corveia, que consistia em:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(PUC-PR) A Agência Nacional das Águas (ANA) afirma que “as causas da crise hídrica não podem ser reduzidas apenas às menores taxas pluviométricas verificadas nos últimos anos, pois outros fatores relacionados à gestão da demanda e à garantia da oferta são importantes para agravar ou atenuar sua ocorrência.” (ANA – Encarte especial sobre a crise hídrica, 2014).
Uso de água nas regiões hidrográficas brasileiras
Regiões
Humana urbana
Humana rural
Industrial
Irrigação
Animal*
Amazônica
30%
7%
6%
29%
27%
Tocantins-Araguaia
25%
4%
4%
39%
28%
Parnaíba
32%
7%
3%
47%
12%
São Francisco
18%
3%
10%
64%
5%
Uruguai
05%
1%
3%
86%
5%
24%Paraná
33%
2%
33%
24%
7%
Paraguai
28%
2%
3%
22%
46%
Brasil
27%
3%
18%
46%
7%
*Uso animal: inclui dessedentação, higiene e demais usos de água para permitir a atividade de criação.
Fonte: adaptado de Agência Nacional das Águas – ANA. GEO Brasil Recursos Hídricos. Componente da
Série de Relatórios sobre o Estado e Perspectivas do Meio Ambiente no Brasil. Brasília – DF, 2007.
Disponível em:
. Acesso em: 28 ago. 2015. Uma reflexão sobre o uso da água nas principais bacias hidrográficas e a crise hídrica que afeta algumas regiões brasileiras alerta que o uso racional da água exige