(MACKENZIE) ALGAS NA GUARAPIRANGA NA MIRA DA SABESP
Proliferação da planta, que causa odor e gosto estranhos à água, vai ser monitorada daqui a 1 ano.
Jornal da Tarde, 25/08/2009
Nas classificações mais usuais, as algas estão colocadas no Reino Protoctista (Protista), mas durante muito tempo foram consideradas como plantas. Todas as algas e plantas possuem, em comum,
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Traveling by bike provides a number of advantages not offered by cars. For one, a bicycle needs considerably less maintenance than a car. And for shorter trips through heavy traffic, you can often travel faster by bike than you can by automobile. When you arrive at your destination, you can avoid paying parking and leave your bicycle right near the front of the lot. Cycling can also double as your exercise for the day, so any time lost on your commute can be made up by not having to schedule additional time for the gym. Finally, bicycles let us access natural beauty that often can’t be accessed by automobile, such as scenic parks and breathtaking waterfronts. Available at: http://wtbikes.com/bicycle-information/benefits-of-biking/. Accessed on: Jun 13, 2016. (adapted)
Which alternative best summarizes the topics covered in this passage about using bikes?
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai apresentar aos alunos vários tipos de fotografia em diversas épocas e lugares. - Apresente algumas fotografias aos alunos em data show ou se preferir você poderá imprimir
e elaborar cartazes em cartolina ou papel Kraft.
https://www.jws.com.br/2019/03/retratos-de-familia-do-passado/
https://fotografiamais.com.br/fotografia-publicitaria/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerofotografia
https://fotografiamais.com.br/tipos-de-fotografia/
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=76 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Posteriormente questione-os:
. Quais os tipos de fotografia existem?
. Para que servem as fotografias?
. Vocês têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?
. Nos tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?
- Leve os alunos para a sala de informática e peça para pesquisarem sobre os diferentes tipos
de fotografias
Disponível: https://www.fotografia-dg.com/principais-tipos-de-fotografia/
- Converse com a turma sobre as informações coletas, anote os detalhes mais relevantes. Eme
seguida, junto com a turma, escreva um pequeno texto coletivo relatando as informações
coletadas.
- Peça aos alunos que tragam de casa câmeras fotográficas antigas (se tiverem) e atuais, Ipad,
celulares que tiram fotos (com a autorização dos pais) para montarem uma exposição que
mostre a evolução desses aparelhos.
- Professor, prepare o ambiente para os alunos compartilharem os aparelhos que trouxeram
de casa. Converse com os alunos sobre as mudanças dos aparelhos utilizados para fotografar.
- Em seguida, organize o ambiente no corredor da escola para a exposição das máquinas
fotográficas e oriente os alunos para que convidem os colegas das outras turmas para a
apreciação.
- Vai ser uma atividade muito interessante.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Dezenas de milhares de pessoas de varias regiões da colônia, principalmente de São Paulo, São Vicente, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, além de um numero extremamente expressivo de portugueses, dirigiram-se rapidamente para a região aurífera à medida que a notícia da descoberta de ouro nas minas Gerais se espalhava.
Diante desse quadro, pode-se afirmar que o ouro estimulou a produção de gêneros de muitos setores da economia brasileira. Cite um dos setores que desenvolveu e a sua finalidade.
- Filosofia | 2.2 Clássica
Sócrates: "Quem não sabe o que uma coisa é, como poderia saber de que tipo de coisa ele é? Ou te parece ser possível alguém que não conhece absolutamente quem é Mênon, esse alguém saber se ele é belo, se é rico e ainda se é nobre? Parece-te ser isso possível? Assim, Mênon, que coisa afirmas ser a virtude?".
PLATÃO. Mênon. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2001 (adaptado).
A atitude apresentada na interlocução do filósofo com Mênon é um exemplo da utilização do(a)
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: A mãe de Marcela solicitou que ela fosse ao supermercado comprar 2 dúzias de ovos para o preparo de uma receita. Ao chegar ao supermercado só havia embalagens com meia dúzia para vender.
Enunciado:
Quantas caixas, como a da imagem, ela deverá comprar para que sua mãe prepare a receita?