(PUCRS) Responder à questão com base nas afirmações abaixo, sobre as algas verdes do grupo Chlorophyta.
I. São organismos autotróficos que possuem clorofila a e b.
II. A substância de reserva é o amido.
III. A maioria é aquática.
IV. Todas são unicelulares.
V. As algas marrons e vermelhas NÃO são os seus parentes mais próximos.
Estão corretas todas as afirmativas EXCETO a
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UESC)
A imagem representa a variação da quantidade de DNA ao longo do ciclo celular de uma célula eucariótica.Em relação aos eventos que caracterizam as mudanças observadas na imagem, pode-se afirmar: - Biologia
(UECE) Dentre as características apresentadas abaixo, marque aquela que justifica a inclusão de um ser vivo no Filo Porífera e não em outros Filos animais.
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Para divulgar a oferta de um plano de ligações ilimitadas, uma operadora de telefonia móvel apresentou, em seu anúncio publicitário, a seguinte frase:
Disponível em: https://www.showmetech.com.br. Acesso em: 20 abr. 2019 (adaptado).
Dentre as opções a seguir, a melhor substituição, no anúncio, para "ASPAS" é
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O fragmento dos quadrinhos da Turma da Mônica revela que, tanto no passado quanto no presente, as crianças submetidas à exploração de seu trabalho
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
Em média, os seres humanos respiram automaticamente 12 vezes por minuto e esse ciclo, em conjunto com os batimentos cardíacos, é um dos dois ritmos biológicos vitais. O cérebro ajusta a cadência da respiração às necessidades do corpo sem nenhum esforço consciente. Mas o ser humano tem a capacidade de deliberadamente prender a respiração por curtos períodos. Essa capacidade é valiosa quando se precisa evitar que água ou poeira invadam os pulmões, estabilizar o tórax antes do esforço muscular e aumentar o fôlego quando necessário para se falar sem pausas.
Muito antes que a falta de oxigênio ou excesso de dióxido de carbono possa danificar o cérebro, algum mecanismo, aparentemente, leva ao ponto de ruptura, além do qual se precisa desesperadamente de ar.
Uma explicação lógica hipotética para o ponto de ruptura é que sensores especiais do corpo analisam alterações fisiológicas associadas ao inspirar e expirar antes que o cérebro apague.
O ponto de ruptura é o momento exato em que uma pessoa em apneia precisa desesperadamente de ar. O treinamento da apneia pode ampliá-la, assim como a meditação, que inunda o corpo com oxigênio, eliminando o dióxido de carbono, CO2.
(PARKES. 2013. p. 22-27).
O controle nervoso da respiração é realizado pelo centro cardiorrespiratório localizado no bulbo raquidiano. Ele é alterado, dentre outros motivos, pelas variações da concentração de oxigênio e de dióxido de carbono, bem como do valor do pH do sangue.
Em relação a esse controle responsável pela manutenção da ventilação pulmonar em seres humanos, é correto afirmar: