(UECE) A água, substância essencial para todos os seres vivos:
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNIMONTES) Um inseto conhecido como besouro bombardeiro consegue afugentar seus predadores lançando sobre eles um “aerossol químico”, um vapor na forma de fina névoa. Esse aerossol resulta de uma reação química entre as substâncias hidroquinona, C6H4(OH) e o peróxido de hidrogênio, H2O2 catalisada por uma enzima. Além do efeito térmico da reação, a quinona, C6H4O2 produzida atua como repelente contra outros insetos e animais. A reação de formação do aerossol químico pode ser representada pela equação:
C6H4(OH)2(aq) + H202(aq) -> C6H4O2(aq) + 2H2O(l)
Considere as reações representadas pelas equações I, II e III:
I. C6H4(OH)2(aq) → C6H4O2(aq) + H2(g) ΔH° = 177 kJ. II. H2O2(aq) →H2O(l) + ½ O2(g) ΔH° = – 94,6 kJ.
III. H2(g) + ½ O2(g) →H2O(l) ΔH° = – 286 kJ.
Relacionando as equações I, II e III, pode-se afirmar que, para afugentar os predadores, o besouro bombardeiro libera uma quantidade de calor equivalente a:
- Geografia | 5.2 Migração
A perseguição aos judeus e a outros grupos étnicos e religiosos, durante a Segunda Guerra Mundial, alertou o mundo para a necessidade de ampliar a proteção internacional às vítimas de perseguição e de estruturar um programa de asilo que envolvesse o maior número possível de países. Em meados dos anos 2010, o mundo conheceu o início de uma crise provocada pelo deslocamento geográfico de pessoas em dimensões globais. Trata-se da maior crise desta natureza desde a Segunda Guerra Mundial. Segundo dados da ONU, o número de pessoas deslocadas por guerras, perseguições de toda ordem e conflito, além daquelas que se deslocam devido a eventos ambientais extremos, atingia cerca de 60 milhões, considerando os que se deslocaram interna e externamente. Um dos maiores fluxos dessas pessoas passou a ocorrer do Oriente Médio e da África em direção à Europa.
LUCCI, A. et al. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. Ensino Médio, 3. São Paulo: Saraiva, 2017, p. 185. Adaptado.
O deslocamento mencionado no texto refere-se à categoria demográfica especificamente denominada
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
O eu-lírico do poema Bilhete realizou diferentes tipos de ações: escreveu, reescreveu, buscou, acrescentou, encheu. As ações realizadas pelo eu-lírico são realizadas no pretérito perfeito, porque expressam
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(CEFET_MG) A crise sobre a escassez de água é uma das maiores preocupações socioambientais da atualidade. É considerada por alguns especialistas como o maior desafio do novo século e mostrou-se agravada no cenário brasileiro a partir de 2012. Assim, medidas de reeducação de hábitos e reaproveitamento desse recurso vital tornam-se necessárias.
No Brasil, algumas destas medidas voltadas para melhorar o aproveitamento da água foram listadas a seguir.
I. Diminuição da perda nos sistemas de distribuição.
II. Aproveitamento da água pluvial em sistemas coletores.
III. Aplicação de técnicas mais eficientes de irrigação.
IV. Individualização dos hidrômetros.
V. Reaproveitamento da água tratada.
Entre as medidas listadas, as únicas que NÃO podem ser aplicadas amplamente em todos os setores da economia do país são
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(ITA) New York City closed several blocks of Broadway in 2009 to create a pedestrian plaza around Times Square – a much-publicized experiment that in February became permanent policy, even though it did not improve traffic flow as much as hoped. The Big Apple has also dabbled in shorter-term but larger-scale street closures, barring cars on a stretch of streets leading from the Brooklyn Bridge to Central Park on a series of summer Saturdays in 2008 and 2009. And on June 7, New York City Mayor Michael Bloomberg announced a somewhat less sexy but nonetheless significant change in the city’s infrastructure, instituting dedicated bus-only lanes on Manhattan’s East Side to speed transit up and down the island.
Each of the measures instituted in the U.S.’s largest city turns over what had been primarily automotive-ruled space to pedestrians, cyclists or mass transit. In doing so the city follows a trend that has caught on in Europe and Latin America – in some cases long ago – but that has been slow to take root in the U.S. If New York and other American cities such as Portland, Ore., prove to be on the vanguard domestically, the changes there could portend a shift in the way urbanites in the U.S. use their streets in the years and decades to come.
“It clearly is a trend,” says Lester Brown, president of the nonprofit Earth Policy Institute in Washington, D.C. “I think there are many cities that are ahead on this. Several years ago I was in Stockholm, and already there were many blocks where cars were banned.”
Brown points to Enrique Peñalosa, who served as mayor of Bogotá, Colombia, from 1998 to 2001, as a pioneer in the kinds of changes now reaching the U.S. “He’s the one who really redefined things when he took office,” Brown says. The city’s bus rapid transit (BRT) network, TransMilenio, is in many ways more like a subway system, with its own median-protected lanes and station platforms for loading and unloading passengers. Similar BRT systems have sprung up in places such as Mexico City and Ahmedabad, India, giving over lanes of the road exclusively to bus traffic.
“Thinking about why these kinds of reclamation make sense, I always talk about the spatial efficiency of walking, biking and buses,” says Paul White, executive director of the New York City nonprofit advocacy group Transportation Alternatives. “When you think about what cities are, they are defined by their density – by definition the space between buildings is limited.” The car, he adds, is the lowest density mode of transportation; that is, a person traveling by car takes up far more space than someone on a bicycle or on a bus. “In many respects cities are all the same in terms of supply and demand,” White says. “There’s always more demand for street use than there are streets.”
Looking forward, White sees a more malleable future for the way streets are used. With retractable barriers, city planners can create socalled time-flexible streets, which might be open to vehicle traffic during part of the day and pedestrian-only at other times. “You’re accommodating peak use – that could be peak deliveries in the morning and peak pedestrian use during lunchtime,” he says. “That’s something I think you’ll see more of, and something we're pushing for.”
By John Matson June 15, 2010,http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=car-free-streets,Acesso em 19/06/2010 (adapted)
As expressões em negrito nas orações a seguir, extraídas do primeiro parágrafo,
I. …even though it did not improve traffic flow as much as hoped.
II ... but nonetheless significant change in the city’s infrastructure, ... podem ser substituídas, respectivamente, por