(UFSC) O vírus H5N1, causador da gripe aviária, ficou conhecido mundialmente por oferecer um grande risco à saúde humana devido à sua alta taxa de mutação. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) 229 pessoas morreram e mais de 260 milhões de aves foram mortas em função da gripe aviária. Em relação ao vírus da gripe aviária, é CORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Observe a homenagem feita no site do Museu de Versalhes às pessoas que morreram no atentado à redação do jornal de humor “Charlie Hebdo”. Na imagem, um filósofo iluminista aparece com os seguintes dizeres em francês “Je Suis Charlie” que significa “Todos somos Charlie”. Essa frase foi vista em diversos cartazes dos manifestantes que saíram às ruas para defender a liberdade de expressão, já que os desenhos – de cunho religioso – produzidos pelos cartunistas da revista foram citados como motivo do ataque.
Ainda em homenagem aos mortos, uma frase do iluminista acima foi citada no site:
Vamos apoiar a liberdade de imprensa. É o fundamento de todas as outras liberdades, aquele pelo qual somos mutuamente iluminados.
Com base nas informações lidas e no seu conhecimento, assinale a alternativa que apresenta o filósofo iluminista retratado e autor da frase reproduzida.
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Hoje o Rio de Janeiro é famoso pela bela alcunha de “Cidade Maravilhosa”, mas seu passado esconde apelidos muito menos lisonjeiros. “Porto Sujo” e “Cidade da Morte” eram os nomes que os estrangeiros usavam para se referir à capital fluminense antes da Reforma Pereira Passos. Muitos navios passaram a evitar a Baía de Guanabara por medo. Em um episódio dramático, em 1895, 333 marinheiros do navio italiano Lombardia, que tinha 340 tripulantes, contraíram febre amarela, e 234 morreram.
BIAS, M. Passado a limpo. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 14 abr. 2015 (adaptado).
Os termos pelos quais a cidade era conhecida no passado, antes da reforma mencionada no texto, são explicados pela associação entre os seguintes fatores:
- Física | C. Indução Eletromagnética
(COTIL) Um transformador, presente nos postes da rua, é dimensionado para atender a um determinado número de residências e poderá ter um mau funcionamento devido à sobrecarga, caso tenha que atender a uma carga extra de várias ligações clandestinas.
A função do transformador é:
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
(Unipê) A inflamação nos rins requer cuidados, pois pode se tornar doença renal crônica. A glomerulonefrite é a inflamação nos glomérulos dos rins, estrutura de grande importância na formação da urina. A inflamação acomete tanto adultos quanto crianças. ”(A INFLAMAÇÃO nos rins..., 2015)
Sobre a fisiologia renal e a infecção retratada no texto, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os capilares glomerulares realizam a filtração do sangue proveniente das artérias renais, rico em oxigênio.
( ) Uma vez que a glomerulonefrite altera as funções renais, pode ocorrer a inibição da secreção de aldosterona e vasopressina produzidas no córtex renal.
( ) Os testes preconizados para o diagnóstico da doença consistem na avaliação da concentração de glicose e aminoácidos no plasma sanguíneo.
( ) A reabsorção de substâncias úteis presentes no filtrado glomerular ocorre de forma ativa pelas células do túbulo contorcido proximal.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(...) procurei adivinhar o que se passa na alma duma cachorra. Será que há mesmo alma em cachorro? Não me importo. O meu bicho morre desejando acordar num mundo cheio de preás. Exatamente o que todos nós desejamos. A diferença é que eu quero que eles apareçam antes do sono, e padre Zé Leite pretende que eles nos venham em sonhos, mas no fundo todos somos como a minha cachorra Baleia e esperamos preás. (...)
Carta de Graciliano Ramos a sua esposa.
(...) Uma angústia apertou-lhe o pequeno coração. Precisava vigiar as cabras: àquela hora cheiros de suçuarana deviam andar pelas ribanceiras, rondar as moitas afastadas. Felizmente os meninos dormiam na esteira, por baixo do caritó onde sinhá Vitória guardava o cachimbo.
(...)
Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.
Graciliano Ramos, Vidas secas.
As declarações de Graciliano Ramos na Carta e o excerto do romance permitem afirmar que a personagem Baleia, em Vidas secas, representa: