(CFT-MG) Dois dos vírus reemergentes mais perigosos do mundo – o da dengue e o da febre amarela – são transmitidos pelo mesmo inseto, o Aedes aegypti. A composição química predominante na membrana plasmática das células desse inseto é
Questões relacionadas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
Uma pesquisadora iniciou um estudo do genoma de um exemplar de milho, que pertence a uma variedade rara e que detém características comercialmente vantajosas. Durante o estudo, ela descobriu que os genes que condicionam as características de maior interesse comercial estão localizados em um mesmo par de cromossomos homólogos. Ao mapear as posições desses genes, ela selecionou os mais promissores para um programa de melhoramento genético, representados em destaque na figura a seguir:
A partir do estudo, a pesquisadora inferiu que os genes em destaque estão relacionados a uma mesma característica porque
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(FUVEST 2020 1º FASE) A velocidade de escape de um corpo celeste é a mínima velocidade que um objeto deve ter nas proximidades da superfície desse corpo para escapar de sua atração gravitacional. Com base nessa informação e em seus conhecimentos sobre a interpretação cinética da temperatura, considere as seguintes afirmações a respeito da relação entre a velocidade de escape e a atmosfera de um corpo celeste.
I. Corpos celestes com mesma velocidade de escape retêm atmosferas igualmente densas, independentemente da temperatura de cada corpo.
II. Moléculas de gás nitrogênio escapam da atmosfera de um corpo celeste mais facilmente do que moléculas de gás hidrogênio.
III. Comparando corpos celestes com temperaturas médias iguais, aquele com a maior velocidade de escape tende a reter uma atmosfera mais densa.
Apenas é correto o que se afirma em
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UNESPAR) Uma das conquistas mais importantes para o desenvolvimento da ciência moderna foi o estabelecimento do método científico, para o qual muitos filósofos contribuíram. Um deles, René Descartes, dedicou sua obra Meditações metafísicas a construir um método científico rigoroso e seguro, que permitiu o avanço de muitas áreas da ciência. Assinale a opção que indica dois dos elementos dessa obra que são fundamentais para se compreender a proposta do filósofo.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
O tempo de Lucas
Lucas olha para o teto do quarto e fica pensando... já começaram a chegar cartões aqui em casa, desejando Feliz Natal. Chegaram também duas agendas e um calendário onde aparecem todas as luas do próximo ano. Aconteceu tanta coisa neste ano passado! Cresci tanto que perdi todas as minhas roupas e sapatos. Eu queria muito saber algumas coisas sobre o tempo! Como será que a gente percebe que o tempo passa? Será que o tempo mora dentro dos relógios?
Foi então que Lucas resolveu conversar com o seu avô sobre o mistério do tempo.
E seu avô, muito sábio falou:
– Você tem de procurar o tempo, Lucas, nas coisas vivas, na sementinha que vira plantinha, no cachorrinho que vira cachorrão, no menino que vira rapazinho. É só deixar o tempo passar que você vai entender o mistério do tempo.
E os dois se abraçaram, falando que era muito bom ter tempo para conversar sobre o tempo...
(Texto retirado de Histórias de
Sônia Robatto)
A) Quais eram as curiosidades de Lucas em relação ao tempo?
(B) Qual foi a explicação do avô do Lucas para que ele entendesse como se percebe a passagem do tempo?
(C) Lucas relata no texto uma observação que comprova que o seu próprio corpo é um exemplo vivo de que o tempo passa. Que observação foi esta?
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
A respeito das interações entre os seres vivos, considere os seguintes enunciados:
I. Na natureza, as diversas populações que formam um(a) _____1_____ estabelecem entre si relações mais ou menos íntimas.
II. As _____2_____ compreendem as relações estabelecidas entre indivíduos pertencentes à mesma espécie. Exemplos: colônias e sociedades.
III. As _____3_____ compreendem as interações nas quais não se verifica nenhum tipo de prejuízo entre os organismos associados e pelo menos uma espécie é beneficiada.
IV. As _____4_____ são as relações nas quais pelo menos uma espécie é prejudicada.
A única alternativa que completa corretamente as lacunas enumeradas de 1 a 4 nos enunciados acima é, respectivamente.