(UFSM) Observe a figura:
Um dos grandes empecilhos no desenvolvimento de drogas para o combate às doenças virais é a variedade de mecanismos de infecção, integração e replicação dos vírus. Os vírus são adaptados a tipos celulares e a hospedeiros específicos. A figura representa dois tipos de ciclos de vida de vírus (ciclos A e B). A partir da figura, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | 2.8 Radioatividade
O elemento Plutônio-238 é utilizado para a geração de eletricidade em sondas espaciais. Fundamenta-se essa utilização porque esse isótopo tem:
- Biologia | 07. Taxonomia
“As Instruções Normativas das Espécies Ameaçadas (IN) são o documento que dá base à publicação do “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção”. São políticas públicas para a conservação, elas permitem o planejamento e a priorização de recursos e ações para a conservação de espécies e ecossistemas e subsidiam os processos de autorização e licenciamento - federal, estadual e municipal - das diversas atividades antrópicas, e também priorizam a criação de Unidades de Conservação e seus planos de manejo. Hoje existem 627 espécies da fauna ameaçada de extinção.”
Disponível em http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira/lista-de-especies.html
São alguns animais constantes da lista:
I. jacutinga, acrobata, galito, papagaio da cara roxa e arara azul pequena.
II. libélula Acanthagrion taxaense, borboleta palha, aranha de teia de solo, besouro Agacephala margaridae.
III. rãzinha, perereca verde.
IV. bugio marrom do norte, guariba.
V. marisco pantaneiro, marisco de água doce e estrela do mar.
Os animais listados em cada item correspondem, respectivamente, aos grupos:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(FUVEST) No início do século XX, Pierre Curie e colaboradores, em uma experiência para determinar características do recém-descoberto elemento químico rádio, colocaram uma pequena quantidade desse material em um calorímetro e verificaram que 1,30 grama de água líquida ia do ponto de congelamento ao ponto de ebulição em uma hora.
A potência média liberada pelo rádio nesse período de tempo foi, aproximadamente,
Note e adote:
- Calor específico da água: 1 cal/g°C- 1 cal = 4J- Temperatura de congelamento da água: 0°C- Temperatura de ebulição da água: 100°C- Considere que toda a energia emitida pelo rádio foi absorvida pela água e empregada exclusivamente para elevar sua temperatura. - História | 2.3 Segundo Reinado
Nas décadas de 1860 e 1870, as escolas criadas ou recriadas, em geral, previam a presença de meninas, mas se atrapalhavam na hora de colocar a ideia em prática. Na província do Rio de Janeiro, várias tentativas foram feitas e todas malsucedidas: colocar rapazes e moças em dias alternados e, em 1874, em prédios separados. Para complicar, na Assembleia, um grupo de deputados se manifestava contrário ao desperdício de verbas para uma instituição “desnecessária”, e a sociedade reagia contra a ideia de coeducação.
VILLELA, H. O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Org.).500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (adaptado).As dificuldades retratadas estavam associadas ao seguinte aspecto daquele contexto histórico: - Biologia | 12.6 Populações
Observe o gráfico abaixo que mostra três tipos gerais de curvas de sobrevivência para diferentes espécies de organismos.
Os seguintes organismos apresentam curvas do tipo I, II e III, respectivamente: