O diclorodifeniltricloroetano (DDT) é o mais conhecido dentre os inseticidas do grupo dos organoclorados, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos vetores da malária e do tifo. Trata-se de um inseticida barato e altamente eficiente em curto prazo, mas, em longo prazo, tem efeitos prejudiciais à saúde humana. O DDT apresenta toxicidade e característica lipossolúvel.
DAMATO, C; TORRES, J. P. M.; MALM, O. DDT (diclorodifeniltricloroetano): toxicidade e contaminação ambiental – uma revisão,
Química, n. 6, 2002 (adaptado).
Nos animais, esse composto acumula-se, preferencialmente, no tecido:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia as informações e responda.
DESDE OS TEMPOS DO CABO DE GUERRA
Não apenas os equipamentos, os recordes e as regras mudaram em 112 anos de Olimpíadas. Esportes também foram aceitos ou expulsos
Circule na imagem as medidas que foram usadas.
10. USANDO O DINHEIRO
Texto base: Observe as notas que Carolina tem para comprar uma boneca. Agora, faça o que se pede.
Enunciado:
Carolina precisava de 48 reais para comprar a boneca Lili. Ela tinha duas notas de 10 reais e uma nota de 5 reais. Seu papai lhe deu o que faltava. Quantos reais ele lhe deu?
Operação
Resposta
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIT) Campos magnéticos biológicos têm origem em correntes elétricas que percorrem algumas células (como no sistema nervoso e no coração) ou em materiais magnéticos acumulados em certos órgãos (como o fígado e o pulmão). Medir tais campos permite localizar com precisão a região que os produz e determinar a intensidade da corrente ou a concentração dos materiais. Os campos magnéticos produzidos pelo corpo humano e por outros seres são extremamente tênues, situando-se na faixa de nanoteslas a femtoteslas. Considerando-se um estudo em tecido hepático onde foi aplicado um campo magnético de intensidade igual a 81nT e sendo a susceptibilidade magnética dos tecidos biológicos igual a 9,0. 10-6Tm/A, a corrente que deveria circular em uma bobina circular de raio 20,0μm feita com esse material para produzir um campo nesse valor, deve ser, em μ A, igual a
- Geografia | 3.5 Vegetação
(ESPCEX) Observe o mapa a seguir, que mostra a distribuição dos domínios morfoclimáticos brasileiros, e considere as afirmativas abaixo:
I. no domínio “A” encontramos a maior parte do chamado “arco do desmatamento”, onde a vegetação vem perdendo espaço para as atividades agrícolas, causando significativos prejuízos à biodiversidade.
II. o domínio “B” caracteriza-se por solos pobres em matéria orgânica e pedregosos, porém projetos de irrigação têm viabilizado a produção de frutas, como a uva para exportação, nessa área.
III. os domínios “C” e “F” são considerados hotspots, pois são áreas prioritárias para conservação e de alta biodiversidade, as quais, por se constituírem em fronteiras agrícolas, vêm tendo sua vegetação suprimida para dar lugar às atividades pecuárias.
IV. os domínios “B” e “E” são caracterizados por vegetação herbácea associada a climas que apresentam grande período de estiagem e solos em processo de desertificação, dificultando a atividade agrícola.
V. o domínio “D” apresenta clima tropical úmido e relevo de morros arredondados, revelando intenso trabalho erosivo em estrutura cristalina.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Estudo da FGV mostra que robôs infestam debate político no Brasil
Um estudo divulgado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas afirma que perfis automatizados em redes sociais já são usados em larga escala no debate político no Brasil — e não para aprimorá-lo. Segundo a pesquisa, esses robôs “se converteram em uma potencial ferramenta para a manipulação de debates nas redes sociais”.
“Nas discussões políticas, os robôs têm sido usados por todo o espectro partidário não apenas para conquistar seguidores, mas também para conduzir ataques a opositores e forjar discussões artificiais. Eles manipulam debates, criam e disseminam notícias falsas e influenciam a opinião pública, postando e replicando mensagens em larga escala. O estudo demonstra de forma clara o potencial danoso dessa prática para a disputa política e o debate público”, diz o diretor da FGV/DAPP, Marco Aurélio Ruediger.
O estudo conclui que os robôs buscam imitar o comportamento humano e se passar como tal, de maneira a interferir em debates espontâneos e criar discussões forjadas. “Com esse tipo de manipulação, os robôs criam a falsa sensação de amplo apoio político a certa proposta, ideia ou figura pública.”
Para a FGV, a participação ostensiva de robôs no ambiente virtual tornou urgente a necessidade de identificar suas atividades e, consequentemente, diferenciar quais debates são legítimos e quais são forjados
GROSSMANN, L. O. Disponível em: www.convergenciadigital.com.br. Acesso em: 25 ago. 2017.
O texto descreve características de uma tecnologia de informação e comunicação contemporânea, que têm se mostrado difíceis de identificar por causa da utilização de
- História | 6.17 América Latina no Século XX
TEXTO I
“Operação Condor”
Disponível em: https://memoria.ebc.com.br. Acesso em: 16 out. 2020. VOT2020.
TEXTO II
Durante a Guerra Fria, os países do Cone sul da América promoveram conferências de inteligência, espionagem conjunta, troca de prisioneiros e outras ações que extrapolaram as fronteiras. O terrorismo de Estado foi praticado em escala internacional, possibilitado pela aliança supranacional de países sul-americanos e apoio incondicional do governo norte-americano.
Disponível em: https://seer.ufrgs.br. Acesso em: 16 out. 2020 (adaptado). VOT 2020.
Os textos fazem referência às práticas dos regimes ditatoriais que existiram na América Latina no contexto da Guerra Fria. As práticas citadas tinham o objetivo de