(UEMA) Cladogramas são diagramas que indicam as relações filogenéticas ou genealógicas entre espécies ou grupos de seres vivos, dentre eles os grupos dos peixes. Analise o cladograma de peixe para responder à questão.
Os números I, II, III e IV do cladograma apresentado correspondem, respectivamente, aos seguintes grupos de peixes:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 05. Equação do 2° Grau
. A equação (x - 5)² + 5 . (x + 3) = x . (x - 1) resolvida no conjunto ∪=ℚ
- Arte - Fundamental | 05.1. Sombra e simetria
MATERIAIS
- Fita adesiva
- Bola de isopor
- Lápis HB
- Papel xerocado (círculo)
- Lanterna
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando com os alunos sobre luz, sombra e volume, aplicados
nos desenhos. Vai explicar que é possível fazer efeitos belíssimos dando profundidade em um
desenho, utilizando somente a técnica de luz e sombra. Para este efeito, deve-se realçar uma
fonte de luz para iluminar o objeto. Assim, mostra-se a forma do mesmo e caracteriza-se o
volume.
- Mostrar para os alunos o que é uma escala tonal pois através dela fica mais fácil olhar e
treinar a percepção da luz e sombra no desenho.
Fonte: https://desenhosrealistas.com.br/de-mais-volume-aos-seus-desenhos/
- À partir desta explicação, o professor vai propor aos alunos um exercício para eles
exercitarem a técnica de luz e sombra.
- O professor deverá separar a sala em grupo de 04 crianças.
- Entregar para cada grupo uma bola de isopor que deverá ficar no centro da mesa do grupo.
-Se o professor achar necessário, fixar a bola de isopor com fita adesiva para ela não se
movimentar.
- Colocar uma lanterna acessa de um lado da mesa iluminado a bola de isopor.
- O professor deverá entregar aos alunos a folha xerocada com um desenho de um círculo.
- Peça aos alunos para observar e localizar as áreas mais claras (onde tem mais luz) da bola de
isopor e as partes mais escuras (onde tem menos luz).
- Explique aos alunos que eles vão sombrear o círculo, de acordo com o que estão vendo , ou
seja, onde a bola estiver mais clara, eles vão colorir(sombrear) mais claro e onde a luz bate
menos, colorir(sombrear) com o lápis mais forte.
- Incentive os alunos a preencher todo o espaço do círculo.
- Mostrar para os alunos que devido aos lugares que cada um se sentou, a luz foi projetada de
forma diferente na bola de isopor, por isso os coloridos (sombreados) não ficaram iguais.
- Se o professor achar interessante ele poderá mudar a lanterna de lugar e pedir para os alunos
fazerem outros registros de luz e sombra.
- Esta atividade vai ser muito interessante.
Fonte: http://mauriciodesenhosrealistas.blogspot.com/p/luz-e-sombra-estrutura-da-luz-e-sombra_4812.html
O VOLUME NO DESENHO
- História - Fundamental | 05.4.Mudanças na relação com a natureza.
Conscientes da nossa responsabilidades, cite uma ação que se deve adotar para preservar nossas matas e nossos rios.
- Inglês - Fundamental | 06. Aprendendo Inglês com os Bichinhos
Then fill in the ticket according to the text.
CLICK Magazine, page 6, September / October, 2011, Scholastic, UK
- Ciências da Natureza | Capítulo 03: Diversidade
Qual é o principal método de prevenção das ISTs durante as relações sexuais?