(UPE) Os músculos esqueléticos dos vertebrados são compostos por dois tipos de fibras: I – as fibras lentas oxidativas ou vermelhas, e II – as fibras rápidas ou brancas. O tipo de atividade física exercida por uma pessoa pode, até um certo grau, alterar a proporção dessas fibras em seu corpo. De acordo com a modalidade esportiva e o tipo de treinamento, quais desses atletas olímpicos apresentam maior número de fibras lentas?
I. Corredor de 100 m
II. Maratonista (percorre 42 km)
III. Nadador de 1.500 m
IV. Levantador de peso
V. Atleta de salto
Questões relacionadas
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNIC) Em todo o mundo, milhares de pessoas estão tirando o glúten da dieta alimentar. Na esperança de emagrecer e ter mais saúde, retirar o nutriente do cardápio tornou-se a solução mais propagada, no momento. Nos Estados Unidos, a expectativa é de que o consumo de produtos sem glúten cresça de 2,6 bilhões de dólares, em 2010, para 5 bilhões até 2015. O glúten é uma mistura de proteínas, gliadina e glutenina, existente no endosperma de grãos de cereais, como o trigo, a cevada e o centeio, juntamente com o amido e outras substâncias. É uma reserva importante de nitrogênio e de carbono para a germinação da semente. A vantagem da mistura é ser imprescindível ao processo de panificação ao acrescentar viscosidade e elasticidade às massas de pães. O glúten é de difícil digestão, altera a bioquímica do intestino delgado e pode levar à constipação, prejudicando a absorção de nutrientes. O nível de inflamação do organismo estimula a manifestação de outras doenças, como a celíaca, que produz danos à mucosa do aparelho digestório, assim como dermatite. Na separação das proteínas insolúveis gliadina e glutenina do amido e de outras substâncias, usa-se uma solução salina aquosa contendo 4,0%(m/v) de hidrogenofosfato de sódio, Na2HPO4, e 2,0%(m/v) de cloreto de sódio, NaCl, para umedecer uma porção de farinha de trigo e, em seguida, lavá-la várias vezes até que a solução final perca a turbidez.
A análise dessas informações sobre o glúten, relacionada aos conhecimentos científicos e tecnológicos da química, permite corretamente afirmar:
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Ainda nos dias atuais, povos que vivem no deserto usam roupas de lã branca como parte de seu vestuário para se protegerem do intenso calor, já que a temperatura ambiente pode chegar a 50 ºC durante o dia. Para nós, brasileiros, que utilizamos a lã principalmente no inverno, a atitude dos povos do deserto pode parecer estranha ou equivocada, contudo ela pode ser explicada pelo fato de que:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A imagem ilustra a retirada do pau-brasil, que se tornou a principal atividade econômica dos portugueses após a chegada à Terra de Vera Cruz (posteriormente, Brasil) em 1500. A partir da observação da mesma, explique como funcionava o esquema de exploração da madeira na nova colônia portuguesa.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Seria ingenuidade procurar nos provérbios de qualquer povo uma filosofia coerente, uma arte de viver. É coisa sabida que a cada provérbio, por assim dizer, responde outro, de sentido oposto. A quem preconiza o sábio limite das despesas, porque “vintém poupado, vintém ganhado”, replicará o vizinho farrista, com razão igual: “Da vida nada se leva”. (...)
Mais aconselhável procurarmos nos anexins não a sabedoria de um povo, mas sim o espelho de seus costumes peculiares, os sinais de seu ambiente físico e de sua história. As diferenças na expressão de uma sentença observáveis de uma terra para outra podem divertir o curioso e, às vezes, até instruir o etnógrafo.
Povo marítimo, o português assinala semelhança grande entre pai e filho, lembrando que “filho de peixe, peixinho é”. Já os húngaros, ao formularem a mesma verdade, não pensavam nem em peixe, nem em mar; ao olhar para o seu quintal, notaram que a “maçã não cai longe da árvore”.
Paulo Rónai, Como aprendi o português e outras aventuras.
(FUVEST 2016 1° FASE) No texto, a função argumentativa do provérbio “Da vida nada se leva” é expressar uma filosofia de vida contrária à que está presente em “vintém poupado, vintém ganhado”.
Também é contrário a esse último provérbio o ensinamento expresso em:
- Química | 4. Química Ambiental
Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou tem potencial para exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos.
CORREA. A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs.). Química Verde: fundamentos e aplicações. São Carlos. EduFSCar, 2009.
À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas: