Jornal Zero Hora, 2 mar. 2006.
Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por lotti no intertexo. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
Texto base: Leia o texto a seguir: Recebemos a informação de que é dono dessas detestáveis tosquiadoras mecânicas. Fica avisado de que se elas não forem retiradas até o fim da próxima semana, eu mandarei imediatamente um de meus representantes destruí-las...
COGGIOLA, Osvaldo. Os inícios das organizações dos trabalhadores. In: Aurora, ano IV, número 6 – agosto de 2010, p 6
Enunciado:
O texto anterior faz parte de um trecho de uma carta escrita 1812 por um trabalhador inglês.
A carta está relacionada à qual movimento operário inglês do século XIX? Justifique sua resposta.
- Química | 3.7 Polímeros
Uma empresa desenvolveu uma planta industrial para a fabricação de um bioplástico, produzido a partir de um recurso renovável (A), obtido da cana-de-açúcar. Esse polímero verde é quimicamente indiferenciável do polímero comercial, produzido a partir de fontes petroquímicas ou gás-químicas. A parte diferenciada desse processo é a transformação da biossubstância (A) no composto de partida (B), do qual se gera o polímero verde, em uma etapa posterior. A figura a seguir ilustra o processo de desidratação intramolecular de A e de purificação do produto formado (B), com pureza acima de 99,9%.
Esse processo representa a produção de matéria-prima para o
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor combinará com a turma um estudo sobre a Bossa Nova, um gênero musical
brasileiro que conquistou o mundo. Para tal, precisará saber o que elas já conhecem acerca
do assunto.
. Quem já ouviu a expressão "Bossa Nova" ?
. Sabe o que ela significa ?
. Quem já ouvi alguma músca da Bossa Nova ?
. Quem pode me citar um cantor ou compositor da Bossa Nova ?
. Quem sabe cantar uma música e Bossa Nova ?
- Os alunos , agora, serão convidadas a assistirem um vídeo sobre Bossa Nova, pois
responderão algumas questões sobre o mesmo.
Disponível: Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=n81JA6xSbcs
- Após a exibição, o professor fará mais questionamentos.
. Vocês já conheciam estas músicas?
. O que mais chamou a atenção de vocês nos vídeos?
. Por quê ?
. Quais os cantores aparecem nos vídeos?
- Após o registro com a fala dos alunos, o professor deverá aproveitar a oportunidade e
elaborar um bilhete solicitando que as crianças realizem uma pesquisa junto aos seus pais
acerca da Bossa Nova, falando sobre sua origem, seus principais representantes, as músicas
consagradas e a influência que o movimento trouxe para a músca popular brasileira e
internacional. No site http://pt.wikipedia.org/wiki/bossanova , há uma matéria que pode ser
consultado para auxiliar a pesquisa.
- Quando as crianças trouxerem o materal da pesquisa, o professor deverá dividir a sala em
pequenos grupos e cada grupo deverá fazer um trabalho sobre um representante da Bossa
Nova (João Gilberto, Nara Leão, Toquinho, Vinícios de Morais, entre outros.) Para isso,será
disponibilizado o material necessário: cartolina, cola, e as fotos relacionadas com o tema.
- Durante a atividade, o professor deverá colocar CD's com músicas da Bossa Nova para dar um
clima especial ao momento.
- Depois de tudo pronto, a turma se sentará em círculo e o professor pedirá que cada grupo
fale um pouco sobre a vida e obra do cantor pesquisado.
- Neste momento, o recurso de questionar os alunos poderá se de grande importância para
extrair deles os frutos da pesquisa realizada, também se faz necessário que se tenha uma
música de cada cantor, assim os alunos terão acesso a este tipo de música.
- Expor os trabalhos na sala de aula .
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24985
BOSSA NOVA:UM BANQUINHO E UM VIOLÃO
- Língua Inglesa | 1.5 Interpretação de Música
Tears dry on their own
All I can ever be to you,
Is a darkness that we knew
And this regret I got accustomed to
Once it was so right
When we were at our high,
Waiting for you in the hotel at night
I knew I hadn’t met my match
But every moment we could snatch
I don’t know why I got so attached
It’s my responsibility,
And you don’t owe nothing to me
But to walk away I have no capacity
He walks away
The sun goes down,
He takes the day but I’m grown
And in your way
In this blue shade
My tears dry on their own.
[…]
I wish I could say no regrets
And no emotional debts
’Cause as we kissed goodbye the sun sets
So we are history
The shadow covers me
The sky above a blaze
That only lovers see
WINEHOUSE, A; ASHFORD, N.; SIMPSON, V. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 15 set. 2021 (adaptado).
A cantora Amy Winehouse escrevia sobre temas pessoais; no trecho da música Tears dry on their own, a cantora evidencia que
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(EBMSP) No corpo humano, as atividades biológicas são estimuladas ou controladas por impulsos elétricos. Quando ocorre o contato do organismo com uma corrente elétrica, proveniente do meio externo, pode haver danos que vão desde uma dormência na superfície da pele até a perda dos sentidos ou morte. A corrente elétrica quando percorre toda extensão do corpo humano possui intensidade determinada por dois fatores: a diferença de potencial existente entre dois pontos específicos e a resistência elétrica do corpo.
Disponível em: http://www.portaleletricista.com.br/riscos-do-choque-eletrico-e-seus-efeitos-nocorpo-humano. Acesso em: ago. 2017.
Considerando-se os efeitos fisiológicos da corrente elétrica no corpo humano, com base nos conhecimentos sobre a eletricidade, pode-se afirmar: