(UNESP) Três pacientes recorreram a um laboratório de análises clínicas para fazer um hemograma, exame que registra informações sobre os componentes celulares do sangue. O paciente 1, bastante pálido, apresentava cansaço constante; o paciente 2 era portador do vírus HIV e apresentava baixa imunidade; o paciente 3 trazia relatos de sangramentos por causa ainda a ser investigada. As fichas de registro, A, B e C, apresentam alguns resultados dos exames desses três pacientes.
É correto afirmar que as fichas A, B e C correspondem, respectivamente, aos pacientes
Questões relacionadas
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
A palavra vinagre vem do latim vinum, “vinho”, e acre, “azedo”. Desde a Antiguidade, a humanidade sabe fabricar vinagre; basta deixar o vinho azedar. Nessa reação, o etanol reage com o oxigênio (O2) e transforma-se em ácido acético.
Fonte: Química na abordagem do cotidiano. Tito e Canto Vol.3
De acordo com a equação da reação química acima, de obtenção do ácido acético (componente do vinagre), foram realizadas as seguintes afirmações:
I. O etanol sofre oxidação.
II. O Nox do carbono carboxílico do ácido acético é igual a -3.
III. O gás oxigênio (O2) atua como agente oxidante.
IV. O Nox do carbono que possui o grupo funcional no etanol é igual a +1.
Estão corretas, somente,
- Geografia - Fundamental | 3.5 Relevo
Em regiões que sofreram o processo da glaciação, as geleiras se expandiram, formando imensos mantos de gelo e neve. Com o passar do tempo, esses mantos, com dezenas de metros de espessura, afundaram o terreno em diversos pontos das planícies do extremo norte da Europa. Devido ao processo de degelo, a água acumulou-se nessas depressões, originando o que chamamos de:
- História | 1.4 Expansão Territorial
(FUVEST 2014 1° FASE) Após o Tratado de Tordesilhas (1494), por meio do qual Portugal e Espanha dividiram as terras emersas com uma linha imaginária, verifica-se um “descobrimento gradual” do atual território brasileiro. Tendo em vista o processo da formação territorial do País, considere as ocorrências e as representações abaixo: Ocorrências:
I. Tratado de Madrid (1750);
II. Tratado de Petrópolis (1903);
II. Constituição da República Federativa do Brasil (1988) / consolidação da atual divisão dos Estados.
Representações:
Associe a ocorrência com sua correta representação:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (You-tube)
- Cartolina
- Tesoura
- Palitos de picolé ou churrasco
- Lençol braço
- Lanterna
- Fita crepe
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar um pouco e exibir vídeos para que as crianças possam
apreciar o teatro de sombras. Após a apreciação dos vídeos, o professor deverá
conversar com os alunos sobre o que assistiram.
Disponível:
- Os três porquinhos - https://www.youtube.com/watch?v=pMX24VAc9cs
- Lenda do Teatro de Sombras https://www.youtube.com/watch?v=QXMlVgNquNs
- O professor vai propor às crianças a montagem de um teatro de sombras.
- O professor, junto com as crianças vão criar um tema da história que vai ser contada
e coletivamente as crianças vão criar um texto para este teatro.
- O professor deverá auxiliar as crianças durante todo o processo de criação.
- Depois de escolhido o tema da história, o professor vai pedir aos alunos que se
dividam em grupo de 06 crianças. Cada grupo vai criar um personagem .
- Para a criação dos personagens, o professor vai instruir as crianças a fazer um
desenho (pequeno) em uma cartolina para depois ser recortada e colada em um
palito de picolé ou churrasco.
- Cada grupo irá apresentar o teatro de sombra que criou.
- O professor deverá providenciar um teatrinho de caixa/madeira ou lençol branco e
lanterna. (cenário)
- As crianças irão se organizar em grupos : apresentadores e plateia . Depois, as
crianças que apresentaram o teatro irão sentar e o outro grupo irá fazer a sua
apresentação.
- Combine com as crianças de fazer em outro dia uma apresentação para as turmas da
escola.
- Exponha o texto de cada grupo e fotos da apresentação no mural da escola,
socializando os trabalhos das crianças
Fonte:http://plimplimhistorias.blogspot.com/2009/02/teatro-de-sombras.htm
- O professor poderá propor uma visita ao teatro ou convidar algum grupo, artista de
teatro de sombra para fazer uma apresentação na escola. Após essa atividade, os
alunos irão fazer o registro através do desenho e escrita.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20264
DIÁLOGOS COM OUTRAS LINGUAGENS
- História - Fundamental | 13. Mercantilismo: Uma economia de Transição
Leia o texto a seguir.
MONTESQUIEU. Do espírito das leis (1748). São Paulo: Martin Claret, 2004. p. 387.
De acordo com a política mercantilista, as colônias