(UFG) Analise a Tabela a seguir, na qual é apresentado o resultado de parte de um hemograma de um indivíduo adulto do sexo masculino, com peso e altura compatíveis.
O resultado apresentado indica que esse indivíduo tem uma predisposição à
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
¿Y si no quiero una fiesta?
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
Uma enzima foi retirada de um dos órgãos do sistema digestório de um cachorro e, após ser purificada, foi diluída em solução fisiológica e distribuída em três tubos de ensaio com os seguintes conteúdos:
Tubo 1: carne
Tubo 2: macarrão
Tubo 3: banha
Em todos os tubos foi adicionado ácido clorídrico (HCl), e o pH da solução baixou para um valor próximo a 2. Além disso, os tubos foram mantidos por duas horas a uma temperatura de 37 °C. A digestão do alimento ocorreu somente no tubo 1.
De qual órgão do cachorro a enzima foi retirada?
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
A população do Japão cairá 30% até o ano de 2060, quando contará com 86,7 milhões de habitantes dos quais quase 40% terá mais de 65 anos. Para 2060, segundo o Instituto, a esperança de vida poderia chegar no Japão a 90,93 anos para as mulheres e a 84,19 anos para os homens, acima dos 85,93 anos para as mulheres e 79,27 para os homens atualmente. O país asiático é o de maior esperança de vida do mundo e um dos que abriga mais idosos em relação a sua população, com 29,8 milhões de japoneses (23,3% do total) maiores de 65 anos, segundo dados oficiais. Em 2010 a taxa de fecundidade (que mede o número estimado de filhos por mulher durante sua idade reprodutiva) ficou em 1,39%, e segundo o relatório se prevê que continue caindo para 1,33% em 2024, embora subiria ligeiramente para 1,35% em 2060.
Disponível em: <http://www.ufjf.br/ladem/2012/04/23/populacao-do-japao-caira-30-ate-o-ano-2060/>. Acesso em: 15 fev. 2014.
Mudanças demográficas tão estruturais como as vividas pelo Japão provocam perturbações e oportunidades na economia.
Identifique e explique uma dificuldade e uma possibilidade de expansão da economia japonesa frente a nova realidade demográfica.
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(FUVEST 2007 1ª FASE) O mundo tem vivido inúmeros conflitos regionais de repercussão global que, por um lado, envolvem intervenções de tropas de diferentes países e, por outro lado, resultam em discussões na Organização das Nações Unidas. Considere as seguintes afirmações:
I. Povos primitivos precisam ser tutelados pela diplomacia internacional ou reprimidos por forças de nações desenvolvidas, para que conflitos locais ou regionais não perturbem o equilíbrio mundial.
II. Razões estratégicas, de localização geográfica, de orientação política ou de concentração de recursos naturais, fazem com que certas regiões ou países sejam alvo de interesses, preocupações e intervenções internacionais.
III. Diferenças étnicas, culturais, políticas ou religiosas, com raízes históricas, têm resultado em preconceito, desrespeito e segregação, gerando tensões que repercutem em conflitos existentes entre diferentes nações.
O envolvimento global em conflitos regionais é, corretamente, explicado em
- Ciências - Fundamental | 10. Movimentos da terra
O grau de desenvolvimento científico e tecnológico permitiu ao ser humano explicar cada vez mais e melhor os fenômenos da natureza que o cercam.
Explicações de certos fenômenos, que hoje são muito bem fundamentadas, em outros tempos eram dotados de grande misticismo, envolvendo divindades, animais e monstros, e acabaram por se tornar mitos e lendas.
Em relação ao fenômeno do eclipse solar, os vikings, por exemplo, acreditavam que o deus Skoll, um lobo gigante que morava no céu, comia momentaneamente o Sol, tornando, de forma assustadora, o dia em noite.
Somente por volta de 300 a.C. é que o fenômeno do eclipse solar ganhou explicação com fundamentação científica através dos trabalhos de Aristarco.
Na lenda viking sobre o eclipse solar, pode-se dizer que o deus Skoll é representado pela