Com o objetivo de fazer com que seus alunos fixassem a explicação sobre triângulos isósceles, o professor Carlos desenhou um eneágono regular no quadro e traçou todas as suas diagonais.
Após concluir o desenho, o professor perguntou aos alunos: “Quantos triângulos isósceles existem nessa figura?” Cinco deles responderam da seguinte forma:
Alex: “Mestre, existem 27 triângulos”.
Beatriz: “Professor, há 36 triângulos”.
Cibele: “Acredito que haja mais de 50”.
Diogo: “Creio eu que tenha menos de 25”.
Érica: “Com certeza, existem 30 triângulos”.
A resposta correta foi a de
Questões relacionadas
- Matemática | 14.3 Pirâmide
A cobertura de uma tenda de lona tem formato de uma pirâmide de base quadrada e é formada usando quatro triângulos isósceles de base y. A sustentação da cobertura é feita por uma haste de medida x. Para saber quanto de lona deve ser comprado, deve-se calcular a área da superfície da cobertura da tenda.
A área da superfície da cobertura da tenda, em função de y e x, é dada pela expressão
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
As narrativas indígenas se sustentam e se perpetuam por uma tradição de transmissão oral (sejam as histórias verdadeiras dos seus antepassados, dos fatos e guerras recentes ou antigos; sejam as histórias de ficção, como aquelas da onça e do macaco). De fato, as comunidades indígenas nas chamadas “terras baixas da América do Sul" (o que exclui as montanhas dos Andes, por exemplo) não desenvolveram sistemas de escrita como os que conhecemos, sejam alfabéticos (como a escrita do português), sejam ideogramáticos (como a escrita dos chineses) ou outros. Somente nas sociedades indígenas com estratificação social (ou seja, já divididas em classes), como foram os astecas e os maias, é que surgiu algum tipo de escrita. A história da escrita parece mesmo mostrar claramente isso: que ela surge e se desenvolve – em qualquer das formas – apenas em sociedades estratificadas (sumérios, egípcios, chineses, gregos, etc.). O fato é que os povos indígenas no Brasil, por exemplo, não empregavam um sistema de escrita, mas garantiram a conservação e continuidade dos conhecimentos acumulados, das histórias passadas e, também, das narrativas que sua tradição criou, através da transmissão oral. Todas as tecnologias indígenas se transmitiram e se desenvolveram assim. E não foram poucas: por exemplo, foram os índios que domesticaram plantas silvestres e, muitas vezes, venenosas, criando o milho, a mandioca (ou macaxeira), o amendoim, as morangas e muitas outras mais (e também as desenvolveram muito; por exemplo, somente do milho criaram cerca de 250 variedades diferentes em toda a América).
D'Angelis, W. R. Histórias dos índios lá em casa: narrativas indígenas e tradição oral popular no Brasil. Disponível em: www.portalkaingang.org. Acesso em: 5 dez. 2012.
A escrita e a oralidade, nas diversas culturas, cumprem diferentes objetivos. O fragmento aponta que, nas sociedades indígenas brasileiras, a oralidade possibilitou:
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(PUCMG) A anemia é uma doença que atinge inúmeras pessoas em todo o mundo, mesmo em países desenvolvidos, trazendo fadigas e diminuição do desempenho físico e cognitivo. O esquema a seguir destaca alguns fatores envolvidos direta ou indiretamente na eritropoiese.
No esquema, E.P.O (eritropoietina) é um hormônio produzido e liberado em resposta a baixos teores de oxigênio no sangue que passa pelos rins.
De acordo com o esquema e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
- Matemática | 12.4 Outras Funções
Considere a equação . Assinale a soma de todas as soluções da equação com
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
As perícias médico-legais na investigação de paternidade podem ser divididas em não genéticas e genéticas. Os principais e mais tradicionais métodos utilizados na investigação genética da paternidade pelo sangue são por intermédio do sistema ABO, sistema MN, sistema Rh e sistema HLA. Considerando o sistema ABO, em que a mãe tem sangue grupo O, o pai do grupo AB e os filhos com sangue dos grupos A, B e O, analise as afirmativas abaixo.
I. A criança do grupo O é filha do casal.
II. A criança do grupo O não é filha do casal.
III. As crianças dos grupos A e B são filhas do casal.
IV. Nesta situação a mãe é heterozigota.
V. Nesta família pode ter ocorrido adoção, ou troca de bebês na maternidade, ou adultério por parte da mãe.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: