Com o objetivo de fazer com que seus alunos fixassem a explicação sobre triângulos isósceles, o professor Carlos desenhou um eneágono regular no quadro e traçou todas as suas diagonais.
Após concluir o desenho, o professor perguntou aos alunos: “Quantos triângulos isósceles existem nessa figura?” Cinco deles responderam da seguinte forma:
Alex: “Mestre, existem 27 triângulos”.
Beatriz: “Professor, há 36 triângulos”.
Cibele: “Acredito que haja mais de 50”.
Diogo: “Creio eu que tenha menos de 25”.
Érica: “Com certeza, existem 30 triângulos”.
A resposta correta foi a de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Qual a diferença entre freios ventilados, perfurados e sólidos?
Da esquerda para a direita: perfurado, ventilado e sólido.
(No detalhe, a câmara interna do disco ventilado).
Frenagens geram calor. O sistema de freios transforma a energia cinética do movimento em energia térmica por meio do atrito entre as pastilhas de freio e os discos. Em duas linhas, esse é o princípio de funcionamento do freio.
Mas há um efeito colateral. Esse calor gerado provoca fadiga dos discos e pastilhas e compromete a eficiência do conjunto de freios.
O disco de freio sólido é uma peça só, feita de ferro maciço. A vantagem está em custar mais barato que os outros. Contudo, tem baixo rendimento em situações extremas de frenagem (em descidas de serras, por exemplo) por não ter estruturas que favoreçam seu resfriamento. Por isso, discos sólidos são usados em aplicações mais leves, comuns no eixo dianteiro dos compactos 1.0 e no eixo traseiro de carros maiores, como sedãs e SUVs médios.
O modelo ventilado, por sua vez, é formado por dois discos mais finos unidos por uma câmara interna que tem a função de proporcionar uma passagem do ar entre eles, resfriando com mais rapidez o conjunto. Eles estão nos eixos dianteiros dos compactos mais potentes. Mas também aparecem nos eixos traseiros de carros esportivos. Mas esportivos com motores de alto desempenho e carros de luxo têm discos perfurados. Há pequenos furos no disco com o objetivo de aumentar o atrito e dispersar o calor.
RODRIGUEZ, H. Disponível em: http://quatrorodas.abril.com.br.Acesso em: 22 ago. 2017 (adaptado).
O texto mostra diferentes tipos de discos de freio e defende a eficácia de um modelo sobre o outro. Para convencer o leitor disso, o autor utiliza o recurso de
- Matemática | 12.4 Outras Funções
Considere o quadrilátero convexo ABCD mostrado na figura, em que
Se a diagonal BD está contida na bissetriz do ângulo e então a medida do lado CD, em centímetros, vale:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UERJ) O rompimento da barragem de contenção de uma mineradora em Mariana (MG) acarretou o derramamento de lama contendo resíduos poluentes no rio Doce. Esses resíduos foram gerados na obtenção de um minério composto pelo metal de menor raio atômico do grupo 8 da tabela de classificação periódica. A lama levou 16 dias para atingir o mar, situado a 600 km do local do acidente, deixando um rastro de destruição nesse percurso. Caso alcance o arquipélago de Abrolhos, os recifes de coral dessa região ficarão ameaçados.
O metal que apresenta as características químicas descritas no texto é denominado:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia a reportagem e responda o que se pede.
RUA DE LAZER E CULTURA EM ALPHAVILLE
Data: 06/09/09 - 14h48 - por: Redação
Sustentabilidade é o tema da quinta edição da Rua de Lazer e Cultura. Um caminhão da Oficina de Desafios, programa de divulgação científica do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está entre as atrações. Nele haverá sessões de desafios de ciências. A Rua contará também com atores, adestradores, personagens, contadores de história, brincadeiras, oficinas, música, shows, dança, teatro, espetáculos e esporte.
Disponível em <http://www.revistamundoeco.com.br/mundoeco-rua_de_lazer_e_cultura_em_alphaville.html> Acesso em 10/10/2009 - Adaptação
Paulo e sua família moram a 1 hora do local do evento. Saíram de casa às 9h30min. Eles chegarão a tempo do hasteamento das bandeiras? Explique por quê.
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Nos cães labradores, a cor da pelagem preta, chocolate ou dourada depende da interação entre dois genes, um localizado no cromossomo 11 (alelos B e b) e o outro, no cromossomo 5 (alelos E e e).O alelo dominante B é responsável pela síntese do pigmento preto e o alelo recessivo b, pela produção do pigmento chocolate. O alelo dominante E determina a deposição do pigmento preto ou chocolate nos pelos; e o alelo e impede a deposição de pigmento no pelo.
Dentre 36 cães resultantes de cruzamentos de cães heterozigóticos nos dois lócus com cães duplo-homozigóticos recessivos, quantos com pelagem preta, chocolate e dourada, respectivamente, são esperados?