A escola de Pedro propôs a organização de um acampamento para festejar o dia das crianças à comissão de pais. Cada aluno deveria levar seus equipamentos de segurança enquanto a escola ficaria responsável por todo o bom funcionamento do evento. Uma das coisas que a escola teria que fornecer aos alunos seriam as barracas de lona em forma de prisma triangular, cujo triângulo é isósceles, conforme a mostrado na figura.
A quantidade de lona necessária para produzir todas as faces do poliedro que representa essa barraca é
Questões relacionadas
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UPE) De acordo com um comunicado emitido pela Academia Americana de Pediatria, em 2015, não existem problemas na higienização dos dentes dos bebês e das crianças com cremes dentais que contêm flúor em sua composição. No entanto, esses produtos devem apresentar uma concentração de flúor entre 0,054 e 0,13 (título em massa), para se obter uma proteção adequada contra as cáries.
Foram realizados testes de qualidade relativos à presença do flúor nos seguintes cremes dentais recomendados para bebês e crianças:
Passaram, no teste de qualidade, apenas os cremes dentais:
- Matemática | 3.6 Exponencial
(FUVEST 2011 1° FASE) Seja f(x) = a + 2bx + c, em que a, b e c são números reais. A imagem de f é a semireta ]-1 ,∞[ e o gráfico de f intercepta os eixos coordenados nos pontos (1, 0) e (0, -3/4).
Então, o produto abc vale
- Língua Portuguesa
Período “É importante que ele não falte à reunião”, a oração sublinhada é:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La violencia en sus diferentes formas, como
manifestación de la sinrazón, es uno de los aspectos más
notables en la obra de Goya. Fueron precisamente los
sucesos acontecidos durante la Guerra de la Independencia
[5] (1808-1814) los que dieron lugar a que Goya efectuara una
reflexión enormemente crítica e innovadora sobre la
guerra, sobre sus causas, sus brutales manifestaciones y
consecuencias.
É indubitável que el origen de la serie de estampas
[10] llamada Desastres se basa en los hechos acaecidos en la
guerra y vividos por Goya en estos años. Pero ello no
quiere decir que el artista fuera testigo de todos y cada uno
de los succesos representados a lo largo de las estampas de
la serie. Incluso cuando en una de ellas nos dice con su
[15] título Yo lo vi(n.º 44) y en la siguiente Y esto también
(n.º 45), no son sino formas de garantizar la veracidad de
lo representado al convertirse él mismo en testigo ocular de
lo ocurrido. Goya se sitúa de este modo en un plano
contiguo a la acción, tomando parte en el succeso como
[20] Nunca hasta ahora artista alguno había realizado. De ahí
también la proximidad de las figuras que protagonizan
cada uno de los Desastres, monumentales, muy cercanas a
nuestro plano de visión, y que apenas dejan espacio para lo
anecdótico de los fondos.
Internet: www.goyaenelprado.es (con adaptaciones).
A partir del texto de arriba, juzgue lo siguiente ítem.
En Yo lo vi y Y esto también Goya hace mención a las desgracias que había acarreado la Guerra de la Independencia.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Mas seu olhar verde, inconfundível, impressionante, iluminava com sua luz misteriosa as sombrias arcadas superciliares, que pareciam queimadas por ela, dizia logo a sua origem cruzada e decantada através das misérias e dos orgulhos de homens de aventura, contadores de histórias fantásticas, e de mulheres caladas e sofredoras, que acompanhavam os maridos e amantes através das matas intermináveis, expostas às febres, às feras, às cobras do sertão indecifrável, ameaçador e sem fim, que elas percorriam com a ambição única de um “pouso” onde pudessem viver, por alguns dias, a vida ilusória de família e de lar, sempre no encalço dos homens, enfebrados pela procura do ouro e do diamante.
PENNA, C. Fronteira. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d.
Ao descrever os olhos de Maria Santa, o narrador estabelece correlações que refletem a