A haste (de 7 m de comprimento) de uma bandeira está apoiada, verticalmente, sobre o telhado de uma escola. De um ponto do plano horizontal onde a escola se situa, avistam-se a ponta superior e a base dessa haste, em ângulos de 60º e 45º, respectivamente, conforme mostra a figura: (Dado: Considerar √3 = 1,7).
A altura aproximada da escola é, em metros:
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESB) Ilhas de ordem num oceano de caos (...), o corpo concentra a ordem. Ele se refaz continuamente. A cada cinco dias, temos um novo revestimento interno do estômago. Ganhamos um novo fígado a cada dois meses. Nossa pele se repõe a cada seis semanas. A cada ano, 98 por cento dos átomos de nosso corpo são substituídos. Essa substituição química ininterrupta, o metabolismo, é um sinal seguro de vida. Os biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela veem no metabolismo a essência de algo realmente fundamental para a vida. Dão-lhe o nome de “autopoese”. (...) raízes gregas que significam “si mesmo” (auto) e “fazer” (poien, como em “poesia”), a autopoese refere-se à produção contínua de si mesma pela vida. (...) incessante química biológica e fluxo energético, que é o metabolismo. Somente as células, os organismos feitos de células e as biosferas feitas de organismos são autopoéticos e podem efetuar o metabolismo.(MARGULIS, 2002, p.31).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos termodinâmicos aplicados aos seres vivos, é correto afirmar:
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar-lhe sua existência absoluta para dar-lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo.
ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
A visão de Rousseau em relação à natureza humana, conforme expressa o texto, diz que
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(FUVEST 2015 1ª FASE) Nas figuras abaixo, estão esquematizadas células animais imersas em soluções salinas de concentrações diferentes. O sentido das setas indica o movimento de água para dentro ou para fora das células, e a espessura das setas indica o volume relativo de água que atravessa a membrana celular.
A ordem correta das figuras, de acordo com a concentração crescente das soluções em que as células estão imersas, é:
- Química
A lisozima é uma enzima presente nas lágrimas e nos mucos dos seres humanos. Ela apresenta uma função protetora muito importante, pois atua na hidrólise de carboidratos de alto peso molecular, destruindo a camada protetora da parede celular de muitas bactérias. A seguir são apresentados gráficos que relacionam a atividade da lisozima em função do pH e da temperatura.
Considerando os gráficos, a condição em que a lisozima apresenta a maior atividade enzimática corresponde a a
- Química | B. Espacial
(UNIPÊ)
Na retina, camada que fica na parte posterior do olho, existem células fotorreceptoras que contêm cis-retinal. A incidência de luz sobre esse isômero transforma-o em trans-retinal e, no processo, um impulso elétrico é enviado ao cérebro. Os impulsos são interpretados e resultam em imagens. O olho dispõe de mecanismos capazes de reconverter o trans-retinal em cis-retinal e, assim, dar continuidade ao processo de visão.
Considerando-se essas informações e a equação química que representa o mecanismo de visão, do ponto de vista científico, é correto concluir: