Uma grande empresa exploradora de minério de ferro possui uma função de oferta mensal do minério expressa por p = x2+ 5x, em que p é o preço, em dólares, por tonelada e x a oferta, em milhões de toneladas. A função de demanda mensal é, por sua vez, expressa por d = - 5x + 200. O preço de equilíbrio de mercado ocorre quando seu valor se iguala à demanda.
Esse preço, em dólares por tonelada, é igual a
Questões relacionadas
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
O transporte aéreo de pessoas entre as cidades de Belo Horizonte e Campinas é feito por uma única companhia em um único voo diário. O avião utilizado tem 180 lugares, e o preço da passagem p relaciona-se com o número x de passageiros por dia pela equação p(x) = 285 – 0,95x. Nessas condições, o número de passageiros que torna a receita máxima possível por viagem é:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
No Império Romano quando o momento era de crise, tudo era escasso, para o povo se acalmar, não reclamar e, não se revoltar contra o poder dominante da época, era utilizado a política do "pão e circo", ou seja, eram construídas enormes arenas (Coliseu), nas quais se realizavam os sangrentos espetáculos dos gladiadores (escravos treinados para matar ou morrer, e suas vidas ficavam na dependência da platéia, que com um indicador do polegar determinava se deveriam viver ou morrer (vide o filme O Gladiador). Esses espetáculos envolviam homens e animais selvagens. Também eram realizados eventos como corridas de bigas, quadrigas, acrobacias, bandas, palhaços e corridas de cavalos.
Disponível em: <http://www.parafrasear.net/2007/11/poltica-do-po-e-circo.html.> Acesso em: 20 mar. 2014.
a) Explique o que foi a “política do pão e circo” praticada pelos imperadores romanos.
b) Analise a importância política do “pão e circo” implementada em Roma.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
CURY, C. Disponível em: http://tirasnacionais.blogspot.com. Acesso em: 13 nov. 2011.
A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude:
- Física | A. Leis de Newton
Uma criança está em um carrossel em um parque de diversões. Este brinquedo descreve um movimento circular com intervalo de tempo regular. A força resultante que atua sobre a criança
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que escrevam outras palavras utilizando a palavra ÉTICA, procurando escolher palavras que se relacionem a ela.
1.2. Peça aos alunos que façam uma ilustração para a palavra ÉTICA, no quadro ao lado dela, mostrando uma ação que traduz a ideia de ética.
1.3. Professor, coloque o trabalho dos alunos no mural para apreciação de todos.
E
T
I
C
A
2. Segundo passo
2.1. Professor, reflita com a turma a tirinha do Armandinho.
2.2. Peça aos alunos que observem a tirinha:
a) Registrem as palavras ou expressões que não estão de acordo com um empreendedor social.
b) Escrevam uma frase utilizando as palavras que estão de acordo com um empreendedor social.
Disponível em: <http://dc.rbsdirect.com.br/imagesrc/23090365.jpg?w=660>. Acesso em: 24 abr. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, explique aos alunos que empreendedorismo social é um nome dado a um conjunto de ações empreendedoras que visam à melhoria da sociedade, onde os empreendedores lançam mão de medidas que podem ser ao mesmo tempo lucrativas e sociais.
3.2. Conte para os alunos que “A Caslu”, liderada por Fernanda Gentil atua em algumas épocas festivas do ano (Dia das Crianças, Natal... A cada ação fazemos novas camisas e ajudamos uma nova instituição. Um princípio básico da Caslu: não doamos dinheiro. O dinheiro arrecadado com a venda das camisas é sempre revertido em benefícios pré-definidos e detalhados a cada campanha.
3.3. Assista e comente com os alunos o vídeo “Fernanda Gentil fala sobre o projeto Caslu”, disponível no site:
https://globoplay.globo.com/v/3495744/