Uma grande empresa exploradora de minério de ferro possui uma função de oferta mensal do minério expressa por p = x2+ 5x, em que p é o preço, em dólares, por tonelada e x a oferta, em milhões de toneladas. A função de demanda mensal é, por sua vez, expressa por d = - 5x + 200. O preço de equilíbrio de mercado ocorre quando seu valor se iguala à demanda.
Esse preço, em dólares por tonelada, é igual a
Questões relacionadas
- Química | 3.8 Bioquímica
(FUVEST 2008 1ª FASE) O glicerol é um subproduto do biodiesel, preparado pela transesterificação de óleos vegetais. Recentemente, foi desenvolvido um processo para aproveitar esse subproduto:
Tal processo pode ser considerado adequado ao desenvolvimento sustentável porque:
I. permite gerar metanol, que pode ser reciclado na produção de biodiesel.
II. pode gerar gasolina a partir de uma fonte renovável, em substituição ao petróleo, não renovável.
III. tem impacto social, pois gera gás de síntese, não tóxico, que alimenta fogões domésticos.
É verdadeiro apenas o que se afirma em
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Texto I
A bandeira no estádio é um estandarte/A flâmula pendurada na parede do quarto/ O distintivo na camisa do uniforme/ Que coisa linda é uma partida de futebol/ Posso morrer pelo meu time/ Se ele perder, que dor, imenso crime/ Posso chorar se ele não ganhar/ Mas se ele ganha, não adianta/ Não há garganta que não pare de berrar/ A chuteira veste o pé descalço/ O tapete da realeza é verde/ Olhando para a bola eu vejo o sol/ Está rolando agora, é uma partida de futebol
SKANK. Uma partida de futebol. Disponível em: www.letras.terra.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (fragmento).
Texto II
O “gostar de futebol” no Brasil existe fora das consciências individuais dos brasileiros. O gosto ou a paixão por um determinado esporte não existe naturalmente em nosso “sangue”, como supõe o senso comum. Ele existe na coletividade, em nosso meio social, que nos transmite esse sentimento da mesma forma que a escola nos ensina a ler e a escrever.
HELAL, R. O que é Sociologia do Esporte? São Paulo: Brasiliense, 1990.
Chamado de ópio do povo por uns, paixão nacional por outros, o futebol, além de esporte mais praticado no Brasil, pode ser considerado fato social, culturalmente apreendido, seja por seus praticantes, seja pelos torcedores. Nesse sentido, as fontes acima apresentam ideias semelhantes, pois o
- Biologia | A. Digestão
Sobre a digestão nos diferentes grupos animais, assinale a alternativa INCORRETA:
- História | Geral
(UERN) Por que o dia tem 24 horas?
Foram os sumérios, por volta de 2000 a.C., que tiveram essa ideia. Esse povo viveu no sul da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, onde fica hoje o sul do Iraque, no Oriente Médio. O povo sumério dividiu o dia em: 12 horas para a parte clara (dia) e 12 horas para a parte escura (noite), criando assim as 24 horas. Dividiram também o ano em 12 meses, baseados no tempo para plantar e para colher.
(Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=419.)
A civilização egípcia também foi muito criativa no campo artístico e cultural. Desenvolveram um tipo especial de escrita, além de requintes de astronomia, matemática e medicina. O calendário de 365 dias foi organizado por eles.
(Moraes, Jose Geraldo Vinci de. 1960. Caminhos das civilizações – história integrada: Geral e do Brasil. São Paulo: Atual, 1998. p. 23.)
Os textos fazem referência ao tempo cronológico, ou seja, as datas se sucedem, com uma duração precisa. Ele se difere do tempo histórico que, por sua vez, diz respeito ao tempo de duração de determinado processo histórico ou modo de vida de uma sociedade. Diante do exposto, e correto afirmar que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Em cada lugar do mundo as crianças frequentam a escola, estudam Matemática, aprendem a sua língua e brincam no recreio. As escolas são parecidas e ao mesmo tempo muito diferentes. Observe as imagens e a partir delas responda às questões. Brasil. Disponível em: <http://www. guaruja.sp.gov.br>. Acesso em: 20 out. 2012 . Japão. Disponível em: <http://www.br.emb-japan.go.jp>. Acesso em: 20 out. 2012. Escola antiga. Disponível em: <http://www. scielo.br > Acesso em: 20 out. 2012. Escola rural. Disponível em: http://www.abocadopovo.com.br>. Acesso em: 20 out. 2012.
Enunciado:
A) Descreva o modo de vida das crianças em suas escolas.
B) Observe a imagem da escola rural. Cite uma semelhança e uma diferença entre esta escola e a sua realidade?