Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança
[...]
Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade
“Bom conselho”, de Chico Buarque.
Lançada dentro do contexto social da Ditadura Militar, no disco Quando o Carnaval chegar, de 1972, a canção anterior, de Chico Buarque, trama uma série de referências de caráter paródico a provérbios consagrados da cultura popular brasileira. No texto, o tom paródico evidencia-se por meio do(a):
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Uma feita a Sol cobrira os três manos duma escaminha de suor e Macunaíma se lembrou de tomar banho. Porém no rio era impossível por causa das piranhas tão vorazes que de quando em quando na luta pra pegar um naco de irmã espedaçada, pulavam aos cachos pra fora d’água metro e mais. Então Macunaíma enxergou numa lapa bem no meio do rio uma cova cheia d’água. E a cova era que-nem a marca dum pé-gigante.
Abicaram. O herói depois de muitos gritos por causa do frio da água entrou na cova e se lavou inteirinho. Mas a água era encantada porque aquele buraco na lapa era marca do pezão do Sumé, do tempo em que andava pregando o evangelho de Jesus pra indiada brasileira. Quando o herói saiu do banho estava branco louro e de olhos azuizinhos, água lavara o pretume dele. E ninguém não seria capaz mais de indicar nele um filho da tribo retinta dos Tapanhumas.
Nem bem Jiguê percebeu o milagre, se atirou na marca do pezão do Sumé. Porém, a água já estava muito suja da negrura do herói e por mais que Jiguê esfregasse feito maluco atirando água pra todos os lados só conseguiu ficar da cor do bronze novo. Macunaíma teve dó e consolou:
– Olhe, mano Jiguê, branco você ficou não, porém pretume foi-se e antes fanhoso que sem nariz.
Maanape então é que foi se lavar, mas Jiguê esborrifava toda a água encantada pra fora da cova. Tinha só um bocado lá no fundo e Maanape conseguiu molhar só a palma dos pés e das mãos. Por isso ficou negro bem filho da tribo dos Tapanhumas. Só que as palmas das mãos e dos pés dele são vermelhas por terem se limpado na água santa. Macunaíma teve dó e consolou:
– Não se avexe, mano Maanape, não se avexe não, mais sofreu nosso tio Judas!
ANDRADE, M. de. Macunaíma. Belo Horizonte: Itatiaia, 1986.
A obra literária “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter” foi publicada em 1928 por Mário de Andrade. A reflexão sobre a cultura e a sociedade brasileira, característica dessa obra, faz-se representada no fragmento
- Geografia | Não Possui Tópico Definido
Analise os componentes que caracterizam o cálculo desenvolvido para avaliar a pressão exercida pela população humana sobre o meio ambiente.
Carbono: extensão de áreas
florestais capazes de sequestrar emissões de CO2
derivadas da queima de combustíveis fósseis.
Áreas de cultivo: extensão
de áreas usadas para a produção de alimentos e fibras
para o consumo humano, bem
como para a produção de ração para o gado, oleaginosas
e borracha.
Pastagens: extensão de áreas
utilizadas para a criação de
gado de corte e leiteiro e para
a produção de couro.
Florestas: extensão de áreas
necessárias para o fornecimento de madeira, celulose e
lenha.
Áreas construídas: extensão
de áreas cobertas por infraestrutura humana.
Estoques pesqueiros: estimativa de produção primária
necessária para sustentar os
peixes e mariscos capturados.
(www.wwf.org.br. Adaptado.)
Coerente com as preocupações sobre o desenvolvimento sustentável e atrelado à biocapacidade dos ecossistemas em produzir recursos e absorver resíduos, o cálculo pretende avaliar
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
Ao diminuir o tamanho de um orifício atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifício, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, também pode se comportar dessa forma.
Em qual das situações a seguir está representado o fenômeno descrito no texto?
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UNIT)
Um processo é geralmente descrito por um diagrama identificando os sucessivos estados pelo qual o sistema passa durante o seu transcurso. Considerando-se cinco mols de um gás ideal submetido ao processo termodinâmico, representado no gráfico, e sendo a constante dos gases ideais igual a 8,3 J/mol.K, é correto afirmar que o valor da razão TB/TA entre as temperaturas do gás, nos estados B e A, é igual a
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) O esquema a seguir é um modelo de um “relógio de pingos”, ou seja, um dispositivo que pode marcar o tempo facilmente porque se comporta de maneira constante.
Nesse relógio, há um reservatório preenchido com líquido colorido que pinga regularmente, marcando uma fita registradora movida por cilindros que giram sempre com a mesma velocidade. Um trecho de 3,6 metros de extensão dessa fita registradora é mostrado na figura seguinte.
Esse trecho da fita representa quanto tempo?