O diálogo entre a charge e a formação política da Primeira República no Brasil possibilita a constatação de uma
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UFRGS) Observe a figura abaixo:
Em relação à figura apresentada, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. O uso de lixões a céu aberto nas cidades causa problemas ao ambiente e à saúde pública. Alternativas a essa prática, para resíduos especiais como os hospitalares, como __________ e __________ podem reduzir o impacto ambiental.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
A questão baseia-se no poema a seguir.
Floripa
Floripa era uma tulipa
Era uma tulipa negra:
Alta, magra e negra.
Não sei se é verdade, contam
Que ela dormia ao relento,
Na serra habitada de onças.
Passam meses, entram meses,
Desapareceu Floripa.
De súbito reaparece
Nos seus largos passos rítmicos.
Todos conhecem Floripa.
Floripa só fala com a sombra,
Fala, fala, gesticula,
Entre borboletas e cães.
Os vestidos de Floripa
Lembram asas voando.
Negros membros esculpidos
Com planejamentos de onda.
Floripa era louca mansa:
Por que será que os meninos
Apedrejavam Floripa?
“Floripa”. In: O menino poeta. LISBOA, Henriqueta. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 46.
No último verso, a forma verbal “apedrejavam” apresenta o fato como:
- História - Fundamental | 05. Expansão Portuguesa na África e na Ásia
Leia o texto a seguir.
A África não poder ser reduzida a uma entidade simples, fácil de entender. Nosso continente é feito de profunda diversidade e de complexas mestiçagens. Longas e irreversíveis misturas de culturas moldaram um mosaico de diferenças que são um dos mais importantes patrimônios do nosso continente. Quando mencionamos essas mestiçagens, falamos com algum receio, como se o produto híbrido fosse alguma coisa menos pura. Mas não existe pureza quando se fala da espécie humana. Dizem que não há economia atual que não se alicerce em trocas. Pois não há cultura humana que não se fundamente em profundas trocas de alma [...].
COUTA, Mia. Meu nome é África. Casa das Áfricas, 14 nov. 2003. Disponível em: <www.casadasafricas.org.br>. Acesso em: 07 mar. 2014. (Fragmento)
A autora procura contestar a ideia de continente africano é
- Física | B. Resistores
(IME)
A figura acima apresenta um arranjo de resistores composto por N módulos formados por resistores iguais a R. Esses módulos possuem os nós A, B e C, sendo que todos os nós A são conectados entre si por meio de condutores ideais, conforme apresentado na figura, o mesmo acontecendo com os nós B entre si. No primeiro módulo, existem duas baterias com ddp iguais a U.
A relação numérica U2/R para que a potência total dissipada pelo arranjo seja igual a N watts é:
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UNESP) Texto I
Nos últimos tempos, reservou-se (e, com isso, popularizou- se) o termo fake news para designar os relatos pretensamente factuais que inventam ou alteram os fatos que narram e que são disseminados, em larga escala, nas mídias sociais, por pessoas interessadas nos efeitos que eles poderiam produzir.
Wilson S. Gomes e Tatiana Dourado. “Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia”. Estudos em Jornalismo e Mídia, no 2, vol. 16, 2019.
Texto II
As vacinas foram os principais alvos de fake news entre todas as publicações monitoradas pelo Ministério da Saúde em 2018. Cerca de 90% dos focos de mentiras identificados pelo órgão tinham como alvo a vacinação. Reconhecido internacionalmente, o programa de imunização brasileiro viu doenças como sarampo e poliomielite voltarem a ameaçar o país em 2018 após os índices de cobertura vacinal caírem em 2017.
Fabiana Cambricoli. “Ministério da Saúde identifica 185 focos de fake news e reforça campanhas”. https://saude.estadao.com.br, 20.09.2018.
Os textos tratam de uma prática que é contrária ao princípio da fundamentação racional sustentado por Descartes, que propôs a