A Comissão Pastoral da Terra (CPT) foi fundada em junho de 1975 sob o patrocínio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para tratar da situação dos trabalhadores rurais e dos conflitos no campo, sobretudo na Amazônia. A CPT busca qualificar as denúncias, garantindo a credibilidade dos fatos, para acionar as autoridades [...] ou organismos internacionais [...].
CPT – Comissão Pastoral da Terra. Em discussão! Disponível em:
O texto anterior revela que a CPT atua, prioritariamente,
Questões relacionadas
- Literatura | 2. Produção Medieval(UNESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões) a seguir, leia o excerto de Auto da Barca do Inferno do escritor português Gil Vicente (1465?-1536?). A peça prefigura o destino das almas que chegam a um braço de mar onde se encontram duas barcas (embarcações): uma destinada ao Paraíso, comandada pelo anjo, e outra destinada ao Inferno, comandada pelo diabo.
Vem um Frade com uma Moça pela mão […]; e ele mesmo fazendo a 1baixa começou a dançar, dizendo
Frade: Tai-rai-rai-ra-rã ta-ri-ri-rã;
Tai-rai-rai-ra-rã ta-ri-ri-rã;
Tã-tã-ta-ri-rim-rim-rã, huha!
Diabo: Que é isso, padre? Quem vai lá?
Frade: 2Deo gratias! Sou cortesão.
Diabo: Danças também o 3tordião?
Frade: Por que não? Vê como sei.
Diabo: Pois entrai, eu 4tangerei
e faremos um serão.
E essa dama, porventura?
Frade: Por minha a tenho eu,
e sempre a tive de meu.
Diabo: Fizeste bem, que é lindura!
Não vos punham lá censura
no vosso convento santo?
Frade: E eles fazem outro tanto!
Diabo: Que preciosa 5clausura!
Entrai, padre reverendo!
Frade: Para onde levais gente?
Diabo: Para aquele fogo ardente
que não temestes vivendo.
Frade: Juro a Deus que não te entendo!
E este 6hábito não me 7val?
Diabo: Gentil padre 8mundanal,
a Belzebu vos encomendo!
Frade: Corpo de Deus consagrado!
ela fé de Jesus Cristo,
que eu não posso entender isto!
Eu hei de ser condenado?
Um padre tão namorado
e tanto dado à virtude?
Assim Deus me dê saúde,
que eu estou maravilhado!
Diabo: Não façamos mais 9detença
embarcai e partiremos;
tomareis um par de remos.
Frade: Não ficou isso na 10avença.
Diabo: Pois dada está já a sentença!
Frade: Por Deus! Essa seria ela?
Não vai em tal caravela
minha senhora Florença?
Como? Por ser namorado
e folgar c’uma mulher?
Se há um frade de perder,
com tanto salmo rezado?!
Diabo: Ora estás bem arranjado!
Frade: Mas estás tu bem servido.
Diabo: Devoto padre e marido,
haveis de ser cá 11pingado…
(Auto da Barca do Inferno, 2007.)
1baixa: dança popular no século XVI.
2Deo gratias: graças a Deus.
3tordião: outra dança popular no século XVI.
4tanger: fazer soar um instrumento.
5clausura: convento.
6hábito: traje religioso.
7val: vale.
8mundanal: mundano.
9detença: demora.
10avença: acordo.
11ser pingado: ser pingado com gotas de gordura fervendo (segundo o imaginário popular, processo de tortura que ocorreria no inferno).
No excerto, o escritor satiriza, sobretudo,
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Papel color set nas cores vermelho, azul e amarelo
- Pano para limpeza
- Canetinha
- Xerox preto e branco
Disponível: https://prolucena.blogspot.com/2015/02/pintura-com-as-cores-primarias.html
OBS: Se o professor preferir, no final desta atividade tem o anexo do desenho que vai ser
trabalhado.
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre cor.
COR: é uma sensação provocada pela ação da luz sobre os nossos olhos. É um dos elementos mais importantes das artes plásticas e sua principal característica é a construção das formas pela cor. A cor apresenta uma infinidade de variedades. A cor não tem existência material.
- O professor vai ensinar para as crianças sobre a origem das cores.
- Cores Primárias: São vermelho, azul e amarelo. São consideradas as primeiras cores.
O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade, energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.
https://www.todamateria.com.br/cores-primarias/
- Antes de iniciar a atividade sobre as cores primárias, o professor deverá passar um
vídeo sobre estas cores para melhor memorização das crianças.
Sugestões: Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=qOfeNYvq0mU
https://www.youtube.com/watch?v=FpYcHdz14zY
- O professor deverá distribuir um desenho (xerox) para cada criança.
- Instruir as crianças a trabalhar somente com as 03 cores primárias.
- Pedir para as crianças colorir os espaços de acordo com o modelo entregue.
-Todas as formas redondas no desenho deverão ser coloridas de vermelho, os
triângulos de amarelo e os quadrados de azul.
- Depois que os desenhos estiverem todos coloridos, pedir as crianças para recortar e
colar em um papel color set entregue pelo professor.
- Sugestão.: O professor deverá recortar um retângulo do tamanho da folha ofício, nas
cores primárias e dar para cada criança colar o trabalho, dando um acabamento de
moldura para esta atividade.
- Guarde este exercício para colocar em exposição com os outros que vão ser feitos posteriormente.
ANEXO ATIVIDADE SOBRE CORES PRIMÁRIAS
Fonte:https://prolucena.blogspot.com/2015/02/pintura-com-as-cores-primarias.html
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Biologia
Os poríferos são considerados os representantes mais simples entre todos do reino Animalia.
Sobre os representantes desse grupo, é correto afirmar que possuem :
- Língua Portuguesa | 1.1 Linguagem Verbal e Não-Verbal
A unidade de sentido de um texto se constrói a partir daquilo que é dito, daquilo que não é dito, a partir do modo de se dizer, dos motivos, das aparências, do contexto. Nesse sentido, a partir da leitura do anúncio, depreendese que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A escola também mudou muito com o passar dos anos.
Numere as frases a seguir de acordo com a ordem dos acontecimentos.
a) ( ) As crianças aprendiam com os adultos porque não existiam escolas.
b) ( ) A fase escolar em que você estuda hoje já foi chamada de ensino elementar e ensino primário.
c) ( ) O nome da fase em que você estuda é ensino fundamental.
d) ( ) Nas cidades da Grécia Antiga e da Roma Antiga, os meninos também aprendiam a ser soldados. Já as meninas tinham que estudar em casa porque não havia escola para elas.