Durante uma aula prática de Química, um grupo de estudantes recebeu uma amostra contendo uma mistura de água, tetracloreto de carbono e cloreto de sódio. O desafio proposto era separar esses três componentes da mistura e, após a separação de cada um deles, os estudantes deveriam desenhar um fluxograma que retratasse os procedimentos realizados, usando fórmulas químicas para representar as substâncias presentes na mistura original.
O fluxograma que representa corretamente o método de separação empregado pelo grupo de estudantes é
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- Matemática | 1.13 Equação do 2º Grau
(MACKENZIE) Seja se então x vale:
- Química | B. Espacial
Assinale a alternativa que indica o número de isômeros ópticos e o número de racematos (misturas racêmicas) do 2-cloro-5-vinilciclopent-3-en-1-ol
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
As narrativas indígenas se sustentam e se perpetuam por uma tradição de transmissão oral (sejam as histórias verdadeiras dos seus antepassados, dos fatos e guerras recentes ou antigos; sejam as histórias de ficção, como aquelas da onça e do macaco). De fato, as comunidades indígenas nas chamadas “terras baixas da América do Sul" (o que exclui as montanhas dos Andes, por exemplo) não desenvolveram sistemas de escrita como os que conhecemos, sejam alfabéticos (como a escrita do português), sejam ideogramáticos (como a escrita dos chineses) ou outros. Somente nas sociedades indígenas com estratificação social (ou seja, já divididas em classes), como foram os astecas e os maias, é que surgiu algum tipo de escrita. A história da escrita parece mesmo mostrar claramente isso: que ela surge e se desenvolve – em qualquer das formas – apenas em sociedades estratificadas (sumérios, egípcios, chineses, gregos, etc.). O fato é que os povos indígenas no Brasil, por exemplo, não empregavam um sistema de escrita, mas garantiram a conservação e continuidade dos conhecimentos acumulados, das histórias passadas e, também, das narrativas que sua tradição criou, através da transmissão oral. Todas as tecnologias indígenas se transmitiram e se desenvolveram assim. E não foram poucas: por exemplo, foram os índios que domesticaram plantas silvestres e, muitas vezes, venenosas, criando o milho, a mandioca (ou macaxeira), o amendoim, as morangas e muitas outras mais (e também as desenvolveram muito; por exemplo, somente do milho criaram cerca de 250 variedades diferentes em toda a América).
D'Angelis, W. R. Histórias dos índios lá em casa: narrativas indígenas e tradição oral popular no Brasil. Disponível em: www.portalkaingang.org. Acesso em: 5 dez. 2012.
A escrita e a oralidade, nas diversas culturas, cumprem diferentes objetivos. O fragmento aponta que, nas sociedades indígenas brasileiras, a oralidade possibilitou:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma equação desenvolvida pelo cientista francês Paul-Émile Clapeyron relaciona as três variáveis de estado (pressão, volume e temperatura) com a quantidade de partículas (número de mols) que compõe um gás ideal. A relação, que ficou conhecida como Equação de Clapeyron, ou equação de um gás ideal, é expressa por:
p . V = n . R . T
Nessa expressão, p é a pressão, V é o volume, n é o número de mols, R é a constante universal dos gases perfeitos, e T é a temperatura. Em termos matemáticos, R representa a constante de proporcionalidade entre as grandezas.
FERREIRA, N. A. A Equação de Clapeyron. Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 25 mar. 2020 (adaptado).
Assumindo a temperatura e o número de mols como constantes, de acordo com a equação de Clapeyron, dos gráficos a seguir qual é o que melhor representa a variação da pressão (p) em função do volume (V) de um gás ideal?
- Ciências - Fundamental | 11. Fenômenos Naturais e Impactos Ambientais
O planeta Terra é dinâmico e passa por constantes mudanças, fenômenos naturais que ocorrem em diferentes escalas de tempo e espaço. Desde a sua formação, há cerca de 4,5 bilhões de anos, diversos eventos moldaram a superfície e a atmosfera do planeta, como a atividade vulcânica, os movimentos tectônicos, as glaciações e as mudanças climáticas. Compreender essas mudanças é fundamental para entendermos a história do nosso planeta e como ações humanas podem afetá-lo.
Os terremotos são fenômenos naturais que ocorrem devido ao movimento das placas tectônicas, que compõem a crosta terrestre. No Brasil, o risco de terremotos é considerado baixo, mas já houve registros de abalos sísmicos em algumas regiões do país. Qual é a escala utilizada para medir a intensidade dos terremotos?