Desde a Revolução Verde, na década de 1950, o processo tradicional de produção agrícola sofreu drásticas mudanças, com a inserção de novas tecnologias, visando a produção extensiva de commodities agrícolas. Estas tecnologias envolvem, quase em sua maioria, o uso extensivo de agrotóxicos com a finalidade de controlar doenças [...].
AGROTÓXICOS. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em:
A utilização de agrotóxicos pode, sob o ponto de vista ambiental, ter como consequência a(o)
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UERN) As embalagens de sucos e de outros alimentos são conhecidas no mercado como "tetra pack", porque são formadas por quatro camadas que incluem papelão, polietileno e alumínio. Essas embalagens são muito resistentes e podem levar cerca de cem anos para se degradarem.
A partir dessas informações sobre as embalagens “tetra pack” e os impactos ambientais que causam, deve-se levar em consideração
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Uece) Os cogumelos são estruturas importantes para a reprodução de determinados tipos de fungos e apresentam uma morfologia muito particular que permite a identificação taxonômica dos mesmos. O Shimeji é um dos cogumelos mais difundidos no mundo. Assim como o Shiitake (Lentinula edodes), o Shimeji (Pleorotus) é muito consumido na Ásia, principalmente na China, sendo também muito utilizado na preparação de pratos japoneses. Já o Cogumelo do Sol (Agaricus blazei) vem sendo muito consumido por suas propriedades medicinais.
As espécies mencionadas no texto pertencem ao Filo
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
Os quadrinhos mostram, por meio da projeção da sombra da árvore e do menino, a sequência de períodos do dia: matutino, meio-dia e vespertino, que é determinada
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
Um eletricista precisa medir a resistência elétrica de uma lâmpada. Ele dispõe de uma pilha, de uma lâmpada (L), de alguns fios e de dois aparelhos: um voltímetro (V), para medir a diferença de potencial entre dois pontos, e um amperímetro (A), para medir a corrente elétrica.
O circuito elétrico montado pelo eletricista para medir essa resistência é
- Arte - Fundamental | 01.4. Dança
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube)
- Aparelho de som
- CD – com músicas de Baião.
- Papel canson formato A4
- Lápis de cor
- Lápis de cera
- Canetinha
PROCEDIMENTOS
- O professor levantará questões para que o grupo de crianças expressem seus conhecimentos
sobre essa linguagem, realizando e registrando na lousa as seguintes perguntas:
- .Vocês já assistiram a um espetáculo de dança?
- . O que é dança?
- . Onde as pessoas costumam dançar?
- . Para que dançamos?
- . Quem dança ou pode dançar?
- . Vocês sabem o nome de dançarinos ou coreógrafos?
- . Quais são as danças que vocês conhecem?
- . O que é preciso para haver dança?
- . O que movemos quando dançamos?
- . Como nos movemos?
- . Onde nos movemos?
- O professor propõe que as crianças assistam algumas danças da nossa cultura: xaxado, xote,
baião, dando as seguintes orientações: durante a apreciação das danças, observem e
identifiquem quem dança (mulheres, homens, crianças), o modo como as pessoas dançam
(os movimentos realizados pelo corpo no espaço), o lugar onde a dança acontece (se é na
rua, no teatro, na igreja, no clube, no palco, na escola), de que forma as pessoas estão
vestidas (figurino), o que tem nesse lugar onde a dança acontece (cenário), como os
dançarinos se movem no espaço? Por que e para que as pessoas estão dançando?
Disponível:
https://www.youtube.com/watch?v=bvLSxUg8-jA
http://www.youtube.com/watch?v=miOlLzPPcoc
http://www.youtube.com/watch?v=sOGhpphrywo
http://www.youtube.com/watch?v=lQvPi2S3aas&feature=fvst
- As crianças expressam o que percebem durante a apreciação das danças. O professor deverá
registrar as ideias, sentimentos e impressões emitidas pelo grupo. Durante a conversa, deverá
ampliar os conhecimentos das crianças, trazendo informações sobre a diversidade de danças
existentes em nosso país, destacando Brasil como um país com grande diversidade de danças
e alguns nomes e obras de dançarinos e coreógrafos do estado, do Brasil e do mundo que se
dedicaram e se dedicam ao estudo da dança como, por exemplo, o coreógrafo e dançarino
que viveu na metade deste século na Hungria, Rodolfo Laban, autor do livro Dança Educativa
Moderna, a professora doutora Isabel A. Marques, pioneira no Brasil na sistematização e
pesquisa na área de ensino de dança, a qual assessorou o MEC e a UNESCO na redação de
documentos para a introdução da dança no currículo escolar do Brasil e na América Latina.
- Além disso é possível discutir e desmistificar o preconceito que ainda existe em relação à
dança como algo apenas de mulher, inferior a outros conhecimentos ao ponto de ser tratada
na escola como atividade festiva, como se esta linguagem não tivesse um conteúdo próprio
para ser aprendida na escola.
- O professor vai trabalhar com as crianças o Baião. O professor vai ler o texto e em seguida
perguntar : O baião é uma dança típica de qual região do Brasil? Quem inventou? Ao
olharmos para essa dança o que nós sentimos e lembramos?
"Baião Histórico: Segundo muitos pesquisadores a origem desta dança e música esta ligada ao
Fado ,dança muito comum em Portugal, além de apresentar elementos da cultura
africana. Alguns pesquisadores classificam o Baião como uma transformação de um tipo de
Samba, que aos poucos foi se adaptando ao gosto e vida do povo do Sertão ,muito diferentes
do povo do Litoral .A Dança também era conhecida como Baiano, possivelmente por ter se
originado, ou ter sido muito difundida no interior da Bahia, esta dança já era muito
conhecida no Maranhão ,Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e
Bahia, possuindo grande variedade de coreografias . A dança não era executada pelo o povo
nas ruas, era apenas utilizada em ocasiões de festejos Sociais como
batizados, aniversários ,casamentos, dentre outros. O Baião tanto a Dança como a Música
abrange duas fases ,a mais antiga onde surge o Baião no Nordeste, e posteriormente durante
o século XIX muito difundido no Brasil a partir de 1946 com Luiz Gonzaga, "o rei do baião".
- Dança e Música e Instrumentos Musicais: A coreografia do Baião não é de passos
determinados, ela consiste basicamente no improviso dos movimentos, isto também se aplica
as letras das musicas ,onde a marca principal é o improviso dos cantores, inspirados nas
circunstâncias. Na Dança formam-se pares ,homens com mulheres estes pares podem a vir ou
não a se desfazer durante o desenrolar da festa, não existe uma norma para a formação do
par ,ficando de livre escolha, podendo muitas vezes na falta de com quem dançar, dançar
com crianças, sozinho ou mulher com outra mulher. A quantidade de Músicos pode variar
bastante ,são predominante em número de três os chamados "Trio de
Forró"(Sanfona, Triângulo, Zabumba), mas ocasionalmente este número pode cair para dois
ou até mesmo um .Os instrumentos são basicamente: Sanfona, Triângulo ,Zabumba, podendo
ainda fazer parte a Rabeca ,Pandeiro e Agogô."
Fonte: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/
- Depois da conversa com as crianças sobre o Baião, o professor vai propor à turma que façam
um desenho sobre a história do Baião.
- O professor vai distribuir as folhas para as crianças. Deixar as crianças fazerem os desenhos
livremente. Peça as crianças para observarem os passos, as roupas, os ritmos etc , que foram
apresentado durante a dança ( nos vídeos).
- O professor poderá colocar uma música de baião, (som ambiente) para inspirar as crianças.
- Incentive os alunos a colorir usando cores fortes, igual as pinturas de Matisse.
- Com a ajuda das crianças, monte uma exposição na sala de aula.
- Vai ser uma atividade muito alegre !
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23922
A DANÇA REGIONAL BRASILEIRA