Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Dejad a la gente correr
No habrá maratón en los próximos meses en la que los corredores no sientan la mezcla de temor y respeto por las víctimas que se desprende, inevitablemente, del atentado terrorista perpetrado en Boston el 15 de abril. Es un acto casi reflejo de inquietud, de pérdida de cierta inocencia en un evento convocado para unir a personas de procedencias muy distintas, sin importar más circunstancias, ideologías o credos.
El sábado por la noche, antes de la primera maratón de Cisjordania, los organizadores y participantes de esta se reunieron en Belén en una vigilia en la que, con velas, homenajearon a las víctimas de la masacre orquestada por los hermanos Tsarnaev, a los tres fallecidos y a los muchos heridos. “Palestina: solidaridad con las víctimas de la maratón”, se leía en sus carteles. “Toda la gente tiene el derecho a correr”, decían.
La de Belén era una maratón cargada de significado político. Organizada por el grupo independiente Right to Movement (Derecho al Movimiento), lucía como lema una breve cita de la Declaración Universal de los Derechos Humanos: “Toda persona tiene derecho a circular libremente”. Los agentes de policía palestinos habían redoblado la seguridad, en una medida más de puro acto reflejo que otra cosa.
Muchas son las cargas del pueblo palestino, a nivel de gobernanza interna y por imposiciones en Israel, pero un ataque terrorista a los corredores no era realmente una posibilidad. Finalmente participaron con total normalidad 650 corredores, de 28 países. El 70% eran palestinos. Necesariamente, la maratón discurrió en varios tramos frente al muro erigido por Israel, y atravesó dos campos de refugiados.
ALANDETE, D. Disponível em: http://blogs.elpais.com. Acesso em: 22 abr. 2013 (adaptado).
No texto são abordadas as circunstâncias em que aconteceu a primeira maratona realizada na Cisjordânia (Palestina). Os envolvidos nessa maratona propuseram um lema e confeccionaram faixas nas quais reivindicavam a
- Química | A. Equilíbrio Químico
A sociedade contemporânea convive com os riscos produzidos por ela mesma e com a frustração de, muitas vezes, não saber distinguir entre catástrofes que possuem causas essencialmente naturais e aquelas ocasionadas a partir da relação que o homem trava com a natureza. Os custos ambientais e humanos do desenvolvimento da técnica, da ciência e da indústria passam a ser questionados a partir de desastres contemporâneos como AIDS, Chernobyl, aquecimento global, contaminação da água e de alimentos pelos agrotóxicos, entre outros.
(Adaptado de: LIMA, M. L. M. A ciência, a crise ambiental e a sociedade de risco. Senatus. v.4. n.1. nov. 2005. p.42-47.)
Em consonância com o texto acima, a prática de adição de biodiesel ao diesel é considerada um ato de ponderação sobre os custos ambientais e humanos com o propósito de reduzir a emissão de gases tóxicos na atmosfera proveniente da queima de combustível automotor. A queima de diesel libera para a atmosfera compostos à base de enxofre, como SO2, e, por meio de reações secundárias desse composto, há a formação de H2SO4. Se a adição de biodiesel ao diesel, por um lado, reduz a emissão de compostos à base de enxofre, por outro, pode aumentar a formação de outros compostos orgânicos, como os aldeídos.
Considerando um sistema fechado contendo os compostos mencionados oriundos da queima da mistura biodiesel e diesel e com base nos conhecimentos sobre reações químicas, cinética e nomenclatura, assinale a alternativa correta.
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Para quantificar a concentração de bactérias existentes na amostra de um efluente de uma indústria química, cinco diluições sucessivas foram realizadas, tomando-se 1mL da amostra do efluente e adicionando a 9mL de água. As outras diluições repetiram-se, seguindo o mesmo padrão: pipeta-se 1mL da solução diluída anteriormente e adiciona-se a 9 mL de água até atingir o último tubo, como representa a imagem a seguir.
Realizadas as diluições, uma alíquota de 1mL do conteúdo do último tubo de ensaio foi incubada por 48 horas. Após esse período, foram contadas 50 colônias de bactérias, também chamadas de unidades formadoras de colônias, ou UFC. Desse modo, qual a quantidade de UFC presentes em 1mL do efluente analisado?
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Aparelho para reprodução de imagens – Data-Show
- Papel Canson formato A3
- Tinta guache – cores variadas
- Pincel – tamanho variados
- Potes com água
- Pano para limpeza dos pincéis
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar um pouco sobre a Arte Naif para as crianças.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_na%C3%AFf
https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-19/arte-naif/
- O professor deverá mostrar algumas imagens (data-show) para as crianças, sobre
esta arte.
Disponivel: www.google.com.br/artenaif
- Depois de falar e conversar com as crianças sobre esta arte, o professor deverá fazer
alguns questionamentos para as crianças como:
. o que é pintura Naif?
. Porque tem esse nome?
. Como é o estilo desta pintura?
- Separe as crianças em grupos de 04.
- Distribua as tintas , pincéis , potes com água e os panos para limpeza
- Distribua uma folha Canson formato A3 para cada criança .
- O professor vai pedir as crianças para fazerem uma pintura do jeito que elas acham
que é o estilo da pintura Naif.
- O professor deve instruir os alunos para usarem cores vibrantes, temas alegres e para
serem espontâneos como os artistas da arte Naif.
- Deixe que as crianças soltem a sua imaginação e façam trabalhos bem criativos.
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(FUVEST 2006 1ª FASE) O esquema mostra algumas estruturas presentes na cabeça humana.
O nervo cócleo-vestibular compõe-se de dois conjuntos de fibras nervosas: o nervo coclear, que conecta a cóclea ao encéfalo, e o nervo vestibular, que conecta o sáculo e o utrículo ao encéfalo. A lesão do nervo vestibular deverá causar perda de