Em qual dos períodos encontramos o cromossomo constituído por duas cromátides-irmãs, cada uma contendo uma molécula de DNA, e a ocorrência da migração das cromátides-irmãs para os polos da célula, respectivamente?
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(UNIPÊ) Sabe-se que os órgãos vitais do corpo humano podem ser preservados quando submetidos a uma desaceleração máxima de 250,0 m/s².
Admitindo-se um homem que dirige um veículo automotivo, desenvolvendo uma velocidade de módulo igual a 108,0 km/h sofra um acidente de automóvel e seu corpo seja amortecido por um “air bag” que infla automaticamente e sobreviva ao acidente, conclui-se que o “air bag” deve se deformar a uma distância, em m, igual a
- Matemática - Fundamental | 12. Probabilidade e Estatística
Uma experiência para entendermos o porquê das nuvens serem brancas está no disco de Newton. Essa experiência do círculo de cores é bem interessante, mas normalmente é apresentada por aí como ‘mágica’, ou seja, apenas como uma demonstração de entretenimento. É um experimento bem conhecido e que pode ser usado para explicar porque as nuvens são brancas, por exemplo. É muito simples e introduz os primeiros conceitos de óptica. O círculo de cores é também chamado de Isaac Newton (pois a ele atribui-se o fato de ter descoberto que a luz branca do Sol é composta pelas sete cores do arco-íris). Ao entrar em movimento, cada cor do disco de Newton se sobrepõe em nossa retina, dando uma sensação de mistura. Com velocidade suficiente o disco fica com a ilusão de ficar branco (ou cinza claro).
Disponível em: <http://meteoropole.com.br/2013/12/experiencia-10-circulo-de-cores/>. Acesso em 12 de abr. 2018.
Enunciado:
O disco de Newton está dividido em 7 cores diferentes. Ao entrar em movimento, com certa velocidade ele fica branco, e se parado bruscamente, podemos determinar a probabilidade de ele parar:
A) na região contendo a cor
B) na região das cores primárias. Lembre-se que as cores primárias são: amarelo, azul e vermelho.
- Geografia - Fundamental | 4.01 Regionalização da América
Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://www.geoensino.net/2011/10/divisao-socio-economica-do-continente.html> Acesso em: 20. Jan. 2013
O mapa apresenta a divisão do continente Americano em América Anglo – Saxônica ao Norte e América Latina ao Sul.
Os povos que colonizaram as Américas são respectivamente.
- Química | 2.4 Cinética Química
Os sais estão presentes nos shows pirotécnicos. Os fogos de artifício utilizam sais pulverizados de diferentes íons metálicos como, por exemplo, o sódio (cor amarela) e o potássio (cor violeta), misturados com material explosivo, como a pólvora. Quando a pólvora queima, elétrons dos metais presentes sofrem excitação eletrônica, liberando a energia na forma de luz.
Sobre a cinética da reação, é correto afirmar:
- Biologia | 12.6 Populações
(UPE) Com base em análises estatísticas, genéticas e em modelos evolutivos, Mauro Galetti (UNESP) e sua equipe estudaram uma palmeira – palmito-juçara (Euterpe edulis) – importante fonte de alimento para mais de 50 espécies de aves da Mata Atlântica, como papagaios, sabiás e tucanos, que se alimentam de seus frutos, além de ter importância econômica. Para isso, coletaram nove mil sementes de 22 populações da palmeira espalhadas ao longo da costa sudeste do Brasil. Ao combinarem todos esses dados, os pesquisadores verificaram que, em locais onde as aves de maior porte haviam sido extintas há mais de 50 anos, tanto pela caça predatória quanto pelo desmatamento, as populações das palmeiras produziam apenas frutos pequenos, enquanto em áreas de floresta mais conservada e com quantidade de aves suficiente para desempenhar sua função ecológica de dispersão de sementes, as palmeiras produziam frutos de tamanhos mais variados, com sementes pequenas e grandes.
Sobre aspectos relacionados à coevolução da planta e do disseminador de sementes, assinale a alternativa CORRETA.