As fases A e B em questão são observadas:
Questões relacionadas
- Biologia
(UEFS) Como se teriam aperfeiçoado todas essas adaptações maravilhosas que vão modificando o organismo parte por parte, em função das condições de vida que ele suporta, acabando por transformá-lo num ser diferente de seus ancestrais? DARWIN, 2011, p. 85.
Os estudos do próprio Charles Darwin e as observações neodarwinistas podem responder a essas questões, afirmando:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(FCMMG) Representação esquemática da localização e da estrutura de uma célula secretora: O número que NÃO corresponde à estrutura indicada é:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
«Su sincero amigo», la carta que Gandhi escribió a Hitler.
En el verano de 1939 Europa se temía lo peor. A expansão do Terceiro Reich era imparável: el 1 de septiembre de 1939, se iniciaba a Segunda Guerra Mundial. Poco antes de que sucediera esto, el 23 de julio del mismo año, Mahatma Gandhi, que ya era un conocido líder pacifista - nueve años antes había liderado la marcha de la sal -, escribió una carta a Adolf Hitler para pedirle, en un tono sorprendentemente respetuoso, que no iniciara una guerra.
La misiva nunca llegó a manos del dictador alemán (fue interceptada por las autoridades británicas, que la hicieron pública muchos años después), aunque, de haberlo hecho, es poco probable que hubiera surtido el más mínimo efecto.
La carta termina con un «Su sincero amigo. Gandhi.»
La postura de Gandhi frente al fascismo y el nazismo tem sido criticada por muchos historiadores. No se puede decir que el líder pacifista fuera un admirador de Hitler, pero hoy en día la forma en que se dirige al genocida resulta demasiado amigável - algo que ha dado pie, incluso, a la grabación de una película que lleva por título Caro Amigo Hitler -.
Ya en plena guerra - el 24 de diciembre de 1940 -, Gandhi volvió a escribir al Führer, en una carta mucho más larga, en la que le criticó de forma mucho más abierta, aunque con un tono, de nuevo, amigável.
La postura no violenta de Gandhi era en ocasiones extremas. Después de que los nazis invadieran las Islas del Canal de la Mancha mandó este mensaje al pueblo británico: «Dejen las armas, por cuanto estas no van a servir para salvarles a ustedes ni a la humanidad. Deben invitar a Hitler y Mussolini a que tomen todo lo que quieran y de sus países. Si ellos quieren ocupar sus casas, váyanse de ellas. Si no les permiten salir sacrifíquense, pero siempre rehúsen rendirles obediencia».
El Confidencial. Internet: (con adaptaciones).
Juzgue, de acuerdo con el texto, lo siguiente ítem.
Si las autoridades britânicas hubieran permitido que la carta le llegara a Hitler, se hubiera evitado la Segunda Guerra Mundial.
- Filosofia | 3. Medieval(UFF) A grande contribuição de Tomás de Aquino para a vida intelectual foi a de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão natural, inclusive a respeito de certas questões da religião.
Discorrendo sobre a “possibilidade de descobrir a verdade divina”, ele diz que há duas modalidades de verdade acerca de Deus. A primeira refere-se a verdades da revelação que a razão humana não consegue alcançar, por exemplo, entender como é possível Deus ser uno e trino. A segunda modalidade é composta de verdades que a razão pode atingir, por exemplo, que Deus existe.
A partir dessa citação, indique a afirmativa que melhor expressa o pensamento de Tomás de Aquino. - História - Fundamental | 02. A vida familiar
As brincadeiras infantis tradicionais são muito variadas, aquelas que não desapareceram, foram ensinadas por familiares, pelas crianças de áreas vizinhas ou colegas de escola para aqueles (as) que as mantêm vivas na atualidade.
Pesquisas arqueológicas informam que existiam brinquedos em comunidades da Idade da Pedra e em civilizações da antiguidade.
Bolas, pinhões, dados e bonecas eram os objetos lúdicos mais comuns. No século XVII, na França, existiam cavalos-de-pau, o cata-ventos, tambores, carruagens com bonecas, animais em miniaturas, jogos de cartas e de salão.
No século XVIII os holandeses criaram as casinhas de bonecas. No século XIX já existiam brinquedos de borracha e de papel-mâché. No século XX os objetos lúdicos são de plástico e de outros materiais sintéticos. Surgem também os jogos educativos.
http://www.ebrinquedo.com/152/index.php?option=com_content&view=article&id=56:brincadeiras-tradicionais&catid=34:brincadeiras&Itemid=58
a) O texto cita várias brincadeiras antigas. Transcreva estas brincadeiras.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) As brincadeiras citadas no texto ainda existem? Você conhece alguma? Qual?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
c) Como as brincadeiras poderiam ter sobrevivido durante tanto tempo? Por quê elas não acabaram?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________