Pode-se afirmar que, depois de realizado o experimento,
Questões relacionadas
- Geografia | A. Globalização
Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais. Grande parte dos países da América Latina, por exemplo, depende hoje das remessas de seus imigrantes. Para se ter uma ideia mais concreta, recentes dados divulgados pela ONU revelaram que somente os indianos recebem 10 bilhões de dólares de seus compatriotas no exterior. No México, segundo maior volume de divisas, esse valor chega a 9,9 bilhões de dólares e nas Filipinas, o terceiro, a 8,4 bilhões.
HAESBAERT. R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Edunesp, 2006.
Um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito, na transição do século XX para o século XXI, foi o(a)
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Na granja do produtor Oscar Gontijo, que fica em Divinópolis, no centro-oeste de Minas Gerais, a produção diária que era de 800 caixas de 30 dúzias, passou este ano para mil caixas. Isso por causa do consumo dos ovos que aumenta justamente na época da Quaresma.
A produção de ovos no Brasil foi de 40 bilhões de unidades no ano passado. Minas Gerais representa 13% da produção nacional e a previsão para 2018 para o Brasil e o estado é de um crescimento de 5% a 6%. Os avicultores já se prepararam para esse aumento na demanda.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 nov. 2018.
Suponha que a previsão para a produção de ovos no Brasil em 2018 esteja equivocada e que, em vez disso, a produção nacional tenha um aumento de forma similar à da granja de Gontijo. A produção de ovos no Brasil, em bilhões de unidades, será igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
O velho modelo da sala de aula simplesmente não atende às nossas necessidades de transformação. É uma forma de aprendizagem essencialmente passiva, ao passo que o mundo requer um processamento de informação cada vez mais ativo. Esse modelo baseia-se em agrupar os alunos de acordo com suas faixas etárias com currículos do tipo tamanho único, torcendo para que eles captem algo ao longo do caminho. Não está claro se esse era o melhor modelo cem anos atrás; e, se era, com certeza não é mais. Nesse meio tempo, novas tecnologias oferecem esperança de meios mais eficazes de ensino e aprendizagem, mas também geram confusão e até mesmo temor [...].
Entre a velha maneira de ensinar e a nova, há uma rachadura no sistema, e crianças de todo o planeta despencam para dentro dela diariamente. O mundo está mudando num ritmo cada vez mais rápido, mas as mudanças sistêmicas, quando ocorrem, apresentam um movimento lentíssimo e muitas vezes na direção errada; todo dia – em cada aula – a defasagem entre o que é ensinado às crianças e o que elas de fato precisam aprender se torna maior.
Tudo isso é muito fácil de falar, é claro. Para o bem ou para o mal, atualmente todo mundo fala de educação. Os políticos mencionam o assunto em cada discurso. Os pais demonstram preocupação com a possibilidade de que os filhos estejam ficando para trás em relação a um conjunto de padrões vago, misterioso, porém poderoso, ou sendo superados por algum concorrente da mesma turma ou do outro lado do mundo. Como em discussões sobre religião, as opiniões são defendidas com unhas e dentes, em geral sem quaisquer provas verificáveis. [...]
Os adultos também se preocupam consigo próprios. O que acontece com nossa capacidade de aprender uma vez concluída a educação formal? Como podemos exercitar nossas mentes de modo que não fiquem preguiçosas e frágeis? Será que ainda podemos aprender coisas novas? Onde e como?
KHAN, Salman. Um mundo, uma escola. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013, p. 9.
A oração “mas também geram confusão”, no primeiro parágrafo, refere-se a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Segundo o texto, um dos objetivos da ONU-HABITAT é
- Física
A energia potencial elétrica U de duas partículas em função da distância r que as separa está representada no gráfico da figura abaixo.
Uma das partículas está fixa em uma posição,enquanto a outra se move apenas devido à força elétrica de interação entre elas.Quando a distância entre as partículas varia de ri=3.10-10 m a rf=9.10-10m a energia cinética da partícula em movimento